Recommended Posts

Publicado (editado)

Não são nada boas as razões que me trazem hoje aqui.

Hoje, cheguei ao escritório e encontrei o pior cenário com que um de nós se pode deparar.

Três discos mortos.

Dois cobalto e um azul turquesa.

Vieram-me as lágrimas aos olhos.

Ainda ontem estavam lindos, gordos e felizes.

Agora, estão mortos.

Foi a maldita amónia.

O que ainda mais me incomoda é que, de certeza, fui eu que os matei.

Só não sei como.

Estava a fazer-lhe praziquantel e, por isso, tinha de lhes mudar 20% da água todos os dias.

Fiz na quinta, na sexta, no sábado e hoje, vinha fazer mais uma.

E montar mais um filtro, porque das conversas com o Fausto, estava cada vez mais convencido da necessidade de filtragem por excesso.

Debalde.

Vinha, todo contente, com o Eheim 2080 e encontro-os mortos.

Vi logo que era amónia.

Faço imediatamente TPA de 30%.

Meto Toxivec.

Só depois a meço: estava a 1 mg/litro.

Mortal.

Na tentativa desesperada de salvar os outros 3, continuo a fazer TPA de 30% de duas em duas horas.

Não a consegui baixar para baixo de 0,5 mg/litro.

Ainda altíssima.

Parei com as TPA´s.

Meti Nitrivec no XP2 e montei o 2080, reforçando-o também com Nitrivec.

Já sei que me morreram as bactérias e vão demorar a criar novamente.

Não vão ser os filtros que os vão salvar.

Fui a correr ao Norteshopping buscar Ammoex.

Meti no filtro e estou à espera.

Não saio daqui enquanto não baixar.

Dois deles já andam pela frente do aqua, mas o terceiro sobrevivente continua escondido.

Queria muito salvá-los.

Afinal, fui eu que fiz isto.

Não me perdoo.

O que me aconselham?

Continuo com TPA´s a este ritmo?

Ou espero?

O que foi que me matou o filtro?

A única coisa excepcional foi a adição de sal marinho da Rena, por causa de um deles que estava com um opérculo muito aberto e não reagia ao prazinquantel.

Experimentei o sal a ver que tal.

Foi isso?

Peço encarecidamente o favor de uma palavra.

Obrigado.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Publicado: (editado)

Boas,

Duro... mas enfim, há que seguir em frente.

Já que pedes conselho, aqui vai.

A melhor maneira de tratar um peixe é NUNCA recorrer a quimicos. NUNCA!! Como cura-los, então?

Processos que eu utilizo:

- TPAs + TPAs e ainda mais TPAs... às vezes quase que é necessário por um rio a correr e a sair do aquario.

- Subida gradual da temperatura, no caso dos discus até aos 35º, durante 5 dias. Descanço a temperatura normal mais 3 dias e mais 5 dias de temperatura a 35º.

Estes metodos, por vezes combinados resolvem 99% dos casos.

Depois, há umas quantas regras:

- utilização de um aqua hospital

- NUNCA comprar bacterias empacotadas (utiliza-se ou materia de um filtro já ciclado, ou um monte de plantas de um outro aquario já establecido) Já cheguei a trocar esponjas novas por esponjas sujas com alguns companheiros de vicio. Parece estupido, mas já de deve ter salvo muito peixe.

- se se quer mesmo utilizar quimicos, saber muito bem os efeitos imediatos e secundários

No imediaro, medir a amonia 2x a 3x ao dia e sempre que for > 0.1 mudar 10% da agua. A agua das TPAs deve ter SEMPRE os mesmos parametros de temperatura, acidez e dureza da agua que já lá está.

O 2080 é uma bomba, mas enquanto não tiver bacterias, só faz corrente, coisa que os discus não apreciam muito. Como tal, o natural mais rapido de criar bacterias do nada é com um filtro esponja.

E tens razão, filtrajem por excesso é um conseito que não existe na aquariofilia.

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Publicado:

lamento muito a tua perda, mas há que seguir em frente e não desistir....

que daqui em frente corra tudo pelo melhor e que safes esses que resistiram.

MUITA TPA, se necessário todos dias cerca de 25 a 30%, é o que eu faço com os meus, e atençao á alimentaçao , sinfonar sempre os restos diariamente ou de dois em dois dias......

muito bao sorte e muita aguinha

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Muito obrigado pelas vossas palavras e pelos vossos conselhos.

Vou segui-los.

Ontem estava em pânico.

Hoje, já mais calmo, vejo que dois estão mais ou menos, mas um terceiro está mal, parado no fundo.

Vamos a ver o que acontece.

Tenho que deixar aqui um público agradecimento ao Fausto Vicente, membro deste fórum, pela sua grande solidariedade e pela sua inestimável ajuda.

É-lhe devido.

Não há muita gente assim.

Irei dando notícias sobre o assunto.

Um abraço a todos.

Editado por Windrider

Publicado:

Luís, a subida da temperatura aumenta o metabolismo, certo? Ou seja, provoca como que uma aceleração do funcionamento dos orgãos, não é?

Fica-me uma dúvida: não pode isso contribuir para o aumento da absorção da amónia pelo organismo dos bichos?

Pensei assim: se eu estiver num ambiente saturado de dióxido de carbono, quanto mais depressa respirar, mais CO2 absorvo.

Não se passará o mesmo aqui?

Desculpa a pergunta, que provavelmente é tola, mas ocorreu-me.

Abraço-

Publicado:
Luís, a subida da temperatura aumenta o metabolismo, certo? Ou seja, provoca como que uma aceleração do funcionamento dos orgãos, não é?

Fica-me uma dúvida: não pode isso contribuir para o aumento da absorção da amónia pelo organismo dos bichos?

Pensei assim: se eu estiver num ambiente saturado de dióxido de carbono, quanto mais depressa respirar, mais CO2 absorvo.

Abraço-

estás +- lá, por isso tpas frequentes , pois a temp alta o metabolismo aumenta logo aumenta a necessidade dos gajos se alimentarem e de fazerem as suas necessidades, logo mais poluiçao ....

Nas tpas é que está o segredo, os discus gostam de água a 0 amonia e 0 nitritos 0 phosphatos..... água limpa

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Abraço-

Sem duvida. No entanto os beneficios são bem maiores:

- elimina toda uma serie de parazitas

- aumenta o metabolismo, induzindo a alimentação

- promove a produção de defesas no organismo

- impede a proliferação acelarada de bacteria nocivas

Como já foi dito, deves acompanhar estas medidas com generosas TPAs, sempre à mesma temperatura.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Sem duvida. No entanto os beneficios são bem maiores:

- elimina toda uma serie de parazitas

- aumenta o metabolismo, induzindo a alimentação

- promove a produção de defesas no organismo

- impede a proliferação acelarada de bacteria nocivas

Como já foi dito, deves acompanhar estas medidas com generosas TPAs, sempre à mesma temperatura.

Cmprts,

Luis.Dias

Não seria então mais sensato aumentar a temperatura apenas depois de estabilizada a amónia e o previsível pico de nitritos que se lhe seguirá?

Digo eu...

Evitava sobrecarregar o organismo dos bichos com substânicas tóxicas.

Pedro

Publicado:
Não seria então mais sensato aumentar a temperatura apenas depois de estabilizada a amónia e o previsível pico de nitritos que se lhe seguirá?

Digo eu...

Evitava sobrecarregar o organismo dos bichos com substânicas tóxicas.

Pedro

A meu ver o mais importante é eles nunca pararem de comer. Podes fazer quase tudo, desde que eles continuem a comer.

Quando eles param de comer, a primeira coisa a fazer é sempre tentar po-los a comer o mais rapido possivel.

