ruialexpedro Publicado Março 21, 2007 Share Publicado Março 21, 2007 Gostava que os mestre explicassem melhor este fenómeno, As minhas plantas ao fim de várias horas de iluminação começam a fazer Pearling mas de vez em quando acontece este fenómeno, como se a plantas tivesse sido curtado ou ratada pelos caracois mas, neste caso ela estava bem de saúde. É natural que quando podamos uma planta ela largue bolhas pelo corte mas neste caso a folha estava em perfeitas condições. Obrigado Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JOSE Publicado: Março 21, 2007 Share Publicado: Março 21, 2007 embora não seja visivel a olho nú a folha de ter algum corte,que embora minusculo está a originar essas bolhas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Março 21, 2007 Share Publicado: Março 21, 2007 Olá. embora não seja visivel a olho nú a folha de ter algum corte,que embora minusculo está a originar essas bolhas. Mesma opinião... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Março 21, 2007 Share Publicado: Março 21, 2007 (editado) na altura em que experimentei iluminação lateral, tendo então no total uns 1.6W/l, os fetos de Java (as folhas que estavam mesmo embaixo das luzes de cima e ao lado das luzes laterais) faziam pearling contínuo parecido com isso... mas não digo que seja a mesma coisa neste caso. Editado Março 21, 2007 por nunoni verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Março 21, 2007 Share Publicado: Março 21, 2007 a mim tambem me ocorre quando ha cortes, mesmo que pouco visiveis "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruialexpedro Publicado: Março 22, 2007 Autor Share Publicado: Março 22, 2007 Oi pessoal, Obrigado pelas respostas, então deve ser mesmo um corte ou um furo apesar de invisivel a olho nú. Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Março 22, 2007 Share Publicado: Março 22, 2007 Não tem que obrigatoriamente ser uma ruptura da folha , repararam no pormenor de que isso apenas acontece depois do inicio da iluminação e tipicamente de uma iluminação intensa? Se fosse uma ruptura...seria independente da iluminação... ou não? não teem mais palpites? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 Olá. Não tem que obrigatoriamente ser uma ruptura da folha icon_wink.gif , repararam no pormenor de que isso apenas acontece depois do inicio da iluminação e tipicamente de uma iluminação intensa? Se fosse uma ruptura...seria independente da iluminação... ou não? icon_.gif não teem mais palpites? Sim... também pode ser dum caule, rizoma, etc... Quanto à da luz, não opino... só coloco as patas dentro de água com a luz ligada. Mas também digo já, que acontece com facilidade num aquário com menos luz (15W para 60 L, cortar anúbias). Quanto à independência da iluminação... o meu TLB já foi há quase uma década, mas que eu saiba, o que acontece aqui é quando um dos "canais de transporte de gases" (e não só, provavelmente), das plantas ficam em contacto directo com a água do aquário (corte), e acontece o que se vê na foto. Agora com mais luz ser mais visível, não sei... deve ter a ver com a quantidade de O2 produzida pela planta, pois pelo que sei o O2 dissolve-se pior na água que o CO2. Elucida-nos... Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 quando disse da folha, era porque estavam a falar em ruptura da folha, generalizando não tem de ser ou seja, nao estou a negar que muitas vezes seja isso mesmo,uma ruptura das estruturas... e não é questão de ser visivel ou não...é uma questão de acontecer ou não motivado pela luz, e normalmente não acontece quando a luz se liga mas passado um tempo, e ocorre especialmente com iluminação intensa. ja agora, mais uma dica...será que antes do final do dia biologico da planta esta nao deixa de exibir este comportamento? a questão que pode diferenciar a rotura deste fenomeno, é que este fenomeno é recorrente e pode ocorrer no mesmo sitio ou em sitios diferentes da planta de dia para dia, e ser inconstante. fazendo uma analogia, se tiverem uma ferida não sangram 2 horas, depois para, no dia seguinte volta a sangrar e quando chega ao fim da tarde para,etc... Se eu dissesse logo tudo, perdia o interesse como achei interessante e tem andado meio morto, que tal começar a por o pessoal a procura de mais informação Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 Olá. fazendo uma analogia, se tiverem uma ferida não sangram 2 horas, depois para, no dia seguinte volta a sangrar e quando chega ao fim da tarde para,etc... Sempre que vi este fenómeno nos meus aquários, era sempre devido a eu ter mexido nas plantas... e quanto mais frágeis forem, mais facilmente ele ocorre. Por exemplo, nesta última montagem, bastava eu querer mexer em algo ao pé das Pogostemon helferi e tocar-lhes ao de leve, que esse fenómeno acontecia logo Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Janeko Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 boas rui, agora que ja puseste o pessoal a nora...podias colocar o resto da foto..onde mostra o tubo, do co2, com uma peq, fuga .......grande abraço para todos... guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes um abraçoJoao Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Março 23, 2007 Share Publicado: Março 23, 2007 pos o pessoal a nora? isto acontece com quase toda a gente "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts