sabinonet Publicado Março 19, 2007 Publicado Março 19, 2007 Olá Esta é a minha primeira participação neste forum, que eu desconhecia existir registei-me hoje e como tenho andado à procura de algumas respostas uma vez que sou um pouco novato no assunto e antes de me por a gastar dinheiro mal gasto aqui vai !!!! Eu pretendo comprar um aqua com 1,20m de comprido que já traz um filtro interior e com sistema de iluminação com duas lâmpadas. a minha primeira duvida é se eu devo comprar ou não um filtro exterior e se sim quais os materiais filtrantes que devo utilizar, sem esquecer que é para um aqua para levar discus, eu tenho lido que o carvão não é muito bom mas nas lojas é uma das coisas que indicam, afinal é ou não aconselhavél. em relação aos filtros de quanto em quanto tempo se deve limpar o filtro? Outra coisa que eu queria fazer era, utilizar umas rochas que existem em ribeiras no Algarve para fazer uma especie de parede para forrar a traseira do aqua, estas rochas têm uma espessura aprox de 1,5cm de diversos comp. e eu colava-as umas ás outras para forrar uma parte da traseira do aqua. Eu gostaria de saber a vossa opinião sobre esta ideia e por ultimo é ou não necessário utilizar uma bomba de ar, as famosas bolhinhas? desde já obrigado pela vossa atenção e aguardo as vossas opiniões Citar
joao costa Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 em 1º lugar, fora filtro interno, pois alem de de roubar espaço ao aqua tb pode fazer vibraçoes dado que está preso ao vidro. 2º filtro externo que faça pelo meno 5vezes a circulaçao do volume de água do aquario, por exemplo um aqua de 240 lt com discus deve levar um filtro externo que faça pelo menos 1000 lt/hora, mais concretamente 1200lt/h. 3º carvao apenas serve para adsorver medicamentos que sejam eventualmente usados. 4º matérias filtrantes para filtraçao biologica intensiva, como por exemplo cerâmicas ( atençao há ceramicas para filtraçao mecanica e biologica) e Substrat pro da eheim e uma esponjinha. 5º pedras , apenas as que não são calcarias, ( para saberes basta deitares umas gotas de vinagre sobre as pedras e se reagir, fazer borbulhinhas é calcaria se nao fizer borbulhas tá se bem) por exemplo xisto. 6º aconcelho o uso de um filtro UV 7º não aconcelho areao ( isto é a minha opiniao , visto que é no areao que a maior parte dos parasitas se desenvolve para a forma larval), mas facilita a filtraçao biologica 8º coloca um tronco, vai te ajudar a baixar o ph , esteticamente é bonito , e os discus adoram 9º coloca algumas plantas de folhas grandes pois os discus gostam de se passear entre elas e até para se esconder ou colocar ovos 10º o uso da bomba de ar pode ser stressante para os discus , mas eles habituam se não há espiga, pois podes ter pouco o2 e necessitares de ter uma bomba da ar , mas se tal nao acontecer nao a uses Espero ter ajudado. vê os links da minha assinatura, e verás o meu aqua com os meus gajos no youtube Citar Obrigado Joao Costa
sabinonet Publicado: Março 19, 2007 Autor Publicado: Março 19, 2007 João Costa desde já obrigado pelos conselhos mas tenho algumas duvidas 1º é possivel retirar o filtro interior sem danificar o aqua 2º aconcelhas para não utilizar areao, mas então o que meto no fundo do aqua 3º falas no filtro UV, isto é colocado como? em termos de comida, deve-se dar apenas comida seca "flocos" ou tambem se deve dar comida congelada em cubos, como larvas, artemias, etc Citar
joao costa Publicado: Março 20, 2007 Publicado: Março 20, 2007 João Costa desde já obrigado pelos conselhos mas tenho algumas duvidas 1º é possivel retirar o filtro interior sem danificar o aqua 2º aconcelhas para não utilizar areao, mas então o que meto no fundo do aqua 3º falas no filtro UV, isto é colocado como? em termos de comida, deve-se dar apenas comida seca "flocos" ou tambem se deve dar comida congelada em cubos, como larvas, artemias, etc sim , é possivel com uma lámina de x-acto nova, consegues tirar tudo mas tens de ter cuidado para nao riscar o vidro eu aconcelho , nao digo para o fazeres , pq o areao é uma grande ajuda em filtragem biologica, por isso fica ao teu criterio.... Se eu montasse o meu aqua hoje nao punha , apenas teria uns troncos, uns vasos com plantas e aqua cru e nu UV, coloca-se fora do aqua e tens de usar uma bomba para fazer a água circular no seu interior, ou entao ligas o á mangueira de saida do filtro Comida, granulado proprio para discus, flocos de alta qualidade, artemia congelada e papa para discus á base de carne , mais propriamente coraçao de boi ou figado de vitela , encontra receitas aqui no forum, ou entao compras , pois há algumas lojas que têm Faz umas pesquisas na net e questiona os lojistas , pois por vezes tb são uma grande ajuda( dependendo das lojas) Citar Obrigado Joao Costa
joao costa Publicado: Março 28, 2007 Publicado: Março 28, 2007 sim , é possivel com uma lámina de x-acto nova, consegues tirar tudo mas tens de ter cuidado para nao riscar o vidroeu aconcelho , nao digo para o fazeres , pq o areao é uma grande ajuda em filtragem biologica, por isso fica ao teu criterio.... Se eu montasse o meu aqua hoje nao punha , apenas teria uns troncos, uns vasos com plantas e aqua cru e nu UV, coloca-se fora do aqua e tens de usar uma bomba para fazer a água circular no seu interior, ou entao ligas o á mangueira de saida do filtro Comida, granulado proprio para discus, flocos de alta qualidade, artemia congelada e papa para discus á base de carne , mais propriamente coraçao de boi ou figado de vitela , encontra receitas aqui no forum, ou entao compras , pois há algumas lojas que têm Faz umas pesquisas na net e questiona os lojistas , pois por vezes tb são uma grande ajuda( dependendo das lojas) Então esse projecto já anda????? Citar Obrigado Joao Costa
Recommended Posts