Recommended Posts

Publicado

o que é que vocês fazem para que os vossos se reproduzam?

é que os meus devem ser todos impotentes!

em quase 3 meses a cultura não aumentou quase nada :P

Publicado:
Viva,

Dá-lhes umas ervilhas ainda congeladas (mas lavadas) e espera uma semanita ou isso.

Cmprts,

Luis.Dias

ok, vou fazer isso. mas já agora, por curiosidade, porque é que as ervilhas tem de tar congeladas?

Publicado:
ok, vou fazer isso. mas já agora, por curiosidade, porque é que as ervilhas tem de tar congeladas?

É para a humidade ser liberta mais lentamente... e durante mais tempo. Tambem podes utilizar um pouco de alface humida.

Publicado:

Olá Marta.

Eu uso... amendoíns :puppydogeyes:

Nunca usei mais nada. O truque é esperares mesmo.

Atenção que eles no inverno não costumam ter um crescimento tão vigoroso como no verão. Mesmo estando a casa quente.

Truque importante: Se os têm num tupperware, façam sempre uns furos com um alfinete ou agulha de modo a permitir entrar/sair ar.

Eu quando comecei com eles (um tupperware redondo minúsculo) as tampas não tinham furos.

Mas também abria-os aí, dia sim dia não. Comecei a fazer "criação" dos bichos a sério (tupperwares de área de uma folha A4), e tudo muito bem.

Houve uma altura que me esqueci deles, e devem ter ficado sem O2 nenhum. Resultado, uma cultura magnífica de tenébrio (pelo menos 1 centena de escaravelhos) toda para o lixo. Felizmente tinha uns no tupperware pequeno, e tive de começar tudo de novo.

Agora já rondam algumas dezenas de escaravelhos e muito já na fase de metamorfose... lagartas, imensas :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá Marta.

Eu uso... amendoíns :puppydogeyes:

Nunca usei mais nada. O truque é esperares mesmo.

Atenção que eles no inverno não costumam ter um crescimento tão vigoroso como no verão. Mesmo estando a casa quente.

Truque importante: Se os têm num tupperware, façam sempre uns furos com um alfinete ou agulha de modo a permitir entrar/sair ar.

Eu quando comecei com eles (um tupperware redondo minúsculo) as tampas não tinham furos.

Mas também abria-os aí, dia sim dia não. Comecei a fazer "criação" dos bichos a sério (tupperwares de área de uma folha A4), e tudo muito bem.

Houve uma altura que me esqueci deles, e devem ter ficado sem O2 nenhum. Resultado, uma cultura magnífica de tenébrio (pelo menos 1 centena de escaravelhos) toda para o lixo. Felizmente tinha uns no tupperware pequeno, e tive de começar tudo de novo.

Agora já rondam algumas dezenas de escaravelhos e muito já na fase de metamorfose... lagartas, imensas :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Luís,o mais estranho é que eu também só uso amendoins... venderam-me uma cultura com cerca de 10 bichitos, coloquei-os numa caixa com amendoins e com vários furos. deixei ficar, passados 3 meses como tava a ver que não tinha lagartas para dar aos peixes decidi contá-los para ver se a cultura tinha crescido, tenho cerca de 12 escaravelhos e duas ou três lagartitas. devo estar a fazer algo de errado :? dizes que se reproduzem mais de verão mas acho que li algures que eles não gostavam de temperaturas muito altas

Publicado:
Luís,o mais estranho é que eu também só uso amendoins... venderam-me uma cultura com cerca de 10 bichitos, coloquei-os numa caixa com amendoins e com vários furos. deixei ficar, passados 3 meses como tava a ver que não tinha lagartas para dar aos peixes decidi contá-los para ver se a cultura tinha crescido, tenho cerca de 12 escaravelhos e duas ou três lagartitas. devo estar a fazer algo de errado :) dizes que se reproduzem mais de verão mas acho que li algures que eles não gostavam de temperaturas muito altas

Aconselho as ervilhas. :puppydogeyes:

Publicado:

já lhes arranjei uma casinha nova mais ampla, vamos lá ver no que é que dá... também já lhes pus ervilhas e um bocadinho de alface húmida. espero bem que agora comecem a reproduzir-se "decentemente" :D a cor da caixa não tem influencia pois não? acham que os devo por na divisão da casa mais fria ou na mais quente para se reproduzirem mais?

• 4 semanas depois...
Publicado:

já passaram 3 semanas e em vez de o número aumentar, está a diminuir... estão a extinguir-se!!! alguma solução?

Publicado:

Olá.

Se quiseres, eu dou-te uns quantos dos meus... posso dá-los ao Luís Rodrigues, ou é complicado ires buscá-los?

Os meus crescem a olhos vivos.

Já agora, cheira lá os amendoíns... não vá já terem apodrecido :silly:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Se quiseres, eu dou-te uns quantos dos meus... posso dá-los ao Luís Rodrigues, ou é complicado ires buscá-los?

Os meus crescem a olhos vivos.

Já agora, cheira lá os amendoíns... não vá já terem apodrecido :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

estranho...

os meus amendoins cheiram a amendoins normais, logo acho que ainda tão bons...

pois, se calhar o problema é mesmo dos bichos.... se me quiseres dar uns agradecia :blush::(:) talvez assim o problema fique resolvido :) e podes mandar ao Luís Rodrigues, ele mora pertinho portanto podia ir buscá-los sem problema

Publicado:

Eu gostava de me iniciar nestas culturas de bichinhos.. ja li umas coisinhas mas ainda nao tou esclarecido... como é que se começa... os bichos vêm dentro dos amendoins que se compra? e sao amendoins no estado normal ou torrados? obrigado

Publicado:

Isso é very nice. Onde é que se pode arranjar uns bicharocos desses para fazer a dita criação? Já alguém experimentou manteiga de amendoim? Os insectos costumam gostar dela, então os tenébrios nem quero imaginar! :P

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

Olá novamente.

os meus amendoins cheiram a amendoins normais, logo acho que ainda tão bons...

O que são amendoíns normais para ti?

Olha que os bichos têm de estar em amendoíns crus!!

Nunca experimentei metê-los com amendoíns torrados, por isso não sei se se safam...

Já agora... tens os amendoíns descascados? Não estou a falar da casca interna fininha avermelhada/acastanhadas, mas sim da exterior, maior tipo cartão...

os bichos vêm dentro dos amendoins que se compra?

Tipo Kinder Surpresa? :D

Eu felizmente nunca apanhei nenhum bicho num amendoím torrado...

Se quiseres tenébrios do amendóim, ou compras uma saca de amendoím cru e esperas que tenha lá vinda algum... ou pedes a alguém que os tenha e multiplicas os gajos.

Eu queria meter uma foto dos meus... mas não encontro nenhum cartão da máquina :P

Bem... fica para sábado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Boas. No seguinto do post sobre comida viva, já experimentaste outro tipo de comida ??

Comida Viva

"Existem várias receitas caseiras para o substrato e alimentação dos tenébrios. Pode ser feita de farelos (trigo, milho ou aveia) ou farinha de milho. Se o substrato tiver uma aparência poeirenta ou gasta, adicione um pouco mais de substrato. Como alimento pode usar pedaços de batata, cenoura ou aipo crus, de forma a fornecer humidade às larvas. Também lhes pode dar biscoitos secos para cães ou gatos. O excesso de comida deve ser retirado e guardado visto os tenébrios por vezes depositarem neles os seus ovos."

Separa a tua cultura em dois, se puderes, e usa uma como amostra de controlo (mantendo a alimentação que tens dado) e à outra cultura fornece um alimento diferente. Compara a taxa de crescimento das duas culturas. Se usares o mesmo processo com vários tipos de alimento certamente chegarás à conclusão do alimento que te proporciona maior rentabilidade.

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Publicado:
Se quiseres tenébrios do amendóim, ou compras uma saca de amendoím cru e esperas que tenha lá vinda algum...

para o caso de tentar comprar uma saca de amendoins crus, como devo proceder? coloco-os numa caixa inteiros e com casca, ou parto a casca? mais procedimentos?!

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado: (editado)
Olá novamente.

O que são amendoíns normais para ti?

Olha que os bichos têm de estar em amendoíns crus!!

Nunca experimentei metê-los com amendoíns torrados, por isso não sei se se safam...

Já agora... tens os amendoíns descascados? Não estou a falar da casca interna fininha avermelhada/acastanhadas, mas sim da exterior, maior tipo cartão...

pois, o normal é muito relativo mas quase que parecem bons para comer (é pena já tarem furados :roll:). tão descascados e crus

_pinguim_ tens de tirar a casca aos amendoins

pois Martouf, o problema é que com uns 10 tenebriozitos ou ainda menos não ia ter grande sucesso a separa-los em duas culturas...

Editado por marta_silva

Publicado:

Agora que falaram em milho lembrei-me que cá em casa tenho milho armazenado em grandes bidões e vejo lá uns bichinhos. a minha mãe diz que é gorgulho (eu não percebo nada disso :microwave: ), as larvas desses bichinhos também são boas para os peixes????

Publicado: (editado)

e há alguma alma caridosa que me arranje uma cultura de arranque? :rainbowafro:

Editado por Red Oscar
Publicado:
Boas. No seguinto do post sobre comida viva, já experimentaste outro tipo de comida ??

Comida Viva

"Existem várias receitas caseiras para o substrato e alimentação dos tenébrios. Pode ser feita de farelos (trigo, milho ou aveia) ou farinha de milho. Se o substrato tiver uma aparência poeirenta ou gasta, adicione um pouco mais de substrato. Como alimento pode usar pedaços de batata, cenoura ou aipo crus, de forma a fornecer humidade às larvas. Também lhes pode dar biscoitos secos para cães ou gatos. O excesso de comida deve ser retirado e guardado visto os tenébrios por vezes depositarem neles os seus ovos."

Separa a tua cultura em dois, se puderes, e usa uma como amostra de controlo (mantendo a alimentação que tens dado) e à outra cultura fornece um alimento diferente. Compara a taxa de crescimento das duas culturas. Se usares o mesmo processo com vários tipos de alimento certamente chegarás à conclusão do alimento que te proporciona maior rentabilidade.

Atenção que o que ela tem são tenébrios do Amendoim. Os tenébrios que aí se fala são os molitor. Eu alimento os molitor com Kornflakesl e os gajos estão gordos como tudo e tenho montes de escaravelhos. Os do Amendoim só têm mesmo amendoins e proliferam normalmente. Também já li que umas ervilhas, não lhes fazia mal. Mas como não notei grandes diferenças...

Agora que falaram em milho lembrei-me que cá em casa tenho milho armazenado em grandes bidões e vejo lá uns bichinhos. a minha mãe diz que é gorgulho (eu não percebo nada disso :blush: ), as larvas desses bichinhos também são boas para os peixes????

Experimenta. Se os peixes comerem é porque é bom.

sera que me podiam dizer quais sao os peixes que comen essas minhocas e que eu tenho bues pra dar aos passaros

Todos os que não sejam vegetarianos e lhes caiba na boca. Se os esmagares até os alevins comem.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

• 3 anos depois...
Publicado:

Olá.

Porcuro tenebrio do amendoim para iniviar um cultura com urgencia. Se alguem tiver e me quiser vender que me contacte. Sou do porto

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas vi o topico decidi dar uma ajuda XD

eu quando mative cobras e lagartos tinha muitooo insecto e como os gajos eram comilões nao dava para etar sempre a mandar vir, entao decidi criar uma colonia de bichos...tanto de grilos como de tenebrio...

no tenebrio, eu nao dava amendoim...mandava vir umas valentes 500 grammas/1 kilo de insectos..comprava farelo de trigo, uns bons 5 cm de altura e metia umas caixas de ovos vazias dentro da caixa do tenebrio com um cabo termico por baixo da caixa e voilá! tinha constantemente larvitas pequenitas....convem separar larvas, pupas e besouros...tudo ao molho nao dá com nada, quer dizer dá, mas nao em tao grande quantidade...

o cabo termico basta algo com 25W e nem precisa de termostato que a essa potencia nao passa dos 28 graus ( é essa a temperatura perfeita)

o que estou a falar é algo como isto, ou pelo menus era como mantinha a minha colonia:

mealwormboxopened.jpg

espero ter ajudado

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Dá-lhes gelatina tem proteina e ZAS maiores posturas--->mais larvas

Não tou a gozar os meus adoram!