Assumo pela tua descrição que eles, por exemplo hoje já não comeram.

A subida de temperatura, vai estimular-lhes o sistema imunitário. Claro que não ficam imunes às toxinas. No entanto, a regra é sempre acompanhar de GENEROSAS TPAs.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
hoje já não comeram.

Pois não comeram, não.

Nem vão comer.

Porque não lhes vou dar pevide de comida enquanto a amónia não estiver estabilizada.

Não me parece prudente aumentar a carga de poluição numa altura tão sensível.

(ainda é cedo para cantar vitória quanto aos rapazes que ficaram, mas, no meio desta desgraça toda, o último teste teste de amónia - há cerca de 20m - já dá amarelo (0,0mg/litro). Vamos a ver se isto se aguenta assim e esperar pelo que vai acontecer no pico de nitritos que vem aí)

(espero conseguir passá-lo com as TPA´s)

(já apanhei o que estava pior a debicar no areão. Coitado, não encontra lá nada para lá de sílica. Mas hoje vai passar fominha)

(esta aqui a olhar para mim com cara de parvo. Coma caracóis, que tem muitos!...)

Creio que o pico de amónia está ultrapassado.

Sem excepção, as últimas análise de ontem e todas as que fiz hoje mostram o NH4 a 0,0mg/l.

Ainda não surgiu qualquer pico de nitritos, que se mantêm a zero.

Talvez as bactérias não se tenham perdido e a amónia se tenha ficado exclusivamente a dever a uma carga excessiva de poluição, resultante de excesso de alimentação e de dejectos dos bichos.

Não sei.

Os três discus sobreviventes encontram-se razoavelmente bem, comeram avidamente hoje quando lhes dei um pouco de comida, apesar de ainda se esconderem muito e mostrarem as suas listas negras.

O diabo seja cego, surdo e mudo, mas penso que se safaram desta.

Não me perdoo pelos outros três.

Enfim...

Assim e em síntese, perante o pico de amónia, com uma concentração de 1mg/l, procedi pelo seguinte modo:

DIA 0

1. TPA imediata de 30%, com água com temperatura e ph equivalentes ao do aqua.

2. Adicão de Toxivec.

3. Sifonagem radical, mesmo com prejuízo de algumas plantas.

4. Substituição da lã de vidro dos filtros e lavagem das espumas grossas em água corrente.

3. TPA de 30% de 2h em 2h, nas primeiras 8 horas.

6. Ao fim de 4 horas, adição de Ammoex ao filtro

7. Adição de Nitrivec directamente no filtro.

8. Abstinência total de qualquer comida.

9. Monitorização da qualidade da água de 2 em 2 horas.

Efeito: redução da amónia para 0,5 mg/litro, em cerca de 4 horas.

DIA 1

1. TPA de 40% pela manhã e de 30% pelo fim da tarde.

2. Aplicação de Esha 2000, na proporção de 60% da dose de tratamento, com interrupção do filtro UVC.

3. Abstinência total de qualquer comida.

4. Cautelarmente, para prevenir um previsível pico de nitritos, adição de Clearmec no filtro.

5. Monitorização da qualidade da água de 4 em 4 horas.

Efeito: redução da amónia para 0 mg/l, 8) durante a tarde desse dia, sem a presença de nititros.

DIA 2

1.TPA de 30% ao fim do dia.

2. Aplicação do segundo tratamento de Esha2000 na mesma proporção.

3. Pequena refeição de artémia congelada (metade do habitual) com vigotin.

4. Monitorização da qualidade da água duas vezes por dia.

Efeito: manutenção da amónia em 0 mg/l, sem a presença de nitritos.

DIA 3

1. Repetição da rotina do dia 2, aumentando a alimentação para apenas uma dose normal de comida (artémia congelada).

2. Último tratamento de Esha2000.

