Humidade Por Ter O Aquario Sem Tampas


Recommended Posts

Boa tarde!!

 

Tenho um aquario com 240L que por uns problemas que tive com ele, está sem tampas... o meu problema é a demasiada humidade... tenho até o quarto com as paredes negras... =(

 

Tenho que meter cerca de 5L de agua 3 em 3 dias para manter o nivel....

 

Já deixei de ligar as lampadas tanto tempo para evitar tanta evaporação... mas nem assim...

 

Isto foi pior durante os dias de inverno frios / chuvosos...

 

Como é que voces conseguem manter as casas sem humidade com o aquario aberto?

 

Abraço e Obrigado desde já

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pk mantens o aqua aberto!!! Faz uma tampa em acrilico, que não reduz a iliminação necessaria para as plantas.

 

Tiaago

A solução é ventilares bem o quarto, ou colocares um desumidificador no quarto e terás o problema resolvido.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como te foi dito podes bem introduzir um desumificador no teu quarto, mas a solução mais barata é mesmo a colocação de uma tampa em acrilico, são baratas e ainda tens muito menos agua a evaporar, pois a maioria codensa na tampa e volta para o aquario...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiaago

A solução é ventilares bem o quarto, ou colocares um desumidificador no quarto e terás o problema resolvido.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

 

O desumificador é optimo, fica 24 sobre 24H a trabalhar atenção que em vez de repores 5L vais passar a repor 20 ou mais litros :)

 

Como já sugeriram, tampa/s e arejar o local :roll:

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha opinião, só a colocação de tampas te vai resolver isso. Quer o arejamento para o exterior, quer o desumificador, nunca vão evitar a condensação nas paredes...podem atrasar, mas a 100% nunca evitam.

 

No teu caso, punha tampas no aqua, e arejava sempre que possivel a divisão.

 

Um factor que contribui fortemente, a par da temperatura, para uma grande evaporação, é a a circulação à superficie da agua, que por sua vez é essencial para a boa oxigenação da mesma...tenta reduzir um pouco essa agitação, sem por em risco a qualidade da agua, e vais ver que a condensação vai ser menor....

 

Abraços

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já a todos pelas respostas!

 

Vou optar então pela tampa em acrilico. Eu tinha umas tampas em vidro, mas parti-as e não cheguei a colocar de novo porque entretanto mandei fazer um novo aquario... mas como está a demorar mais que o previsto, vou mesmo optar por colocar umas tampas em Acrilico.

 

O Acrilico não reduz a iluminação as plantas??? e o Vidro? é que como vou usar HQI, tenho medo que a temperatura me derreta o acrilico, dai preferir usar vidro.

 

Abraço e uma vez mais obrigado

 

 

Tiaago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois realmente o vidro sera melhor.... isto da humidade e uma questao que me faz um pouco de humidade.... especialmente os reefs de agua salgada que convem estar destapados e como alguns sao gigantes a evaporaçao nas divisoes e mt mesma... o desumificador sera mesmo a melhor opçao???

cumps luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Eu ja tive um reef com perto de 1000L e tive problemas de humidade, o desumidificador nao resolve nada, simplesmente porque vai buscar a água ao aquário, e como alguem disse, em vez de repor 5L passa a repor 20L. O melhor mesmo é a tampa em vidro.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Eu ja tive um reef com perto de 1000L e tive problemas de humidade, o desumidificador nao resolve nada, simplesmente porque vai buscar a água ao aquário, e como alguem disse, em vez de repor 5L passa a repor 20L. O melhor mesmo é a tampa em vidro.

 

a taxa de evaporação é proporcional a (xs-x) em que xs é (proporcional a) a humidade do ar saturado (para a temperatura a que a água está), e x é (proporcional a) a humidade do ar no quarto. Ou seja, quanto menor a humidade do ar, maior a taxa de evaporação. Logo, o desumidificador, por um lado vai ajudar a manter o quarto seco, mas tal como os colegas disseram vai aumentar a taxa de evaporação. Na prática, é tal qual o que o RicardoBC diz! O desumidificador leva a um dispêndio extra de energia e água, mas se for eficiente pode resolver o problema da humidade no quarto, como foi dito no início.

 

Mas é um método muito pouco eficiente. A tampa é melhor.

 

cumps

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.