afonso500 Publicado Março 22, 2007 Share Publicado Março 22, 2007 ola a todos,vou montar uma aquario de ciclideos, e vi umas pedras bem gira no maxmat daquelas com buracos,são o que eles chamam de pedra regional.ok alguem aqui conhece alguma forma de por aquelas pedras branquinhas??posso por algum acido proprio?sera que a pedra absorve o acido?alguem please....conhece algum truque?ajudam-me!!!!obrigado a todos. Citar Rui Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Março 22, 2007 Share Publicado: Março 22, 2007 ola a todos,vou montar uma aquario de ciclideos, e vi umas pedras bem gira no maxmat daquelas com buracos,são o que eles chamam de pedra regional.ok alguem aqui conhece alguma forma de por aquelas pedras branquinhas??posso por algum acido proprio?sera que a pedra absorve o acido?alguem please....conhece algum truque?ajudam-me!!!!obrigado a todos. Boas O dito ácido é o Cloridrico. Mas muito cuidado se o utilizares! Além de ser muito corrosivo, emana vapores altamente tóxicos! Colocar dentro de um balde uma solução de 50% de ácido e o restantes 50% com água. Colocar os calhaus lá para dentro, cuidado com os salpicos, e aguardar uma horita ou coisa parecida. Repito, muito cuidado com esse ácido, ou qualquer um. Cumps Davs Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Moreira Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 Antes do tratamento com o àcido sugerido pelo Davs, leva as pedras a uma estação de lavagem de automóveis com aquelas agulhetas de alta pressão, e dá-lhes, para as limpar em profundidade. Normalmente estes calhaus trazem muita terra e lixo nos buracos, e esta talvez seja a maneira mais eficaz para as limpar. Já cheguei a fazer isto, pegando numa sugestão do nosso amigo Nelson Oliveira, e foi altamente eficaz. Um abraço. Sérgio Moreira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 Boas O dito ácido é o Cloridrico. Mas muito cuidado se o utilizares! Além de ser muito corrosivo, emana vapores altamente tóxicos! Colocar dentro de um balde uma solução de 50% de ácido e o restantes 50% com água. Colocar os calhaus lá para dentro, cuidado com os salpicos, e aguardar uma horita ou coisa parecida. Repito, muito cuidado com esse ácido, ou qualquer um. Cumps Davs explicaste isso um bocadinho mal, primeiro mete-se a agua, e depois o ácido Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SCO Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 explicaste isso um bocadinho mal, primeiro mete-se a agua, e depois o ácido É verdade isto misturas de acidos com água é sempre "ele por cima d' ela" Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 explicaste isso um bocadinho mal, primeiro mete-se a agua, e depois o ácido Boas Tens toda a razão, mas o adiantado da hora a que respondi ao tópico, já baralha um bocadito as ideias. Duas directas em cima foi no que deu, mas ainda bem que há membros atentos às "asneiras" dos outros. Também esqueci de referir que depois tem de se passar por muita água! Muita mesmo. Melhor que a lavagem de carros, só mesmo com um jacto de areia! Mas nem todos têm acesso a isso, tem de ser numa oficina de automóveis, que esteja disposta a gastar uns quilitos de areia para limpar uns calhaus. Cumps. Davs Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
avilandia Publicado: Março 27, 2007 Share Publicado: Março 27, 2007 Uma pergunta que pode parecer parva, essas rochas (que também estão aqui nos planos...) parece-me que bem lavadas à pressão e escovadas nos sitios mais esondidos devem ficar quase no ponto, de qualquer forma a minha ideia era depois disso um bom banho com lixivia (sendo calcário reage com ácidos, ok, mas para branquear que a lixivia com água a ferver faz o serviço faz!) mas entretanto o pessoal "idoso" cá de casa sugeriu-me usar vinagre que era o que faziam para limpar/branquear coisas. Sendo acido acético embora pouco potente será que funciona? Ou é mesmo um disparate pegado?? Essas rochas parecem-me mesmo bem para compor a coisa... Cumprimentos, Ricardo M. Citar Ricardo M. Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 27, 2007 Share Publicado: Março 27, 2007 bem, ainda bem k voltaram a este topico pk ia colocar um, a falar do mesmo....pois eh...estou a montar um malawi(mbunas) com uns peixitos sedidos pelo Davs...e para isso ele trouxe me uns calhausitos de calcario...disse me para fazer como aki foi dito...mas n consigo encontrar acido cloridrico em lado nenhum...encontrei acido muriatico e gavecal(removedor de vestigios de cimento e calcario) sera k faz o mesmo? e o procedimento, e o mesmo? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SCO Publicado: Março 27, 2007 Share Publicado: Março 27, 2007 Acido Muriatico é exatamente a mesma coisa que acido Cloridrico, o que muda é o rotulo. Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Março 28, 2007 Share Publicado: Março 28, 2007 Viva, As rochas não se vão manter brancas por muito tempo... Valerá a pena todo o esforço? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 28, 2007 Share Publicado: Março 28, 2007 depois de ter passado pelo acido, tem de se passar por muita agua, como foi dito em cima.... a minha questao, eh , se depois do acido se posso por as pedras no autoclismo(n sei se eh assim k se escreve lolol) ?? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Março 28, 2007 Share Publicado: Março 28, 2007 (editado) depois de ter passado pelo acido, tem de se passar por muita agua, como foi dito em cima....a minha questao, eh , se depois do acido se posso por as pedras no autoclismo(n sei se eh assim k se escreve lolol) ?? Boas. Podes pois! Além de limpar as pedras do ácido, sempre vai ajudando a limpar a canalização da casa de banho. Agora vê lá se não vais partir o autoclismo com o peso dos calhaus! E já agora vê se cabem dentro do dito. E os amarelitos como se portam? Já se consegue distinguir os machos das fêmeas ou ainda é uma incógnita? Cumps Davs P.S. - É autoclismo mesmo :D Editado Março 28, 2007 por Davs Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Março 28, 2007 Share Publicado: Março 28, 2007 E os amarelitos como se portam? Já se consegue distinguir os machos das fêmeas ou ainda é uma incógnita? epa...eles sao muito engraçados...andam todos em cardume e sempre aos esticoes como se andassem sempre assustados... em relaçao a distinçao dos sexos, n sei bem como se destinguem...mas se ajudar, dois deles têm o amarelo mais "electrico" enquanto os outros têm um amarelo bebe obrigado por tudo fika bem carlos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Março 29, 2007 Share Publicado: Março 29, 2007 epa...eles sao muito engraçados...andam todos em cardume e sempre aos esticoes como se andassem sempre assustados...em relaçao a distinçao dos sexos, n sei bem como se destinguem...mas se ajudar, dois deles têm o amarelo mais "electrico" enquanto os outros têm um amarelo bebe obrigado por tudo fika bem carlos Boas Fêmea: Macho: Como podes reparar, há diferenças óbvias. O macho apresenta riscas preto carregado em todas as barbatanas, enquanto a fêmea não. Por vezes, pode acontecer que num grupo desta espécie, num aquário, uma das fêmeas, a "Fêmea Alfa", apresente também essas riscas, mas mais subtis. É uma forma de enganar as outras fêmeas. Uma outra caracteristicas dos machos é aparecer de vez em quando uma risca vertical, também preta, que lhe "atravessa" os olhos. Acho que na altura de acasalamento e quando se querem "impôr" a outro macho não dominante. Nos irmãos dos tes, que ficaram cá, já consigo distinguir dois machos. O resto presumo que sejam fêmeas, mas ainda é muito cedo para ter a certeza. Com 3 meses já não restam dúvidas. Se quiseres mais, é esperar mais um mesito, porque tenho duas fêmeas com a boca cheia de alevinos. Raio dos amarelos andam sempre no truca truca... Nas fotos acima, os calhaus que se vêm, foram branqueados com ácido cloridrico, ou muriático. Como podes ver, ficam branquinhos e sem arestas cortantes. O ácido corrói tudo! Até o chão da minha varanda... Com o passar do tempo, perdem o branco e passam a tom amarelado. Com uma escovadela, ganham de novo o branco, embora menos. Espero que tenha respondido bem à tua pergunta, e se cometi alguma gafe, façam o favor de me corrigir. Entretanto vai dando notícias dos amarelitos, para eu comunicar ao resto da família, deles claro . Cumps. Davs Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
N U N O O Publicado: Outubro 13, 2009 Share Publicado: Outubro 13, 2009 pode ser utilizado aqueles acidos de branqueamento de tijoleira ?? hang loose Citar --------- AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635 Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas): blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/ calha de iluminaçao DIY: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Manuel Martins Sousa Publicado: Outubro 14, 2009 Share Publicado: Outubro 14, 2009 Olá As pedras dentro do autoclismo ajudam também a poupar água, e a natureza agradece. Um abraço Martins de Sousa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts