Recommended Posts

Publicado

Olá!

Comprei hoje um lindo ancistrus (não sei se há espécies ou nome científicos mais específicos, por isso, se houver, não sei especificar qual é) e só depois de o introduzir no aquário reparei que tem uma mancha por trás do olho e outra perto da cauda. Não sei se será paranóia minha ou se tem realmente alguma coisa.. (espero que as fotos sejam elucidativas)

ancistrus1.jpg

Reparem que entre a barbatana dorsal e a cauda há uma mancha maior.

ancistrus2.jpg

A qualidade não é boa, mas dá para ver que há uma mancha atrás do olho..

Alguém me sabe dizer o que é?

Espero que seja tudo só uma pinta maior..

Já agora, há algum nome mais específico para este ancistrus?

Cumps!

Publicado:

se fosse a ti mantinha esse peixe em quarentena... espero que não seja nada de grave mas tenho a sensação que poderas ter problemas... Que outros peixes acompanham esse teu ancistru?

Publicado:

oi td bem? eu tenho um igual mas 10 ou 20 x maior e ele de vez em quando fica palido.

isso aconteçe porque os peixes gato sao noctivagos e tu tens a luz ligada muito tempo certo??

resp

Daniel Almeida

Publicado:

Olá Pedro,

Parece-me ser uma infecção bacteriana.

Penso que deves actuar desde já!!!

Um medicamento que tenho usado nestes casos com sucesso é o BACTOPUR DIRECT da Sera. Basta seguir as indicações do folheto que acompanham o medicamento.

Boa sorte para esse menino.

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Publicado:

Obrigado pelas respostas..

Arrenpendo-me de não ter olhado melhor para ele na loja..

primi

A acompanhar tenho 2guppies, 1 molly, 2 danios zebra, 1 néon negro, 2 néons rosa, 1 tetra cauda vermelha, 1 camarão + o ancistrus adicionado hoje..

Daniel Almeida

Não sei, comprei-o hoje, por isso só hoje se irá adaptar ao horário da nova casita dele.. 12 horas c luz + 12 sem luz

Jacinto Silva

Como pô-lo de quarentena? É que não tenho outro aquário nem material a mais.. apenas um motor.. o máximo que conseguirei fazer é pô-lo numa espécie de taça com o motor a circular a água. Não vou ter termostáto a aquecer a água nem filtro.. É grave?

Cumps!!

Publicado:

Pedro,

Eu faria o tratamento igual para todos.

Já aconteceu com os meus peixes, apenas dois estarem aparentemente afectados, num grupo de cinco e fiz o tratamento para todos.

Se o tratamento for aplicado de acordo com a prescrição incluída no folheto não fará mal aos peixes e assim fica toda a família tratada!

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Publicado: (editado)

Olá Pedro,

Essa é uma questão mais difícil para mim.

Eu tenho idéia que não vem nada escrito nas indicações do medicamento sobre o seu efeito em peixes recém nascidos.

Não sei adiantar mais nada sobre esta situação.

De qualquer modo tenta saber algo mais no sub-fórum "doenças".

Cumprimentos.

Editado por Jacinto Silva
Publicado:

Eu tenho 2 peixes gato, um com um tamanho consideravel e um bem mais pequeno, esse pequeno esta sempre junto ao termostato a tona de agua onde tenho umas plantas a boiar, já me preocupei mais, pois ele come e lá se vai mexendo de vez em quando.

Como são peixes tranquilos (quando não estao com o azeites) penso que está bem, mas agora ao ler este post assustei-me um pouco.

Que me propõe fazer?

Publicado:

Jacinto Silva,

Obrigado pela resposta. Já apliquei o remédio desde ontem à tarde e os recém nascidos aparentemente estão óptimos.. Mais mal lhes fiz eu a transporta-los do filtro para a maternidade do que o remédio..

Espero que o baktopur direct resolva o problema do meu ancistrus :P

Cumps!

Faltam 24h +/- para acabar o tratamento que o Jacinto sugeriu. Aqui estão os desenvolvimentos (infelizmente acho que não ha melhorias:|)

ancistrus3.jpg

ancistrus4.jpg

Q acham?

Cumps

Editado por PedroQM

Olá Pedro,

Após terminar o tratamento deves aguardar e ver a evolução do estado de saúde do peixe. O desaparecimento das lesões provocadas pela doença não acontece de um dia para o outro.

Deves continuar a vigiar o peixe, verificando se tem boa vitalidade, se se alimenta bem, se as manchas aumentam ou diminuem.

Das duas uma:

Ou o peixe começa a recuperar nos primeiros dias após o tratamento, melhorando o aspecto das lesões, mantendo uma boa vitalidade e alimentando-se bem... e então demorará cerca de 15 dias até que recupere o seu aspecto normal;

Ou então, nos dias imediatos ao tratamento o peixe piora o seu estado de saúde e aqui teremos que pensar que não se trata de uma infecção bacteriana ou ainda que se trata de uma infecção bacteriana associada a fungos ou outra doença.

Vai dizendo alguma coisa sobre a evolução desse menino!

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Publicado:

Obrigado pela ajuda que têm dado, pessoal. banana rock

Já segui todos os passos das instruções e fiz a tpa de 50% p tirar o remédio. Tenho posto comida para peixes de fundo mas não o vejo comer.. mas por outro lado vejo-o todo animado pelo aquário colado aos vidros, pedras, filtro.. Parece-me bem, mas estas manchas é que me assustam..

No pior dos casos, poderá esta doença ser contagiosa (por causa dos outros peixes)?

Nota: as últimas fotos estão c photoshop em cima pq a luminosidade da foto era fraca. As manchas têm uma cor mt semelhante às pintas dele..

Já agr, sabem-me dizer se há algum nome específico para este ancistrus?

Cumps!!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Para quem estava a seguir este topico e me estava ajudar, informo, lamentavelmente, que o ancistrus nao sobreviveu :\ enfim.. E o que da comprar em lojas que so pensam em dinheiro e nao prestam atencao nenhuma a saude dos animais..

Cumps!!