ruialexpedro Publicado Março 24, 2007 Publicado Março 24, 2007 (editado) Boas people, Entrei numa loja de material de jardim e estive a ver vários produtos que dizem-se ser só ferro para plantas, 1ª dúvida - que quer dizer x% de Ferro solúvel em água 2ª dúvida - que quer dizer y% de Ferro quelatado por orto-orto-EDDHA 3ª dúvida - que quer dizer z% de Ferro quelatado por EDTA 4ª dúvida - quer saber se algum deste Tipos de Ferro servem para administrar ás plantas dos nossos aquários e quais as medidas de dissolução 5ª dúvida - Tenho andado a ler tópicos acerca de adubação por sulfatos, nitratos, e Fostatos de Potássio e em todos os tópicos recomendam uma solução aquosa destilada, porquê tem de ser em água destilada e o que acontece se for em água da torneira. Obrigado mais uma vez a todos Viva Portugal (Portugal 4 - 0 Bélgica) Editado Março 24, 2007 por ruialexpedro Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Murkas Publicado: Março 24, 2007 Publicado: Março 24, 2007 (editado) 5ª dúvida - Tenho andado a ler tópicos acerca de adubação por sulfatos, nitratos, e Fostatos de Potássio e em todos os tópicos recomendam uma solução aquosa destilada, porquê tem de ser em água destilada e o que acontece se for em água da torneira. Boas Convém ser água destilada pois desta maneira sabes que apenas adicionas o composto que queres (a água da torneira tem vários nutrientes dissolvidos como cloro, cobre, mágnésio, etc... para além que não sei se algum destes compostos poderá reagir com o composto da solução que pretendes fazer formando precipitados e afins...) Abraço Editado Março 24, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
ruialexpedro Publicado: Março 24, 2007 Autor Publicado: Março 24, 2007 Boas, 5ª Dúvida - Esclarecida Só faltam as outras......... Obrigado Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Just_me Publicado: Março 25, 2007 Publicado: Março 25, 2007 1º que nao presta como unica fonte de ferro para aquarios pois basicamente vai-se transformar em ferrugem em menos de nada 2º que o que estás a meter é : C18H16O6N2NaFe, ou seja o ferro ligado a um quelatante, tens é de saber a estabilidade do quelatante em causa na agua e aos factores ecossistema aquatico, ha quelatantes que basicamente nao servem para nada em aquariofilia, (quelatantes e complexantes). 3º é ferro associado a um quelato muito utilizado em aquariofilia, perfeitamente utilizavel em aquarios, se e so se for so isso que faça parte da composição, é normalmente utilizado um preservante em conjunto para aumentar o tempo de vida da solução, e desse preservante depende se deve ou nao ser utilizado em aquario. 4º é dificil trabalhar com z%....para te responder a essa pergunta , mais ainda quando nao se sabe o tipo de % de que estás a falar, nem se é liquido ou sólido. 5º porque nao sabes o que vem na agua da torneira, tanto a nivel quimico como biologico, e qual o seu poder de te estragar o teu quelatante ou complexante no tempo em que pretendes usar o teu preparado. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ruialexpedro Publicado: Março 25, 2007 Autor Publicado: Março 25, 2007 (editado) Boas, Eu não estou a meter nada deste produtos, apenas por curiosidade é que criei este post. Em relação às percentagens, eu não fixei mas, variava tudo entre os 4 e os 6% salvo erro. Todos estes produtos eram em pó (saquetas) Estava curioso pois às vezes podemos encontrar produtos para jardinagem perfeitamente adaptaveis à aquariofilia a preços bem mais baratos. Obrigado Editado Março 25, 2007 por ruialexpedro Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
kromo Publicado: Março 25, 2007 Publicado: Março 25, 2007 (editado) Boas, Eu não estou a meter nada deste produtos, apenas por curiosidade é que criei este post. Em relação às percentagens, eu não fixei mas, variava tudo entre os 4 e os 6% salvo erro. Todos estes produtos eram em pó (saquetas) Estava era curioso pois às vezes podemos encontrar produtos para jardinagem perfeitamente adaptaveis à aquariofilia a preços bem mais baratos. Obrigado como por ex: o algoflash anti-chlorose. hortrilon ou o kelamix complex...entre outros. Editado Março 25, 2007 por kromo
Recommended Posts