Bomba De Um Poço Num Reef


Recommended Posts

Tenho uma bomba daquelas de poço em casa que não está a ser usada e está bem de saúde. A quantidade de água que debita é 8500 l/h.

O meu aquario tem 1000 L e a bomba de retorno que tem na sump é uma eheim 3200l/h.

 

Pergunta 1:

Deveria ter um retorno maior e consequentemente uma maior quantidade de água a sair do aquario e a passar pela sump ou está bem assim?

 

Estava a pensar usar essa bomba de poço na sump como retorno mas, em vez de a usar em fluxo continuo, usa-la por pulsos, uma vez que, ao contrario das eheim's e das tunze's que tenho, esta bomba está preparada para ligar e desligar.

Este sistema iria permitir que a sump enchesse até um determinado nivel. Atingido um determinado nivel, a bomba faria o retorno até o nivel da sump retomar o normal. A eheim continuaria a ter o nivel minimo para estar sempre a funcionar e desta maneira, a circulação ia-se alterando, simulando mais o efeito de ondulação.

 

Pergunta 2:

É viavel utilizar estas bombas como circulação num reef?

Pergunta 3:

Este sistema parece-vos viavel? Quais serão as contra-indicações?

 

P.S. A bomba já está equipada com uma "boia" que funciona de nivel e aciona o funcionamento da bomba quando a água atinge um determinado nivel.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Telmo,

 

A única questão que se coloca é se a bomba nos seus componentes não terá alguma parte de cobre? Se sim, e normalmente é o que acontece, não a podes utilizar no teu reef.

 

Quanto a circulação... quanto mais melhor!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

esse sistema obrigaria a bomba a estar constantemente a ligar e desligar. Não sei se ela estará preparada para tal.

 

Outra coisa, é o consumo energetico...não deve ser pouco. Aposto em 200wts o que já é alguma coisa na conta.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

preparada até é capaz de estar, a tua conta de electricidade é que nao deve ser nada bonita com os picos de consumo no arranque de uma bomba dessas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É quase certo, tal como já foi dito, que essa bomba não deve estar preparada para reef, derivado aos componentes metálicos, como por exemplo o cobre! O custo de electricidade é imenso, por isso tens que preparar o bolso para teres uma coisa dessas ligada! Eu aconcelhava mesmo a uma bomba da tunze, heim ou da sicce! Existem as bombas da sicce que estão preparadas para reef e têm um caudal bom (têm até 15700lts/h), além dos consumos serem muito bons! Julgo que existem 2 lojas que vendem essas bombas e que fazem parte dos patrocinadores do fórum, que é a Horizonte Aquático e a Redfish. As restantes não sei se vendem!

Só para teres um exemplo de consumos e litragens podes ver aqui que numa bomba de 8300lts/h tens um consumo de 140w e eleva-te a água a 5mts, por isso a bomba funciona bem para o que queres!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais