DMFV Publicado Março 24, 2007 Publicado Março 24, 2007 Boas, tenho 2 aquarios plantados, mas as vezes para algumas plantas a luz nao parece ser suficiente. A minha pergunta e, qual as melhores lampadas para a maioria das plantas, e projectores HQI, e so mais para salgados ou num plantado era aconselhado? Desculpem a falta de acentuacao mas o pc anda 1pouco louco. Cumprimentos a todos os colegas. Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 25, 2007 Publicado: Março 25, 2007 Olá. Essa não é uma pergunta fácil de responder. Tens de nos dar mais dados... sendo os mais importantes, a litragem do aquário, as suas medidas, e as plantas que tencionas manter. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DMFV Publicado: Março 26, 2007 Autor Publicado: Março 26, 2007 ok, tenho1 e de 100l com 40de altura e outro de 300l com 60cm de altura,ambos com 1m de frente, em termos de plantas, estao a dar-se +- tanto num aqua como noutro, tendo no aqua de 100l, 1calha aquapor com floraglo de 30w e no de 300l 1calha com 110w k tem penso k se costumao chamar de compact. Tenho 15especies diferentes, do qual grande parte n sei o nome. As plantas n morrem mas algumas n se desenvolvem, e existem umas como 1bacopa, polyperma e amazonenses crescem muito. A minha questao era saber se consigo aumentar a luz com o k tenho, e vendo tantas vendas de HQI(150w e mais), se estas valem a pena, visto costumar ver em salgados. Cumprimentos a todos Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 26, 2007 Publicado: Março 26, 2007 Olá. Se as plantas não se desenvolvem mais, é mesmo porque a quantidade de luz que atinge as plantas não é suficiente... Mas calma... antes de desenvolvermos mais, convém saber como é que estão as plantas. Às tantas até pode ser uma carência de nutrientes... masnão me parece. Pelo que dizes, as plantas que necessitam de menos luz são as que se desenvolvem mais... logo é claramente falta de luz. Atenção!! Falta de luz que chega às plantas... até podemos ter 1000W, se não chegar às plantas não adianta de muito... Das 2 uma... ou dedicas-te a plantas menos exigentes (usas as que estão a crescer bem no teu aquário), ou então sim, terás de usar outras lâmpadas (HQI, por exemplo). Mas atenção... a iluminação não é apenas o único factor em jogo. Se começas a usar mais e melhor iluminação (melhor em termos de penetração na água), terás também de adaptar a fertilização das plantas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DMFV Publicado: Março 26, 2007 Autor Publicado: Março 26, 2007 Obrigado pelo concelho, a minha duvida era mesmo nas HQI, julgava apenas k o espectro fosse o mais indicado para salgados. Vou pensar no assunto, pois se estas funcionam tao bem como as outras e tem mais watts e porque deve compensar.Tambem tenho de voltar a por o CO2 que retirei a ja algum. Thanks . Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 26, 2007 Publicado: Março 26, 2007 Olá. O facto das HQI serem usadas para aquários marinhos, não é por terem um espectro melhor ou pior que as lâmpadas fluorescentes. Deve-se sim ao facto, das HQI para o espaço que ocupam, conseguirem concentrar uma enorme quantidade luminosa (lâmpadas muito fortes), o que faz também que sejam das melhores lâmpadas a usar em aquários com alturas maiores que a média (que é o caso dos salgados). Não só, pois pelo pouco que sei, os aquários salgados se tiverem corais, necessitam tanta ou mais luz que um aquário plantado. Mais uma vez, isso faz com que as HQI sejam muito utilizadas em salgados... por causa destes 2 factores, e não devido ao espectro da lâmpada ser melhor ou pior... pois isso depende única e exclusivamente da lâmpada Ou seja, podes ter um projector de HQI a trabalhar com uma lâmpada daylight ou de 8000 K na boa... não são somente com lâmpadas "azuis". Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Março 27, 2007 Publicado: Março 27, 2007 Viva, Tanto nos EUA como no norte da Europa (e em Portugal também), cada vez mais se utilizam as T5 em vez das HQI (mesmo para corais duros, muito exigentes em termos de luz). Vantagem das T5: emitem menos calor que as HQI; permitem uma maior combinação de lâmpadas diferentes. Desvantagem das T5: São necessárias muito mais lâmpadas para produzir a mesma luz de uma HQI e devem ser substituidas mais frequentemente dos que as HQI (especialmente quando estas ultimas são utilizadas com balstros electrónicos) Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts