Recommended Posts

Publicado (editado)

Tenho acesso no trabalho a bidons de acido clorídrico já vazios. Claro que estes mesmo após lavados apresentarão alguns residuos do mesmo ácido.

Mantenho aquarios de biótopo amazónico pelo procuro manter a agua destes em valores (consoante a fauna em cada) entre pH 5,5 e 6,5 com mineralizações baixas etc. Normalmente uso compostos orgânicos como turfa, produtos da Azoo ou mesmo agua desmineralizada (a qual também obtenho no trabalho para o efeito).

Antigamente havia quem usasse substancias acidas para baixar o pH das aguas como vinagre de cidra (o qual já utilizei com resultados muito limitados) ou mesmo acidos como o clorídrico ou sulfúricos bastante diluídos.

Os bidons em causa que pretendia usar eram de acido clorídrico a 33%, penso que tratando-se de um acido orgânico cuja concentração não se consegue muito elevada pelo que resíduos que possam ficar nos ditos recipientes após lavagem não serão muito potentes.

O que pretendo é informação de alguém da área de Química ou possivelmente Biologia que me possam tirar dúvida sobre utilização segura ou não e ou possíveis efeitos na fauna e flora.

Pedia a membros que não foussem destas areas que se abstivessem de ter apenas "palpites" insubstanciados a menos que tenham MESMO experiência em manipular tais químicos. Para palpites já bem basta os meus que apesar de ter química do 12º ano e mais duas cadeiras de química na faculdade não passam disso mesmo palpites.

Desde já agradeço

André Rodrigues

Editado por andrejnr
Publicado:

Olá André.

Podes fazer um teste simples... depois de lavado, enche o bidon com água e mede o pH e KH e compara com os valores iniciais da água que usaste para lavar o bidon :wink:

Se o KH e pH baixarem substancialmente, é porque ainda tens muito HCl a dissolver-se na água que adicionas ao bidon.

Em princípio, como o ácido clorídrico se dissolve bem em água não haverá qualquer problema. Se não sair logo à primeira, sai à segunda...

Abraço.

Luís Fortunato

PS: O Ácido Clorídrico/Muriático é um ácido inorgânico e não orgânico :)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas!

Não sei se o teu problema já está resolvido.

A melhor forma de "lavares" o recipiente é passá-lo por agua corrente, pois assim vais conseguir retirar todos os residuas de HCl que possam restar adsorvidos às paredes do recipiente, que sendo de plástico (acho que são, não?) adsorve mais facilmente liquidos à sua superficie.

Colocares uma mangueira dentro do recipiente e deixares a agua correr é a melhor forma.

Após a lavagem, enche o recipiente e verifica o pH da agua passado algumas horas, pois se o fizeres logo a seguir este não vai ser correcto devido ao HCl que possa ter ficado adsorvido nas imperfeições do recipiente e que são mais dificeis de tirar.

espero ter ajudado....

Abraço

ERLENMEYER

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Publicado:

...mas será que vale a pena isso?! Tambem já tive peixes em bidons, acabando sempre por desistir porque depois não dá para os ver bem, manejá-los bem, ou porque sendo de criação, não convinha muito ter tanta altura de agua, sendo melhor tê-los num recipiente que tenha mais em comprimento do que em altura (regra geral os bidons são precisamente ao contrário).

HCl a 33% de facto não é concentrado (já agora posso perguntar para que a tua empresa usa HCl, só por curiosidade?). Mas tb como foi bem dito, o plástico "impregna" algum acido; eu deixava isso uns dois dias ao sol (para aquecer melhor a agua), dava uma mexidela de quando em vez e passados os dois dias fazia o mesmo. O Cl assim existente vai-se "misturando" na agua e sendo evaporado, tal como fazemos com a agua das TPA´s

Ah, medes os parametros da agua antes de a pores, e findos os dois dias(não esquecer que o pH baixa, regra geral alguma coisa, em relação à torneira por causa do CO2 atmosférico).

Publicado:

Olá.

HCl a 33% de facto não é concentrado (já agora posso perguntar para que a tua empresa usa HCl, só por curiosidade?).

Ou então é... :twisted:

Em solução aquosa, a concentração máxima de HCl que consegues obter é de +/- 37%. Se tentares evaporar a água, esquece... o próprio HCl evapora melhor.

HCl com purezas superiores a 37%, só na forma gasosa.

Mas tb como foi bem dito, o plástico "impregna" algum acido; eu deixava isso uns dois dias ao sol (para aquecer melhor a agua), dava uma mexidela de quando em vez e passados os dois dias fazia o mesmo. O Cl assim existente vai-se "misturando" na agua e sendo evaporado, tal como fazemos com a agua das TPA´s

Não... :lol:

Os cloretos Cl- (aquilo que o ácido clorídrico tem) não evaporam da água. São iões...

O que evapora da água é Cloro molecular, Cl2, que o Ácido Clorídrico não tem.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Bem pessoal, antes de mais quero agradecer a atenção que deram a este tópico que eu abrí por necessidade de esclarecimento.

Dos três bidons de HCl que eu iria usar para carregar água apenas pude ficar com um de 40l, os outros dois de 20l alguém os apanhou antes que eu os levasse (vá-se lá saber para fazer o quê).

Com esse bidom e com mais dois que eu já usava e que tinham sido comprados para o efeito fui colher agua a uma fonte de agua na Venda Seca, agua a qual sai naturalmente com pH 4,5 a 5 e Gh 0 (isso mesmo leram bem e é na zona de Belas, Concelho de Sintra). Claro que lavei passando por agua varias vezes o dito bidom de àcido como sugerido pelo Luiz Fortunato a quém agradeço imenso a atenção dada a este tópico e ajuda que me deu ao assegurar-me que poderia usar sem problemas os recipientes. Após as varias passagens por agua realmente o bidom ainda cheira um pouco ao acido mas testes de pH confirmam que os valores da agua mantida neste bidom são identicos ao da agua mantida nos outros que eram só para transportar agua já de origem.

Agora o teste final:

Sábado dia 7 de Abril fui buscar à Ruimar três discus selvagens Nhamunda Rose (uma estirpe de Castanhos selvagens) foram feitas duas viagens para colher 160l de agua a qual foi usada cerca de 100l no aquario e acertado o pH para 6,5 usando agua da rede aquecida para acelerar também o aquecer do aquario. Este aquario esteve sempre montado durante o ano anterior e está biologicamente estabelecido. Neste momento os três ditos discus selvagens encontram-se maravilhados na sua nova casa tendo até começado a comer no próprio sábado em que vieram para minha casa.

Melhor teste que este não pode haver.

Um muito obrigado a todos, em especial ao Luis Fortunato

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Bem ao fim deste tempo posso dizer que os discus estão bem, já tiveram de sewr medicados contra parasitas e parecem agradecer a agua da fonte mesmo trazida nos ditos bidons de HCL. normalmente a cada 2 ou 3 dias mudo entre 15l a 30l de água, notam-se logo as cores deles a avivar mesmo metendo a agua por vezes a frio. O aquario tem como já referí cerca de 160l reais e com as regulares mudas de água o pH estabilizou a 5. Apenas cerca de 3l de agua da rede revelou-se o suficiente para o pH ir para 6. Adicionei agua da rede não só para que o pH não ficasse tão baixo mas também para introduzir alguma mineralização na agua duma forma expedita (eu sou como a natureza e a sua Lei da menor energia dispsndida possível - embora haja quem chame a isso calassice lol).

Editado por andrejnr
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!