Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos.

Surgiu-me hoje a oportunidade de comprar um aqua, bem equipado, por um preço mais do que razoável.

São 200x60x50, ou seja, 600l, mais um sump, não sei ainda com que volume.

Seria para substituir o que tenho actualmente, com apenas 180 l, que é muito curto para a rapaziada.

Acontece que - como o actual - seria para montar no escritório, no meu gabinete de trabalho.

Ora, o nosso escritório é num segundo andar na Baixa do Porto, num daqueles edífícios antigos do final dos anos 40, princípios dos 50, com paredes exteriores em pedra e placas aligeiradas, com soalho.

Já li atentamente o tópico acerca do peso dos aquas e a sua influência nas estruturas e, também por causa dele, estou com muitas dúvidas em avançar para a compra, já que tenho medo do peso de um bicho daqueles.

600 litros de água, mais a sump (que seja de 120l), mais o areão dá uma data de quilos.

E tenho receio que os meus discus vão fazer uma visita aos vizinhos de baixo.

Nada tenho contra a vida social dos rapazes, mas preferia que eles não travassem conhecimento com os ditos vizinhos.

Alguém me sabe indicar quem possa fazer os cálculos de estruturas necessários para tomar uma decisão destas?

Ou, em alternativa, uma empresa de qualidade especializada em montagem de aquas, de maneira a que possa pedir um orçamento para a desmontagem daquilo e montagem para 160X60x50.

Obrigado.

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado:

Boas.

Não conheço nenhuma empresa que te possa ajudar, mas penso que um dos primeiros passos seja arranjares a planta e mostrares a um engenheiro civil ou um arquitecto (digo eu...) para que possam dimensionar a placa e consequentemente a sua capacidade de resistência por m2.

Há aqui também um post mais antigo sobre o assunto, não sei se já conheces. Aqui fica o link.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...014&hl=peso

Cumps

DC

PS: Dado tratar-se de um aquário de água doce movi este tópico para o sub-fórum respectivo.

Publicado: (editado)
PS: Dado tratar-se de um aquário de água doce movi este tópico para o sub-fórum respectivo.

Peço desculpa por ter metido isto fora do sítio.

Estava convencido que o tinha colocado onde está agora.

Azelhice minha.

Há aqui também um post mais antigo sobre o assunto

Efectivamente já conhecia o post. Faço-lhe referência no meu tópico.

mas penso que um dos primeiros passos seja arranjares a planta e mostrares a um engenheiro civil ou um arquitecto (digo eu...) para que possam dimensionar a placa

O problema é que, por se tratar de edifício antigo, apenas há projecto de arquitectura.

Projecto de estrutura, népia.

Já falei a um engenheiro civil amigo, que, muito naturalmente, diz que não pode arriscar uma opinião sem o projecto de estrutura.

Mas, que diabo, alguém tem que fazer estes cálculos.

Falta é saber quem 8) .

De qualquer modo, obrigado pela sugestão e pela mudança.

PBL

(temos no escritório há anos, na sala de reuniões, duas estantes com 3.5mx3m, carregadinhas de livros até ao tecto, que devem pesar que se fartam. Alguém sabe estimar o peso disso?)

Editado por Windrider

Publicado:

Boas, ainda estou a acabar o curso por isso pouco mais te posso ajudar do que deixar uns concelhos. Os post dos anteriores sao de levar em conta, sem plantas e corte de 1edificio um engenheiro pouco te pode ajudar, porque nao sabe dimensoes da laje e o que la esta por dentro. Posso te dizer como os calculos sao feitos com base em 1 factor de multiplicacao de 1.35 sobre o peso proprio da laje(incluindo revestimento) mais 1.5 da sobrecarga. Ou seja se a laje tiver 15cm de betao sera

0.15x25(peso especifico do betao)x1.35+1.5x4(sobrecarga destinada ao comercio).

Se assim fosse daria 1.35x0.15x25+1.5x4 ------> 1106kg/m2 mais uns pozinhos do revestimento que depende do tipo que se trata.

So pelo que me falas, nao sei se esse edificio era destinado a comercio, porque para habitacao o dimensionamento e consideravelmente menor, para alem disso aligeirada ,quer dizer que o betao e substituido por elementos mais leves, logo perde capacidade. Juntando a estes factores todos os edificios dantes nao faco ideia como eram dimensionados, nem sei se levavam armadura. Um dos motivos que se deve colocar aquarios de grande porte junto a paredes e o facto que estas normalmente levarem mais armadura e podendo ter pilares e vigas ao pe destas para os esforcos serem conduzidos. Mas o meu grande concelho, contacta alguem que saiba e tenha muita experiencia no ramo pois esse tipo de edificio, so mesmo para alguem que ja ca ande a algum tempo. Cumprimentos

Publicado:

Boas, ainda estou a acabar o curso por isso pouco mais te posso ajudar do que deixar uns concelhos. Os post dos anteriores sao de levar em conta, sem plantas e corte de 1edificio um engenheiro pouco te pode ajudar, porque nao sabe dimensoes da laje e o que la esta por dentro. Posso te dizer como os calculos sao feitos com base em 1 factor de multiplicacao de 1.35 sobre o peso proprio da laje(incluindo revestimento) mais 1.5 da sobrecarga. Ou seja se a laje tiver 15cm de betao sera

0.15x25(peso especifico do betao)x1.35+1.5x4(sobrecarga destinada ao comercio).

Se assim fosse daria 1.35x0.15x25+1.5x4 ------> 1106kg/m2 mais uns pozinhos do revestimento que depende do tipo que se trata.

So pelo que me falas, nao sei se esse edificio era destinado a comercio, porque para habitacao o dimensionamento e consideravelmente menor, para alem disso aligeirada ,quer dizer que o betao e substituido por elementos mais leves, logo perde capacidade. Juntando a estes factores todos os edificios dantes nao faco ideia como eram dimensionados, nem sei se levavam armadura. Um dos motivos que se deve colocar aquarios de grande porte junto a paredes e o facto que estas normalmente levarem mais armadura e podendo ter pilares e vigas ao pe destas para os esforcos serem conduzidos. Mas o meu grande concelho, contacta alguem que saiba e tenha muita experiencia no ramo pois esse tipo de edificio, so mesmo para alguem que ja ca ande a algum tempo. Cumprimentos

Após visita efectuada ao local ontem constatou-se que apesar de alguma longevidade do edifício este já tem estrutura em betão armado, não apresenta quaisquer sinais de problemas ou mau funcionamento etrutural e está em muito bom estado de conservação.

O aquário irá ser montado sobre a laje do 2º piso, encostado a uma parede mestra e portanto práticamente sobre o apoio da laje.

Para estas condições de apoio o agravamento dos momentos na laje são muito pequenos, havendo apenas na tensão de corte um agravamento de 0.3Kg/cm2 (em unidades antigas), que consideramos perfeitamente aceitável para as condições observadas.

Por outro lado o compartimento onde o aquário vái ser instalado (um gabinete praticamente vazio) está muito pouco carregado, e como tal tem uma boa reserva de resistência.

Atendendo a estes factos tranquilizámos o Dr. Pedro Lemos, tendo no entanto deixado alguns alertas tais como o aquário de repente aparecer desvivelado, aparecimento de fissuras nas paredes, etc, para vigilância após a montagem do aquário, indiciando neste caso que algo de preocupante se está a passar(esmagamento do pavimento flutuante em madeira, deformação da laje ou cedência do apoio) que pensamos não vir a acontecer.

Mandem sempre.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Publicado:
Após visita efectuada ao local ontem constatou-se....

Meu Caro Eng. Martins de Sousa:

Não sei bem como lhe agradecer a sua enorme amabilidade.

A sua disponibilidade não é coisa comum.

Deixo-lhe aqui um reconhecido abraço.

Pedro

(mas exigo-lhe que, da próxima vez que vier ao Porto, não se esqueça de telefonar para o tal almoço)

Publicado:
Meu Caro Eng. Martins de Sousa:

Não sei bem como lhe agradecer a sua enorme amabilidade.

A sua disponibilidade não é coisa comum.

Deixo-lhe aqui um reconhecido abraço.

Pedro

(mas exigo-lhe que, da próxima vez que vier ao Porto, não se esqueça de telefonar para o tal almoço)

Dr. Pedro Lemos

Tratando-se de um problema que ponha em risco a integridade dos habitantes dum aquário estarei sempre disponível.

Com todo o gosto irei encontrar-me consigo depois da montagem do novo aquário ou se durante a montagem surgir alguma dificuldade.

Um grande abraço

Martins de Sousa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!