DIA 4

1. Repetição da rotina do dia 3.

2. Se se mantiverem os valores de poluentes a zero, retirada da areia e resina filtrantes.

3. Adição de carvão activado no filtro por 48 horas e reposição do filtro UVC.

DIA 5 e seguintes

Rotina normal, com a particularidade de já poder fazer TPA de dois em dois dias, pois já tenho ligação directa ao esgoto e depósito em funcionamento. Para já é abrir torneirinhas, faltando a automatização, que aguarda a chegada de válvulas solenóides e montagem do quadro eléctrico (lá postarei o esquema definitivo no tópico que abri, quando estiver tudo montado).

Fiz este resumo para que possa eventualmente servir de ajuda a alguém que, no futuro, venha a ter o mesmo problema.

Um agradecimento ao Luís Dias e ao João Costa pelas suas respostas.

Um abraço especial ao Fausto Vicente, pelo fantástico apoio que me deu e pelos seus preciosos conselhos.

Sem ele, tudo teria sido seguramente diferente.

PBL

Editado por Windrider

Creio que o pico de amónia está ultrapassado.

(...)

Fiz este resumo para que possa eventualmente servir de ajuda a alguém que, no futuro, venha a ter o mesmo problema.

Um agradecimento ao Luís Dias e ao João Costa pelas suas respostas.

Um abraço especial ao Fausto Vicente, pelo fantástico apoio que me deu e pelos seus preciosos conselhos.

Sem ele, tudo teria sido seguramente diferente.

PBL

É para aprender e ajudar que cá andamos. Como te disse, desse desaire hás-de guardar duas recordações: a certeza de que, na aquariofilia em geral, e em especifico nos discus, calma e paciência contam muito, e a experiência de ter de resolver uma situação de crise, pois só a experiencia nos faz ter um certo calo. Por muita teoria que se tenha, muito que se tenha estudado e lido ( que é muito importante também, é certo...), só 'passando por elas' é que vemos como reage o nosso sistema e os nossos animais, pois não há dois iguais.

Dispoe sempre, e boa sorte com esses animais

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

• 4 semanas depois...
Publicado:
já conseguis-te perceber o que causou o pico de amónia?

Olá.

Peço-te desculpa, mas só agora é que me apercebi que te tinha deixado sem resposta.

Aqui fica agora e é negativa.

Presumo (e é mesmo mera presunção) que tenha sido excesso de alimentação e excesso de população, aliada a insuficiência de TPA's e filtragem deficiente.

Tinha seis discus de 8cm em 180l, deixei-me deslumbrar e dava-lhes comida a mais.

A que os gajos não comiam, defecavam.

Muito provavelmente, a amónia disparou por causa disso.

O que é mais grave é que, como referi algures aí para cima, estava ciente de que podia ocorrer um problema, de tal maneira que tinha comprado um filtro novo no próprio dia em que aquilo aconteceu.

Perdi os meus três rapazes, mas aprendi a lição.

Agora é sempre filtragem a dobrar (não é, Fausto?) e TPA diárias (ou, pelo menos, bi-diárias).

Os três que sobraram estão finos, tirando o Zé Guedes, que não há maneira de crescer.

Mas, ultimamente, tem comido que nem uma besta.

Deve ser da expectativa da casa nova.

Obrigado pelo teu cuidado e, mais uma vez, desculpa o meu desleixo, que foi involuntário.

Abraço.

P.

Publicado:
Agora é sempre filtragem a dobrar (não é, Fausto?)

Quem me conhece, já sabe que para mim não existe o conceito de filtragem suficiente. Nunca é suficiente.

e TPA diárias (ou, pelo menos, bi-diárias).

O pesadelo do discófilo!

Os três que sobraram estão finos, tirando o Zé Guedes, que não há maneira de crescer.

Pedro, garanto-te que quem esteja a fazer crescer discus, tem sempre lá um 'Zé Guedes'....eu fui abençoado e tenho 2....

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"