Crescimento De Glosso


andrecardoso

Recommended Posts

Olá,

 

Acerca de 3 dias montei um "nano" de 42 litros

 

coloquei glosso entre outras plantas tambem elas rasteiras (cuba e lilaeopsis) e já noto um pequeno crescimento

 

o que se passa é que a glosso está a crescer na vertical ( tenho substrato fertil, co2 e fertilizaçao na coluna de agua, o aquario como está agora leva cerca de 25 30 litros e tenho 35 wtts de iluminaçao);

é normal a glosso crescer no inicio cerca de 3, 4 cm na vertical e só depois começar a espalhar os runners e ficar mais "rasteira" outra vez? devo me preocupar ou é normal isto acontecer no inicio ?

 

ainda mais uma duvida.. quando as luzes do aquario de apagam será que a glosso vai "levantar" o seu caule á procura de luminozidade ou continua na mesma posiçao como sempre ( alem do seu crescimento claro)?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acerca de 3 dias montei um "nano" de 42 litros

 

coloquei glosso entre outras plantas tambem elas rasteiras (cuba e lilaeopsis) e já noto um pequeno crescimento

 

o que se passa é que a glosso está a crescer na vertical ( tenho substrato fertil, co2 e fertilizaçao na coluna de agua, o aquario como está agora leva cerca de 25 30 litros e tenho 35 wtts de iluminaçao);

é normal a glosso crescer no inicio cerca de 3, 4 cm na vertical e só depois começar a espalhar os runners e ficar mais "rasteira" outra vez? devo me preocupar ou é normal isto acontecer no inicio ?

 

ainda mais uma duvida.. quando as luzes do aquario de apagam será que a glosso vai "levantar" o seu caule á procura de luminozidade ou continua na mesma posiçao como sempre ( alem do seu crescimento claro)?

 

 

não, para essa quantidade de luz não é normal, mas também não sabemos o espectro das lampadas, diz aí para ficarmos mais esclarecidos, é que podes ter lampadas cuja temperatura de cor favoreça mais o crescimento vertical

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, para essa quantidade de luz não é normal, mas também não sabemos o espectro das lampadas, diz aí para ficarmos mais esclarecidos, é que podes ter lampadas cuja temperatura de cor favoreça mais o crescimento vertical

 

Nem mais. Explicando: os espectros baixos (até 6500-daylight) têm tendência a favorecer o crescimento vertical, acima deste valor,´é favorecido o crescimento horizontal.

Verifica isso e muda o espectro das lampadas, se achares necessário.

 

Concorrentemente, além da questão da iluminação, a qualidade da agua e dos nutrientes nela presentes tambem pode influenciar o seu tipo de desenvolvimento. Não é tão importante como o espectro presente na iluminação, mas tambem releva.

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma PowerGlo de 15 watts ( nao sei quantos "K" alguem sabe ?)

e uma philips com 3000 k (eu sei que esta ultima é pouco mas esta tambem fica na parte de tras e apenas ilumina as plantas de fundo.. a power glo ( que se nao me engano já tem os kelvin superiores a 6500 é que fica a iluminar a parte da frente do aquario(onde estao as plantas de tapete) com aquela luz fria e branca

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já troquei a de 3000k por uma 18watts com 6500 k

 

 

Power glo 15 watts

18watts 6500k

total 33watts para 30 litros.. será que agora vai correr bem ?

 

caso comece a correr como esperado o que vai acontecer á glosso que creseceu um bocado na vertical ? vai começar a baixar e a largar os runners?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Acho estranho que em 3 dias já notes um crescimento vertical...quase que diria com 3 dias de plantação não notarias diferenças (pelo menos assinaláveis) no crescimento da planta....A planta quando recém "plantada" passa por um período de adaptação, provavelmente o que se passa é, de facto, veres a planta a adaptar-se às novas condições, podendo não ser conclusivo de alguma coisa estes primeiros dias....diria que passado 10/15 dias é que se pode tirar conclusões, até lá nada feito! #cool (pelo menos na minha opinião) (ou seja, só quando um pé der ou não uns 2 pés novos )

 

A troca da lâmpada ,de qualquer forma, é benéfica....ficando ou não da parte de trás, a luz não se difunde única e exclusivamente na vertical....portanto....

 

Já agora, qual o período que tens o aquário iluminado?

 

Quanto à tua última dúvida, não percebi bem o que querias perguntar. Será qualquer coisa do género : de "noite" a glosso levanta o caule?...mas é dificil perceber o que queres perguntar....por suposição: plantas um pé, nasce um runner (uma "ligação") com outro pé . Cortas esse pé!....nessa situação o que é caule?:( o que queres que "levante"?(ou pensas que pode levantar?)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario esta iluminado 11 horas por dia

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpa estar a invadir o teu tópico, mas estou coma mesma dúvida.

 

A diferênca é que tenho uma calha DIY como uma DIGILAMP de 20W de 6500k (o meu aqua é de 20l). será insuficiente? O substracto é akadama e JBL Aquabasis plus.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal... esqueceram-se do factor, que eu e mais gente aqui do Fórum, consideramos ser o mais importante para fazer a glosso crescer na vertical.

 

De onde vieram as plantas?

Ou seja? Foram compradas em vaso, ou compraram-nas a alguém que podou o seu aquário?

 

É muito comum ver glosso a crescer para cima, por mais luz que se tenha, ou por mais quente que seja o espectro (entenda-se, temperatura de côr). Basta que os pé iniciais que plantarmos sejam provinientes de uma planta no estado imerso, e não de um estado emerso.

 

Agora porquê, perguntam bem... banana rock

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas vinham em vaso.. agora se terao sido podadas e mudadas para um vaso é que já nao sei

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais