dvdme Publicado Março 19, 2007 Publicado Março 19, 2007 (editado) Boas, Estava aqui a ler a composição de um adubo para as plantas de vaso que estava aqui por casa, e a sua composição é a seguinte: É uma solução de adubo NPK com: 6% de azoto 3% de anidrico fosforico (P2O5) 6% oxido de potássio (K2O) Ao chegar a esta fase veio-me à cabeça: "Então mas se esta solução tem só isto, também deve servir para usar no aquario..." Claro que ao mesmo tempo, só a ideia de deitar adubo para plantas de vaso no aquario me parece errada... E a solução não é só NKP, tem tambem: 0,01% de boro 0,002% de cobre 0,03% de ferro 0,001% de molibdenio 0,002% de zinco Suponho que tambem deve conter algum tipo de corante para ser verde... E agora as perguntas por curiosidade: Admitindo que não havia fauna num aquario, que era um aquario só com plantas, será que este tipo de adubo servia para adubar as plantas aquaticas? Porque, sinceramente, já me ocorreu algumas vezes arranjar uns vasos de vidro para ter nenufares e/ou flores do lotus na cozinha...apanha bastante luz solar, e se algum dia eu o fizer assim já sabia se podia usar estes fertilizantes ou nao... Ainda assim, está-me a matutar na cabeça, será que isto servia para o aquario? Cumprimentos, David PS. será que isto devia estar no subforum das plantas? Editado Março 19, 2007 por dvdme David. Tesla Motors
Tiago do Vale Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 Provavelmente devia estar mesmo no sub-fórum de plantas. De qualquer das formas, o problema insuperável desses fertilizantes é a proporção NPK: no aquário, acabas por precisar de muito mais potássio do que dos restantes macros-nutrientes e, usando um fertilizante para plantas terrestes, o resultado vai ser sempre um grave excesso de nitratos e/ou fostatos o que, para além de pertubar a fauna, provavelmente vai gerar uma explosão de algas...
dvdme Publicado: Março 19, 2007 Autor Publicado: Março 19, 2007 Provavelmente devia estar mesmo no sub-fórum de plantas. De qualquer das formas, o problema insuperável desses fertilizantes é a proporção NPK: no aquário, acabas por precisar de muito mais potássio do que dos restantes macros-nutrientes e, usando um fertilizante para plantas terrestes, o resultado vai ser sempre um grave excesso de nitratos e/ou fostatos o que, para além de pertubar a fauna, provavelmente vai gerar uma explosão de algas... Boas Tiago do Vale, Concordo plenamente contigo, e mais que causar excesso de nitratos, o que eu acho que seria pior é o facto destes fertilizantes terem aditivos, pelo menos de certeza um têm, que é um que da um sabor amargo para o caso de os muidos pegarem naquilo e beberem lhes saber mal. -> se algum moderardor vir isto, talvez seja mesmo melhor mudar o topico de subforum, sempre evitava fazer outra vez no outro... David David. Tesla Motors
Recommended Posts