João Ferreira Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 ok mas nao te esqueças dos parametros dos nitratos nitritos e amonia ....o ultimo muito importante.... Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Fausto Vicente Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 ola a todos mas...por acaso alguem perguntou ai ao amigo quais os parametros da agua dele? acho que parasitas intestinais nao sao a unica razao para o disco estar assim...ate que o grande problema para iniciantes de discus e o problema de conseguir manter parametros adequados para eles de qualquer maneira ai o duarte tem razao em relaçao ao tratamento...mas continuo a achar que opiniar sem saber as verdadeiras razoes do problema nao me parece a melhor soluçao mas claro que tamos todos a tentar ajudar (nao tou a criticar ninguem atençao)...ate mais João Ferreira João: Quem quer ter discus, tem de se interessar e estudar antes quais os parametros de agua em que o mesmo deve estar. Depois, mais do que fazer os testes, tem de 'conhecer' a agua e o sistema que tem. Dou-te um exemplo, o meu: eu que tenho a noção que pouco ou nada sei sobre discus, há mais de dois anos que não faço qualquer teste à minha agua. Ou melhor, faço: olho para os animais... Assim, no meu modestissimo entender, quando alguem vem pedir ajuda (e só os tolos é que não pedem), deve certificar-se antes das condições essenciais, nomeadamente como tu salientaste, e bem, da amónia e dos nitritos... É por essa razão que, quando intervenho, nunca peço para irem verificar isso: parto do principio que já está feito. Ainda há poucos dias, àcerca de um tópico de um colega nosso, que pedia ajuda, tive o ensejo de o 'louvar', pois embora se afirmasse apenas um iniciado em discus, soube identificar correctamente quais os pontos chave das necessidades destes...o que releva muito estudo prévio...e olha que, também disse, e repito (agora pareço o Malheiros, do Benfica), que tomara alguns dos 'batidos' o soubessem fazer da mesma forma.... Bem, posto isto, quer-me parecer que a causa de morte do animal foi um concurso de vários factores, mas que iniciaram com o enfraquecimento do sistema imunitario do animal, quase de certeza por via dos parasitas intestinais, e que fizeram com que o bicho acabasse por sofrer um ataque de toda a especie de maleitas, desde fungos a bactérias... Acho que a intervenção pecou por tardia, mas é algo que o Jonasguindaste vai aprender certamente: interpretar os sinais dos discus. Isto faz-me ter um outro pensamento: dizem que os discus são animais mariquinhas e muito sensiveis... pois sendo verdade que não são bichos 'pontapé na boca', como uns outros que por aí andam (sim, é dos carapaus que falo, sim...), os discus são muito resistentes. A fama de sensiveis que eles têm, é que os discus, ao contrario de uns e outros (sim, carapaus, pois), têm a decencia de nos avisar, e normalmente com bastante antecedemcia, que algo não está bem. Precisamos é de saber 'ouvi-los'.... Como previam o Fausto e os outros amigos, ele não aguentou. A minha principal duvida neste momento é se posso fazer o tratamento com flagil no aquário principal aos outros peixes. Obrigado Meu amigo, mais que poder, até deves, para servir de prevenção e tratamento de outros animais que possam estar com parasitas. Se eles comerem, dilui um comprimido na comida. Se não comerem, 1 comprimido por cada 50 litros de agua. Até já, que tenho que ir trabalhar.... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
jonasguindaste Publicado: Março 29, 2007 Autor Publicado: Março 29, 2007 Precisamos é de saber 'ouvi-los'.... Espero aprender, porque de facto é frustrante perder um animal como um discu (não que os outros não sejam menos merecedores de uma vida com qualidade). Hoje começo o tratamento com Flagyl, mal chegue a casa e vou colocar em funcionamento uma lâmpada UV. Acerca dos parâmetros eu já não meço há algum tempo, pois com a rotina que tenho de TPAs eles não se alteravam. O parâmetro que controlo mais frequentemente é o ph, mas que está estável desde que introduzi turfa no filtro. O aquário está montado desde Agosto de 2006. De resto faço, como já disse, duas TPAs por semana de 20 a 25 litros cada, com aspiração do fundo. Tenho CO2 caseiro (está desligado desde o início do tratamento) e não existe adição de fertilizantes ou químicos de qualquer espécie, ao contrário do que aconteceu esta semana. A última doença que tive foi a dos neons, à cerca de duas semanas, que retirei do aquário principal. (é aquela doença em que perdem a cor e morrem pouco depois). Os últimos peixes a serem introduzidos no aquário foram os discus. Ainda há poucos dias, acerca de um tópico de um colega nosso, que pedia ajuda, tive o ensejo de o 'louvar', pois embora se afirmasse apenas um iniciado em discus, soube identificar correctamente quais os pontos chave das necessidades destes...o que releva muito estudo prévio Um iniciado que, na minha opinião fez um excelente tópico para iniciados como eu. Eu sou iniciado... Ele não.
Windrider Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 (editado) Se não fosse o decoro que este fórum exige, eu dizia-vos... Dizia, dizia... Vá lá, a gente aprende muito aqui. É só uma questão de ler um bocadito. E, como em tudo na vida, de pensar sobre o que lê. Mas, mais do que a enorme quantidade de informação que aqui é disponibilizada, o que este forum tem de absolutamente extraordináro é o notável espírito de entreajuda e solidariedade. Bem haja o forúm, e mais do que o fórum, bem hajam os seus membros. Um abraço (lamento muito a perda do teu peixe, Jonasguindaste) (se estivesse no lugar, passados uns dias sobre o Flagyl, fazia um tratamento preventivo com Esha 2000 no aqua principal) Editado Março 29, 2007 por Windrider http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
João Ferreira Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 Acerca dos parâmetros eu já não meço há algum tempo, pois com a rotina que tenho de TPAs eles não se alteravam.O parâmetro que controlo mais frequentemente é o ph, mas que está estável desde que introduzi turfa no filtro. Jonasguindastre....atençao que o que acabaste de referir nao é totalmente verdade...isto pq se fizeres tpa´s com parametros diferentes da agua que se encontra no aquario se reparares bem o que vai acontecer e paramentros ligeiramente alterados...mas...nao so a turfa nao te estabeliza o PH...baixa-te o ph ...e nao so ...nao te esqueças que a turfa tem de ser mudade de x a x tempo ...so um coisa..como estamos aqui para ajudar...fica com o meu mail para falarmos melhor...JONASPAULLOS@HOTMAIL.COM...abraço amigo e FAUSTO...TENS TODA A RAZAO... Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
jonasguindaste Publicado: Março 29, 2007 Autor Publicado: Março 29, 2007 sim, eu sei. ela sai da torneira com ph= 7.0. as 72 horas de repouso em turfa baixam para 6.5. aí sim, faço a TPA. logo à noite vou repetir os testes e coloco aqui os resultados. (espero conseguir por o meu pc de casa a funcionar...) Obrigado mais uma vez.
Fausto Vicente Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 (editado) Epa, desculpem mas tenho que por aqui um Off-Topic: Ao reler aquilo que escrevi, não gostei. Não do do que disse, mas sim da forma como o fiz...se fosse eu a ler as minhas palavras, escritas por outro, dizia logo umas quantas. Isto porque, ao reler, vejo que dou uma ideia de 'prepotência' e parece que estou aqui armado em Professor Universitário a pregar aos burrinhos.... Tal não era minha intenção, e embora reafirmando o conteudo, a sua forma não é a melhor: peço para não lerem nas minhas palavras qualquer tipo de ofensa ou superioridade, pois, de todo, não sou assim. Tento sempre primar pela escrita, para evitar mal entendidos, mas desta vez a coisa não me correu bem, certamente por estar a escrever à pressa, pois o trabalho urgia... Poderia ter editado o topico, mas entendi escrever este, para explicar qualquer frase menos correcta. Sempre ao vosso dispor Fausto Editado Março 29, 2007 por Fausto Vicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
jonasguindaste Publicado: Março 29, 2007 Autor Publicado: Março 29, 2007 (editado) Finalmente consegui por o computador a funcionar!! :D Ao reler aquilo que escrevi, não gostei. Não do do que disse, mas sim da forma como o fiz...se fosse eu a ler as minhas palavras, escritas por outro, dizia logo umas quantas. Pela minha parte não foste mal interpretado. Aqui estão os resultados: Água da torneira: ph: 7.5 NO3: 10 mg/l NO2: 0.3 mg/l NH4/NH3: 0.1 mg/l Água aquário: ph: 7.0 NO3: 25 mg/l NO2: 0.3 mg/l NH4/NH3: 0 mg/l Como aconselhado comecei também o tratamento com Flagyl. Dois comprimidos por cada 50 litros de água durante 3 dias. Obrigado Editado Março 29, 2007 por jonasguindaste
Fausto Vicente Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 Se eles comerem, dilui um comprimido na comida.Se não comerem, 1 comprimido por cada 50 litros de agua. Como aconselhado comecei também o tratamento com Flagyl. Dois comprimidos por cada 50 litros de água durante 3 dias. Obrigado Ele não comem? se comerem é preferivel, o tratamento é melhor aproveitado. De qualquer maneira, a dosagem normal é 1 comp (250 mg) por cada 50 litros de agua, duas ou tres vezes ao dia. Deverá ser sempre precedido de uma sinfonagem ao fundo do aqua (estamos a falar de um hospital, sem decoração) e uma tpa na ordem dos 25/30%, tentando ao maximo manter os parametros da agua. Tratamento a fazer entre 3 a 4 dias, dependendo do estado dos bichos Reservar 4/5 dias. Repetir o tratamento, mas sendo apenas de 3 dias. Reservar um dia. Fazer o tratamento preventivo do esha 2000. Agora, em situações-limite, poderás sempre aumentar a dosagem, passando até ao máximo do dobro: 2 comprimidos (500mg), por cada 50 litros de agua, nos moldes atrás descritos. Mas apenas em situações limite, pois esse tipo de dosagem já é agressiva e vai deixar sequelas no bicho a nivel intestinal... Neste caso, da dosagem reforçada, reforçar tambem o tratamento do esha 2000 Abraços Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
duarte36 Publicado: Março 29, 2007 Publicado: Março 29, 2007 Como aconselhado comecei também o tratamento com Flagyl. Dois comprimidos por cada 50 litros de água durante 3 dias. Obrigado Colega o tratamento é só com 1 duas vezes ao dia. Eu aconselhei 2 porque estava a morrer e morreu. Agora o tratamento normal é 1 comprimido 2x ao dia. :D Não vão os outros dizer que eu fiz asneira Duarte www.discusmaster.com
jonasguindaste Publicado: Março 30, 2007 Autor Publicado: Março 30, 2007 Agora fiquei confundido... Meu amigo, mais que poder, até deves, para servir de prevenção e tratamento de outros animais que possam estar com parasitas.Se eles comerem, dilui um comprimido na comida. Se não comerem, 1 comprimido por cada 50 litros de agua. Não é melhor fazer o tratamento no aquário principal? Eu fiz uma espécie de solução de água, os comprimidos e artémia e dpois deitei na água. Como é evidente toda a gente comeu! Obrigado
Fausto Vicente Publicado: Março 30, 2007 Publicado: Março 30, 2007 Não é melhor fazer o tratamento no aquário principal? Sim. Eu fiz uma espécie de solução de água, os comprimidos e artémia e dpois deitei na água.Como é evidente toda a gente comeu! Eu costumo fazer assim: Dissolves 1 comp. numa colher de chá de agua (chá de agua?!?!). Quando o comp. estiver 'derretido', misturas com a comida, deixas um pouco para 'entranhar' e depois dás. O tratamento na comida é sempre mais eficaz do que na agua, mas só resulta, é claro, se eles, no minimo, levarem a comida à boca. Mesmo que depois a cuspam, que é um sintoma de parasitas. Mas se a levarem à boca, o metro já actua. Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
jonasguindaste Publicado: Março 30, 2007 Autor Publicado: Março 30, 2007 (editado) Mesmo que depois a cuspam, que é um sintoma de parasitas. ...há mais de dois anos que não faço qualquer teste à minha agua. Ou melhor, faço: olho para os animais... Estamos sempre a prender! Pois...espero chegar a esse ponto. Eu ainda tenho que usar os testes quimicos... Editado Março 30, 2007 por jonasguindaste
jonasguindaste Publicado: Março 30, 2007 Autor Publicado: Março 30, 2007 (editado) Boa noite! Segundo dia de tratamento com Flagyl. Segui as indicações do Fausto e dilui os comprimidos com menos água junto com a comida (granulado para discus, neste caso). Mandaram-mo comer a mim... Mas o pior é que num dos Discus apareceram duas pequenas pintas brancas com mais ou menos 1-2mm. Uma na barbatana direta e outra a meio da traseira... Devo actuar com Esha 2000 mesmo durante o tratamento com Flagyl? Outro pormenor muito interessante. Na cidade do Porto pelo que percebo apenas existe uma loja que sabe da existência do Esha 2000!! Mesmo num dos patrocinadores do fórum que abriu recentemente no Porto não conheciam o produto! Pessoal do Porto? Onde é que vocês compram? Será que vão todos à mesma? Obrigado! Editado Março 30, 2007 por jonasguindaste
Windrider Publicado: Março 31, 2007 Publicado: Março 31, 2007 Mandaram-mo comer a mim... Experimenta com a comida congelada.... Devo actuar com Esha 2000 mesmo durante o tratamento com Flagyl? Julgo que deves esperar pelo fim do Flagyl, mas não sei. Alguém dirá. apenas existe uma loja que sabe da existência do Esha 2000 É pequenina, não tem grande aspecto, mas tem quase tudo e o que não tem, arranja. E são de uma grande disponibilidade e simpatia. Abraço http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
joao costa Publicado: Março 31, 2007 Publicado: Março 31, 2007 se tiveres mais discus, isso pode ser sinal de porrada. Aumenta a temp para 30º e aumenta a frequencia das tpas. eu por exemplo tenho um aqua de 150 lt com 4 discus e faço tpas de 30 lt quase todos os dias salvo seja o dias em que não me apetece carregar garrafoes Obrigado Joao Costa
jonasguindaste Publicado: Março 31, 2007 Autor Publicado: Março 31, 2007 (editado) Eu fiquei naquela, porque quem costuma dar porrada é o que tem as pintas... Hoje à noite já vejo se à algum agravamento... Eu fazia duas por semana, mas acho que vou começar a fazer sempre que possível. Não tenho é muito espaço para armazenar água, mas vou ter que arranjar... Editado Março 31, 2007 por jonasguindaste
marujo Publicado: Abril 1, 2007 Publicado: Abril 1, 2007 boas venho aqui relatar a minha experiencia. tinha 3 discus doentes, tambem não comiam e estavam já muito magros. passei-os para um aquario pequeno e tratei-os com flagil. a diferença está no seguinte: desfiz o comprimido e misturei-o na comida descongelada composta por coração de boi, artémia e granulado. mexi bem e para dar uma consistencia pastosa para se manter junta mais tempo adicionei um pouco de folha de gelatina. fiz tpa todos os dias e ao fim de 4 dias já se encontravam a comer. ao fim de uma semana juntei-os aos outros no comunitário. de vez em quando para prevenção, dou-lhes um cubo dessa comida, que eles comem com agrado. acho que mal não lhes faz. agora esse problema das barbatanas ainda não tive.
Windrider Publicado: Abril 1, 2007 Publicado: Abril 1, 2007 acho que mal não lhes faz. Não sei se é bem assim. Flaglyl a mais faz mal ao fígado dos gajos. Tipo whisky ao fígado da gente. Remédio a mais faz mal. Julgo que não se deve fazer mais do que de 6 em 6 meses. Abraço http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
marinho Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 É pequenina, não tem grande aspecto, mas tem quase tudo e o que não tem, arranja.E são de uma grande disponibilidade e simpatia. Será a da Rua da Torrinha? Alguém confirma? Tb gostava de encontrar o Esha 2000. Abraço, Marinho The Lost Island Os meus discus a comerem à mão
duarte36 Publicado: Abril 3, 2007 Publicado: Abril 3, 2007 Que "porra" de lojas são essas que não tenhem Esha 2000? Parecem amadores Duarte www.discusmaster.com
jonasguindaste Publicado: Abril 5, 2007 Autor Publicado: Abril 5, 2007 (editado) Pois parecem, mas o que é certo é que perguntei em várias e nem o nome conheciam. A loja via quase no ínicio da Rua de Stª Catrina. Chama-se aquário virginia. Como diz o Windrider não tem grande aspecto, mas tem todos os medicamentos que não se arranjam em mais lado nenhum. Que "porra" de lojas são essas que não tenhem Esha 2000? icon_lol.gif icon_lol.gif icon_lol.gif icon_lol.gif icon_lol.gif Parecem amadores icon_evil.gif icon_lol.gif icon_lol.gif icon_lol.gif Aqui no Porto é uma miséria. Vamos ver agora com a Aquaplante se o pessoal arrebita! Editado Abril 5, 2007 por jonasguindaste
Recommended Posts