Duvida De Nanoreef


Recommended Posts

Tenho uma duvida, ainda sou muito inexperiente tanto em agua doce com completamente a 0 de agua salgada, mas o facto é que o bichinho pelo salgado tem vindo a crescer desde os meus primeiros meses de agua doce.

Como tal gostaria de reunir então um conjunto de factores para talvez poder iniciar neste mundo.

Tenho 2 aquas, um com 110x30x50 e outro de 35L(nem sei as medidas ;)), agora gostaria de saber para construir um nano se o 165L serve, ou se já é demasiado grande para o proposito( quero evitar ter escumador e sumps porque o $$$ ), o de 35L ao que tenho lido e relido, é insuficiente.

Agora gostaria de saber a opinião dos mais entendidos e talvez uma referencia ao que eu tenho de ter para me poder iniciar.

sei que 20% deverá ser RV, agora de resto tou a 0.

 

Desculpem a minha ignorância, mas só assim uma pessoa aprende.

 

cumprimentos

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa, é também o problema da localização, ate vivo perto de uma boa zona costeira, mas, lojas deste ramo, são muito poucas, e todas para agua doce, a unica que conheço com alguma coisa para salgados é mesmo no centro comercial glicinias, e preços vai lá vai.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para um nano 135lts ja n é pequeno. Se não queres escumador tens de ser muito criterioso nas TPA´s . Pelo menos 20% todas as semanas. Não é impossivel, mas dificil. Sugiro que tentes arrnjar disponiblidade €€€ para o escumador. ACredita que te vai poupar muitos €€€€ em vivos.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenciono sempre comprar o material todo, ou então construir pelas minhas mãos que me dá um gozo especial, mas para inicio penso que tpa terão de servir. agora para 165L que bombas e quantidade de RV e RM a usar?.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 ou mais bombas que no total façam no minimo 20x de circulação, 3300lts/h. Aponta para 30x.

 

Rocha cerca de 33kg

 

a distribuição, é conforme a bolsa, mas com menos rocha viva tens sempre de ter mais calma com peixes e corais que ponhas. Diria 1/2 - 1/2.

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.