Luis Rodrigues Publicado Março 30, 2007 Share Publicado Março 30, 2007 Boas Pessoal existe alguma hora ideal para fertelizarmos? Eu normalmente fertelizo á hora de almoço, altura que o aquario ta desligado. So liga as 20h. A teoria, não comprovada é que as plantas teriam mais tempo para aproveitar os nutrientes ate ligar as luzes e as algas começarem a bombar. Isto confirma-se ou é so teorias da minhas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Março 30, 2007 Share Publicado: Março 30, 2007 Olá. Tu, é indiferente a hora a que fertilizes... tens sempre algas Eu fertilizo o meu aquário de noite, ou depois de fazer uma TPA (estejam as luzes ligadas ou não). Acho que não há grandes problemas... a menos que fertilizes sempre na mesma zona, e que ao invés de teres um aquário plantado, tenhas um pântano com a água estagnada, e o fertilizante fique todo na mesma zona (ok... ele dissolve-se minimamente uniforme pela coluna de água mesmo sem agitação, mas pode demorar a fazer isso). Por isso, acho que as tuas teorias não têm razão de existir... acho... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Franfish Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 (editado) Olá pessoal! Eu costumo pôr o fertilizante quando deito a comida para os peixes que é normalmente às 6 horas. A luz do meu aqua liga às 14 e desliga às 22. Eu acho que não deves fertilizar quando a luz do aquário está desligada uma vez que as plantas aproveitam melhor os nutrientes e minerais quando há luz uma vez que é nesse momento que crescem. Por isso acho que deves fertilizar a qualquer hora desde que a luz esteja ligada. Um abraço Franfish Editado Abril 5, 2007 por Franfish Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dexterie Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Geralmente faço-o depois de uma TPA... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Eu, acima de tudo, não fertilizo ANTES de uma TPA, por razões obvias Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Eu acho que pôr quando a luz se acende é a melhor opçao porque é quando as plantas tão sem energia alguma, porque esta foi aplicada no crescimento durante a noite...e assim tem nutrientes para assimilar para o próximo periodo sem luz em conjunto com o Co2. porque a maioria assimila enegia e nutrientes durante o dia através da fotossintese para crescer de noite. Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Boas... Só deixo uma pergunta no ar: Nós humanos quando dormimos, o nosso cérebro deixa de funcionar? Os nossos pulmões, coração, aparelho digestivo, etc... deixam de funcionar? Que eu saiba não... Então dizer que as plantas de noite não absorvem nutrientes é um erro. Que não façam fotossíntese é uma coisa... que não absorvam/libertem nutrientes é outra. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 O2 é considerado nutriente? Para alem de oxigénio, que nutriente absorvem mais sem luz? E como são capazes de assimilar? Gostava que me respondesses porque agora estou curioso Luís. Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Abril 5, 2007 Autor Share Publicado: Abril 5, 2007 e as algas? as plantas absorvem melhor os nnutrientes e tambem possuem reservas superiores. Ao fertilizarmos á noite, não estamos a melhorar a chance das plantas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 e as algas? as plantas absorvem melhor os nnutrientes e tambem possuem reservas superiores. Ao fertilizarmos á noite, não estamos a melhorar a chance das plantas? E como as plantas, as algas também não absorvem esses mesmos nutrientes de noite? Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Olá de novo. O2 é considerado nutriente? Para alem de oxigénio, que nutriente absorvem mais sem luz? E como são capazes de assimilar? Porque o O2 não deve ser considerado um nutriente? Claro que é... as plantas precisam obrigatoriamente dele para sobrviverem... Diz-me uma coisa, as plantas não absorvem nutrientes pelas raízes? E as raízes apanham luz (as que estão enterradas no substracto)? I rest my case E como as plantas, as algas também não absorvem esses mesmos nutrientes de noite? Só nos estás a dar razão... Se as plantas como as algas conseguem absorver nutrientes durante a noite... então é practicamente indiferente a hora a que fertilizas. O que causa algas são desequílibrios nos nutrientes disponíveis... não é fertilizar de dia ou de noite :D Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 Olá de novo.Porque o O2 não deve ser considerado um nutriente? Claro que é... as plantas precisam obrigatoriamente dele para sobrviverem... Diz-me uma coisa, as plantas não absorvem nutrientes pelas raízes? E as raízes apanham luz (as que estão enterradas no substracto)? I rest my case Só nos estás a dar razão... Se as plantas como as algas conseguem absorver nutrientes durante a noite... então é practicamente indiferente a hora a que fertilizas. O que causa algas são desequílibrios nos nutrientes disponíveis... não é fertilizar de dia ou de noite Abraço. Luís Fortunato Já capturei mas ainda resta uma dúvidazinha... Onde raio aprendes tanta.....? :D Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rodrigues Publicado: Abril 5, 2007 Autor Share Publicado: Abril 5, 2007 Não sejas preguiçoso e procura na net á bue informação Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 so assim um aparte.. o ser humano cresce bastante mais de noite quando dorme (está provado) Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bernardo Gordo Publicado: Abril 5, 2007 Share Publicado: Abril 5, 2007 so assim um aparte.. o ser humano cresce bastante mais de noite quando dorme (está provado) Nem por isso, eu cresço mais na presença feminina do que própriamente a dormir! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrecardoso Publicado: Abril 6, 2007 Share Publicado: Abril 6, 2007 Nem por isso, eu cresço mais na presença feminina do que própriamente a dormir! banana rock "Samos" dois ! Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts