Recommended Posts

Publicado

boas!

com estes parâmetros: NO3=5 e PO4=0.25, será aconselhável o uso de fertilizante NPK?

pelo que tenho constatado, os valores dos mesmos considerados aceitáveis, situam-se entre 5 a 10 e 0.5 a 1, respectivamente, mas a duvida surgiu-me quando li na embalagem (Nutrafin) que se devia ir adicionando o produto até atingir NO3=3.5! ora eu já tenho um valor superior ...

motivo: hygrophilas com as folhas esburacadas que depressa se soltam e echinodorus quadricostatus com as folhas muito frágeis ficando transparentes, apesar de crescerem runners e mais runners... desde que isto aconteceu, noto o aparecimento de algumas algas (pequenos tufos pretos nas extremidades de algumas folhas das anubias e nas raízes suspensas dos filhotes dos fetos de java) com crescimento muito lento, mas que teimam em nao desaparecer, apesar das tpas de 25% 2Xsemana e da adição de Flourish (Seachem)...

...ou será só falta de ferro e posso deitar o NPK para o lixo? :angel:

desde já, obrigado!

Publicado:
  josé mendonça disse:
boas!

com estes parâmetros: NO3=5 e PO4=0.25, será aconselhável o uso de fertilizante NPK?

pelo que tenho constatado, os valores dos mesmos considerados aceitáveis, situam-se entre 5 a 10 e 0.5 a 1, respectivamente, mas a duvida surgiu-me quando li na embalagem (Nutrafin) que se devia ir adicionando o produto até atingir NO3=3.5! ora eu já tenho um valor superior ...

motivo: hygrophilas com as folhas esburacadas que depressa se soltam e echinodorus quadricostatus com as folhas muito frágeis ficando transparentes, apesar de crescerem runners e mais runners... desde que isto aconteceu, noto o aparecimento de algumas algas (pequenos tufos pretos nas extremidades de algumas folhas das anubias e nas raízes suspensas dos filhotes dos fetos de java) com crescimento muito lento, mas que teimam em nao desaparecer, apesar das tpas de 25% 2Xsemana e da adição de Flourish (Seachem)...

...ou será só falta de ferro e posso deitar o NPK para o lixo? :)

desde já, obrigado!

Deitar os macros para o lixo? Manda cá para casa ;)(brincadeirinha)

Experimenta sim fazer adição de ferro, e bota mas é Potássio nisso (K) na ausência de um dos nutrientes os outros também não são consumidos ;)

Quase reformada!!

Publicado:

olá ana!

obrigado pela rápida (e bem disposta) resposta! :)

mas já gora, quando dizes para eu só adicionar ferro e potássio (e não NP), isso deve-se ao facto de achares que os niveis de nitratos e fostatos no meu aquario ja sao suficientemente elevados?

obrigado

Publicado:

Olá.

Só uma chamada de atenção... o problema não é a concentração actual de NO3 e PO4 no aquário... mas sim o seu progresso.

Se se mantiver sempre assim, com adição da comida, a resposta é a que a Ana deu.

Mas deixo já o aviso... acho muito complicado, até porque com o crescimento em número de plantas, esses valores irão alterar-se.

Plantados não tem regras... tens de andar sempre em cima deles. Um dia fazem isto, outro dia fazem aquilo. É muito complicado definir, principalmente ao início, como se irá comportar um plantado em termos de química.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Claro que adicionar potássio apenas será no imediato, depois terás com o tempo ajustar as fertilizações às necessidades do teu aquário :)

Quase reformada!!

Publicado:

obrigado ana e luis, pelas vossas respostas! :shock:

o aquário está montado há 3 meses e até agora com relativo sucesso; já tive que podar todas as plantas de crescimento rápido varias vezes, incluindo o musgo (so à nymphaea tive que cortar 10 folhas enormes... até doeu!) e mesmo nas hygrophilas os cortes têm que ser semanais, pois elas não param de crescer... o problema apareceu agora nas folhas inferiores destas e na echinodorus quadricostatus que está a ficar francamente feia...