Quentes Em Frios E Frios Em Quentes


wahit

Recommended Posts

Ok.. e agora uma pergunta alto básica mas que tinha necessidade em fazer.

 

Queria montar um aquário pequeno (uns 60-70 litros) com kinguios e peixes do género. Espero estar a acertar no nome, os peixes que falo são algo comuns nas lojas de animais e são daqueles bué marados com olhos gigantes e de fora!! Geralmente são pretos ou avermelhados/alaranjados.

 

Anyway... se eu tiver estes peixes num aquário com um filtro Eheim é necessário fazer as habituais (diárias?!) mudas de água?

 

E a pergunta que necessitava mesmo de resposta: é possivel misturar com estes peixes um animal do género do pleco? Isto é, queria um peixe que pudesse fazer a "manutenção" do fundo e vidros do aquário. É possivel?!

 

 

E agora por tópicos!

 

> tenho que mudar a água muito regularmente em peixes de água fria quando tenho um aquário com filtro cascata Eheim?

> um pleco - ou algo do género - pode estar em água fria?

> os peixes e água fria como os kinguios podem estar em água ligeiramente quente?

> existe algum peixe/caracol de água fria que faça o trabalho do pleco?

 

 

Obrigado a todos pela atenção! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

> tenho que mudar a água muito regularmente em peixes de água fria quando tenho um aquário com filtro cascata Eheim?

bem...desde k a agua esteja com os parametros certos, e a agua n tiver muito suja, as tpa`s podem ser mensais

 

> um pleco - ou algo do género - pode estar em água fria?

um dos meus posts no sub forum dos peixes gatos, fala disso mesmo....a bastante tempo k frequento uma loja aki da zona k n tem muita saida, e la permanecem varias corys paleatus em agua fria junto com peixes de agua fria(cometas, telescopios,etc)

mas atençao...k se kiseres faxer a experiencia convem teres um aqua com termostato e durante um mesito ir gradualmente diminuido a temnperatura ate k elas se ambientem a agua fria sem grandes choques

nota: o crescimento eh muito mais lento

 

> os peixes e água fria como os kinguios podem estar em água ligeiramente quente?

sim podem pelo menos falo por experincia propria...o seu crescimento torna-se mesmo muito mais rapido

 

> existe algum peixe/caracol de água fria que faça o trabalho do pleco?

bem, podes por dakeles caracois k veem com as plantas(pragas) ou camaroes red cherrys desde k a temperatura ambiente, esteja a mais de 20ºC.....de resto so tou a ver as enguias dos nossos rios...lolol

 

espero ter ajudado em alguma coisa e se estiver errado k me corrijam

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!

 

Antes de mais, queriate agradecer em nomes dos Orandas todas as tuas questões ANTES de avançares !! :wink:

 

Quanto às tuas questões:

1 tenho que mudar a água muito regularmente em peixes de água fria quando tenho um aquário com filtro cascata Eheim?

Convém que faças TPAs de 10% semanais. Eu considero este um minimo. Esses peixes são um bocado porcalhões, e como tal agradecem toda a ajuda para manter a água limpa !!

Além disso, esse filtro vai precisar de bastante manutenção, portanto, quando fizeres a limpeza, fazes a TPA, ou se for um aqua aberto, vais adicionando água.

 

2 um pleco - ou algo do género - pode estar em água fria?

Permite-me a seguinte sugestão - coloca um termostato e regula-o para os 20ºC, os orandas ficam bem, e podes colocar a equipa de limpesa que quiseres.

 

3 os peixes e água fria como os kinguios podem estar em água ligeiramente quente?

Podem. A água no verão chega aos 30ºC e além deles andarem um pouco "moles" habituam-se e passam sem grandes problemas.

 

4 existe algum peixe/caracol de água fria que faça o trabalho do pleco?

Tendo a água a 20ºC consegues manter uma equipa de limpeza de camarões Red's, caracóis Pomacea e um limpa-vidros.

 

Já agora, aproveito ainda para falar em mais dois temas importantes - Alimentação e Areão.

Sobre a alimentação, ou modo de alimentação dos Orandas. São peixes extremamente gulosos e comem tudo. Estão sempre prontos para comer. Podes alimentá-los com flocos, gema de ovo cozida, espinafre cortado em bocadinhos, Red's suicidas que saltem fora do aqua, etc... Para os alimentares, convém que molhes a comida primeiro para os obrigares a comer no meio do aqua, e não à superficie, bem como, para os flocos já irem inchados.

Esses peixes com a gana de comer, se comerem à superficie flocos secos, vão ter problemas na bexiga natatória, ficando a boiar. É fácil de resolver, mas é desagradável. Eles até ficam com um ar um pouco triste!

O areão para os aquas dos Orandes deve ser de granolometria pequena/média. Não deve ser usado areia da praia. Eles gostam de andar a revirar o areão.

 

Arrumação do aqua - desta lembrei-me agora ;), não deves usar pedras afiadas, pois como são um bocado trapalhões, podem-se magoar nas pedras. Utiliza seixos de rio, redondos. Dá um efeito espectacular e eles não correm riscos. Para manter a temperatura nos 20ºC, terás termostato, monta-o afastado dos cantos, pois estes meninos são capazes de se entalar no termostato, deixando-os com queimaduras.

 

Para um volume de água desses não devias colocar mais do que 3 Orandas, e já estou a ser "simpático" !

De salientar que os Orandas são peixes para durar entre 10 a 20 anos !! E em adultos ficam com o tamanho de um punho fechado !!

 

É ainda importante salientar que, os Orandas são peixes espectaculares, tontos, girissimos, e que interagem com o dono.

 

Vale muito a pena cuidar deles !!!

 

Qualquer dúvida mais que tenhas, basta perguntares ! ;)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela info pessoal!

Depois dos ciclideos africanos e americanos - que estão nos seus respectivos aquários a bombar - é a vez de ter um pequeno aquário com orandas e 'derivados' :P

 

Vou comprar 2 ou 3 peixes e talvez um pleco ou outro peixe para limpeza de fundo/paredes.

 

Vou regular o termostato para os 20ºc, visto que não faz mal e sempre me dá uma maior "segurança" em relação ao pleco.........

 

 

 

E já agora mais uma questão! No outro dia na loja de animais do Gaia Shopping estavam uns 3 ou 4 peixes misturados com as orandas deveras curiosos! Tinham uns olhos MESMO enormes, em preto bem carregado virados completamente para cima! Adorei o focinho do bicho, se é que lhe podemos chamar focinho, mas não faço sequer menor ideia de que peixe seja. Alguém me pode dar umas luzes?!

 

 

Muito obrigado! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe que vi era básicamente um kinguio mas com os olhos enormes e todos de fora a olharem para cima! jejeje!

 

É deveras estranho e bastava olhares para ele para te partires a rir! Curti :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei dois pequenos orandas com cerca de 2 cm cada um...... bichano deveras pequenos e simpáticos! :)

 

Uma questão que me faltou no outro dia: devo/posso ter plantas no aquário, ou mais cedo ou mais tarde elas serão comidas?

 

E a nivel de sêcos devo dar-lhes maior quantidade de flocos ou de granulado?

 

 

Obrigado! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Podes (e deves) ter plantas naturais no teu aqua. Os Orandas não comem as plantas !

 

Quanto à alimentação, vai dando um pouco de cada, por forma a que eles comam tudo e não vá nada para o fundo ! Vai aferindo a dose conforme o que eles comem.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais