arengajojo Publicado Março 22, 2007 Publicado Março 22, 2007 Boas ppl.... ja tenho o aquario estabelecido à 1 mes e apesar de estar a cumprir com tudo o que me têm dito (TPA e luz) as plantas não estão a desenvolver se minimamente, e até pelo contrário, a Bacopa Amplexicalus ja tem mts folhas acastanhadas e ja tive que remover muitas delas, a Alternanthera Reineckii / Rosaefolia as folhas estão murchas e com pouco brilho e as Glossostigma elatinoides nao crescem minimamente.... O aquario nao é aquecido e a temperatura varia entre os 20 e 22 Cº ... Precisava de alguns conselhos... Essa foto foi tirada a um mes quando tinha acabado de plantar as plantas: [sETUP] Aquario 50*24*30 = 36L Filtro EHEIM pickup 2008 (interior) Substracto sera floredepot (2.4 kg) Iluminacao HDD 500 Compact - lampada de 36W, 8000K Plantas - Bacopa Amplexicalus - Alternanthera Reineckii / Rosaefolia - Cladophora aegagropila - Glossostigma elatinoides Peixes - Oranda - Telescopio
Fausto Vicente Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 (editado) Vais partir... Deste sub-forum; onde um dia chegaste a sorrir; Vais entrar; no subforum plantas; onde um administrador te vai colocar... (Isto é para ser cantado com musica do Clemente: Vais partir) Editado Março 22, 2007 por Fausto Vicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Ana Azevedo Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 Ora bem, as perguntas de sempre: - Tens CO2? - Tens fertilizado? - Qual a relação watt/litro? - Esse substrato parece-me inerte, colocaste algo fértil por baixo? Algum destes 3 factores tem de estar a falhar, para as plantas serem saudáveis precisam de luz-Co2-Fertilização Agora vê lá em qual é que estás a falhar Quase reformada!!
arengajojo Publicado: Março 22, 2007 Autor Publicado: Março 22, 2007 Respondo as tuas perguntas Ana: -Não tenho CO2, porque por aquilo que li a agitação que o meu filtro faz a superficie (que é muita!!!) é suficiente... Estou errado? -Tenho fertelizado com sera florena (fertelizante com ferro e minerais) - aquario 36L para uma lampada de 36W compacta de 8000K, ou seja 1 watt por litro durante 9horas por dia - o substracto que tenho é sera floredepot , mas ja ta no aquario a 2 meses... será que ja perdeu todos os nutrientes? Obrigado... joao vieira
Ana Azevedo Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 Fertilizar com micronutrientes que é o que fazes é insuficiente, quando falaste em folhas castanhas a cair, pensei de facto tratar-se de falta de Macro Nutrientes (N-P-K) , faz uma pesquisa aqui no fórum em macro nutrientes e rapidamente esclerecerás as tuas dúvidas. Sim, claro que tens de adicionar CO2, era bom era que as trocas gasosas à superfície da água fosse suficiente, bem que a malta poupava uns tostões , no sub fórum DYI também tens vários tópicos sobre o tema, porque acredito que para 36L não queiras pressurizado Quanto à luz, sim sr. com essa safas-te bem. Substrato, pode depender das plantas, mas apenas com fertilização líquida pode ser que te desenrasques bem. Vá força nisso e vais ver que daqui a nada tens as plantas cheias de saúde Quase reformada!!
arengajojo Publicado: Março 23, 2007 Autor Publicado: Março 23, 2007 uhm.. ok obrigado pelas respostas... entretanto ja estive a procurar sistemas de CO2 no forum da DIY e fiquei na duvida de qual dos 2 usar? o do reactor de CO2 caseiro do Governa ou o CO2 - injector Químico do Luis fortunato ... Qual deles será melhor para o meu aquario de 36L ? Obrigado
Fausto Vicente Publicado: Março 23, 2007 Publicado: Março 23, 2007 Boas. Que tal os 2? Explico: Começas pelo co2 de fermentação, que é uma sistema mais facil de montar e dominar, e vais adquirindo alguma experiencia com a inserção de co2. Depois experimentas o quimico, que embora seja um pouco mais eficaz, os riscos de 'desastre' tambem aumentam... Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts