fishiado Publicado Março 27, 2007 Publicado Março 27, 2007 boas... queria colocar aqui algumas perguntas relacionadas com troncos de videira...Passa-se o seguinte: vou iniciar um plantado e preciso de troncos.Ao fim de semana vou a torres vedras e aquilo ha la carradas de vinhas.As perguntas sao as seguintes: Como extrair as raizes da videira...Qualquer raiz de videira serve? O próprio do tronco de videira serve para por no aqua?previamente tratado, claro...? Abraço...
koyodu Publicado: Março 27, 2007 Publicado: Março 27, 2007 Eu usei o tronco de uma videira no meu aquario, bem seco e bem polido... Já o tenho à algum tempo e nunca tive problemas. CumprimentosRui Alves
Fausto Vicente Publicado: Março 27, 2007 Publicado: Março 27, 2007 Como extrair as raizes da videira...Qualquer raiz de videira serve?O próprio do tronco de videira serve para por no aqua?previamente tratado, claro...? Abraço... Sim. Sim. O melhor será não colheres tu a videira. Se meteres conversa com alguem lá da vinha, crava podas que eles fazem e costumam guardar parte. Aqui na zona de Ázeitão há muito vinhedo, é só falar com eles que disponibilizam uns tronquitos. A vantagem é que já levam 'avanço' aos outros, pois já estão mais 'secos'. Também não arriscamos a ira de um dono mais mal humorado, se vamos lá coisar às vinhas deles. Os mais velhos, quando digo para que é, olham para mim parece que estão a olhar para um marciano, mas não se desmancham e lá arranjam uns tronquitos... A videira, como toda a madeira, convem ser tratada antes de ir para dentro dos aquarios. Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
neon- Publicado: Março 28, 2007 Publicado: Março 28, 2007 amigos como posso tratar a raiz de videira , qual o tratamento adequado
Fausto Vicente Publicado: Março 28, 2007 Publicado: Março 28, 2007 emergi-lo dentro de agua até que afunde e depois e dar-lhe muitas fervuras, pois a videira larga muitos taninos.... Quer numa fase, quer noutra, dar-lhe muitas esfregas. Aconselha-se, tambem, o uso de sal, aquando das fervuras: embora tenha lógica, nunca usei.... abraço Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
fishiado Publicado: Março 28, 2007 Autor Publicado: Março 28, 2007 emergi-lo dentro de agua até que afunde e depois e dar-lhe muitas fervuras, pois a videira larga muitos taninos.... Quer numa fase, quer noutra, dar-lhe muitas esfregas. Aconselha-se, tambem, o uso de sal, aquando das fervuras: embora tenha lógica, nunca usei.... abraço Fausto oi fausto..la na minha terra utilizam-se a chamadas "cepas" para a lenha que estao sequinhas e eles queimam..faz um bom brazido..são essas que se podem utilizar?isso sao as videiras no qual a gente na altura da vendima vai apanhar as uvas...lol abraço
Fausto Vicente Publicado: Março 28, 2007 Publicado: Março 28, 2007 ..la na minha terra utilizam-se a chamadas "cepas" para a lenha que estao sequinhas e eles queimam Se meteres conversa com alguem lá da vinha, crava podas que eles fazem e costumam guardar parte Fishiado, era exactamente disso que eu estava a falar.... :D "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
fishiado Publicado: Março 29, 2007 Autor Publicado: Março 29, 2007 Fishiado, era exactamente disso que eu estava a falar.... obrigado fausto..quando for lá, trago um montam deles..lolol depois tenho que raspá-los ne?raspá-los, por em agua durante um tempo, ferve-lo... e está pronto para o aqua...abraço
mrebelo Publicado: Março 30, 2007 Publicado: Março 30, 2007 obrigado fausto..quando for lá, trago um montam deles..lolol depois tenho que raspá-los ne?raspá-los, por em agua durante um tempo, ferve-lo... e está pronto para o aqua...abraço Exactamente, eu tb coloquei um tronco de videira, pedi a um vizinho que tinha e que estava a mudar a vinha pra uma nova, por isso tinha centenas de videirar que ele estava a secar para lenha, como é lógico pedi e ele deixou escolher e trazer os que quisesse, escolhi um bem porreiro... No inicio raspei todo, depois dei um banho de lixivia 2 doses para 8 de agua, deixei neste banho uns dois dias, depois lavei muito bem com agua de pressão e fervi , deixei num balde ao sol era pleno verão e a agua passava em muito os 30/40 graus... Trocava a agua dia sim dia não, quando verifiquei que a agua deixava de ficar amarela coloquei no aqua e lá anda... Demorei aí um mês em tratamentos, e o tronco já se encontrava quase seco, por isso também foi mais rápido....
Daniel Fortes Publicado: Março 30, 2007 Publicado: Março 30, 2007 Boas! Não é preciso deixar secar o tronco? Pode ser cortado e de seguida dar o tratamento descrito aqui? Abraço, Daniel Fortes Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
mrebelo Publicado: Março 30, 2007 Publicado: Março 30, 2007 Boas! Não é preciso deixar secar o tronco? Pode ser cortado e de seguida dar o tratamento descrito aqui? Abraço, Daniel Fortes Todo o tronco tem que ser bem seco...no caso que eu referi anteriormente o tronco já estava quase totalmente seco e com o tratamento acabou por libertar tudo o que podesse desiquilibrar o aqua...
Recommended Posts