Mais um de bónus (Caracol)


João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boa noite amigos,

 

Descobri, hoje, que veio mais um habitante de bónus para o meu aquário, desta feita um caracol.

 

Por aquilo que li e vi, não me parece ser dos mauzitos que comem plantas, mas por via das dúvidas gostava das vossas opiniões.

 

Obrigado

 

Pic_693_15.jpg

Pic_693_17.jpg

 

Aguardo as vossas opiniões,

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taslixado,

 

Achas mesmo que não me preocupe com ele! :)

 

Fico contente, já me estava a imaginar a abrir um negócio de caracóis!!

 

Este areão (que já criou muita polémica noutros posts) é areão da Hagen, tem 3 cores (Branco, Cinza e Preto) grão de 3-4mm.

 

Gosto do efeito que faz (agora), mas ao princípio arrependi-me de o ter posto.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos meus aquas dos killis apareceram-me n caracois desses, os ovos deles so podem ter ido la parar atraves da riccia ou do musgo de java, agora tou com um problema com os outros caracois no aqua de 600l, ja la puz 6 botias e nao parece resolver o problema.

desculpa la tar a utilizar o teu topico mas ja agora , ha alguma outra maneira de eliminar esses caracois sem ser com predadores,algum quimico ou uma palavra magica qq coisa, é q tenho mais caracois do q peixes,qq dia tenho de começar a dizer ,epá tenho uma aqua de caracois e eles tao com uns quantos discos mais uns coris etc :cry:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tanto qt eu sei as Botias não comem caracois. Muitas pessoas já me disseram que sim outras tantas já me disseram que não.

 

Pela minha experiencia eles efectivamente não os comem apenas os derrubam qd estes andam nos vidros e folhas. Derrubam os caracois não intencionalmente mas como efeito do movimento em que estão constantemente.

 

Se alguem já viu uma botia comer um caracol, mas vêr comer mesmo era giro que partilha-se aqui a info pois parece-me daqueles "mitos urbanos da Aquariofilia" ehehehhe

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Oblivion,

 

És capaz de ter razão! Tenho um colega que após uma praga de caracóis decidiu comprar dois botias palhaço. Durante as primeiras duas semanas até que se dedicaram a comer caracóis, mas apenas os mais pequenitos, depois fartaram-se e nunca mais lhes tocaram...

 

White Niger, já exprimentas a técnica da couve?

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

esse caracol que tens e' um Physella acuta mais conhecido como caracol marmore ou caracol europeu.

e' o caracol mais comum no aquarios junto com o caracol trompeta (Planorbella duryi)

nao cresce mais que 11mm, alimenta-se maioritariamente de algas, e restos de comida. Nao ataca as plantas vivas mas comera as plantas mortas ou em putrefacao. sao hermofroditas, e basta ter dois caracois no mesmo aquario para que se reproduzam. nao tem valor comercial.

suportam temperaturas de 0 ate 28 graus

respiram ar atmosfericos, sao diurnos, depositam entre 3 e 30 ovos envoltos em gelatina em plantas ou mesmo no vidro.

surgirao booms destes caracois se houver excesso de comida (algas ou resto de comida dos peixes)

 

para controla-los, basta introduzir uma folha de alface no aquario espera uma meia hora e retirar a folha de alface. (tambem funciona com outros vegetais)

 

quimicos ou predadores controlam a populacao mas nao eliminam completamente (os ovos sao resistentes a quimicos e poucos predadores se alimentam dos ovos)

 

mesmo que se eliminem os adultos se as causas do boom da populacao mantiverem-se (excesso de alimento), eles vao voltar :cry:

 

Eu tenho-os em todos os aquarios e ate em recepientes pequenos com copos de shot :cry: nao fazem mal nenhum ao aquario , e ate ajudam na eliminacao de materia em decomposicao :D

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola estes caracois so atacam as plantas quando sao muitos e a comida natural acaba(algas, restos de comida etc.).

quanto aos botias palhaço eles nao acabam com os caracois so controlam a populaçao ja que comem seus ovos e caracois pequenos .

espero tere ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu na realidade tambem já tive uma mini praga de caracois e coloquei um botia palhaço pequeno que não me resolveu o problema.em seguida um amigo deu-me um com cerca de 8cm e esse vi eu a comer os caracois, ele virava-os e comia-os , simplesmente espectacular. a praga foi dizimada.

 

 

1abraço

pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem ja tive uma "invasao" desses caracolinhos pequeninos.......

quando estavam nos vidros eram faceis de retirar.....eu tirava em media 5 caracois por dia.....

aos poucos e poucos foram desaparecendo......certo dia desapareceram de vez............ penso que vieram atrelados ás plantas. !!! :lol:

fikem bem [[]]

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos caracois de facto não prejudicam gravemente as plantas,beneficiando o aqua uma vez que desde que em quantidades razoaveis ajudam no controlo dos detritos,alimentando-se de restos de comida que vão ficando perdidos no areão,quanto aos botias ja assisti a algumas vezes a devoração de caracois[autenticos tuvarões de volta da presa]ja me recomendaram tambem numa loja as coridoras gigantes,pela via quimica (de evitar)a um produto da sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...eu tb tive um grave problema com caracois!!! vieram com as plantas e qd dei fé até no filtro biologico já criavam...fui obrigado, para não deitar quimicos na agua, a desmontar todo o panorama e ferver o aqua não sei se algum de voces já repararam mas esses caracoizinhos colocam um gel com uns pontinhos brancos, ovos, no vidro do aqua, no meu caso até no filtro e nascem que se fartam!!! qd limpei o aqua é que apercebi do numero de ninhos...digamos que se cada ninho tivesse 15 ovos eu agora devia ter uns 200 caracois que dps criariam e multiplicar-se-iam exponencialmente!!!...o que até nem seria mau visto que os Guppies adoram come-los food deixei uma vez uns dentro de uma caixa vedada dentro do aqua com um pouco de comida e passado uma semana eles estavam cheers enormes tipo unha do dedo!!!! então esborrachei-os e dei-os de comer aos Guppies e platys que até se lambusaram...enfim...intrust se quiseres comida à pala deixa-o numa caixa (eu utilizei a caixa em que veio o meu telemovel) e ele que engorde e procrie que tu ficas com reservas de alimento nutritivas e mt apreciadas pelos peixes!!!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya..só mais uma coisa de momento tb deixo os caracois criarem num barde com elodeas (para quem conhece o Porto) recolhidas no Jardim botánico!!! os peixitos de vês em qd lá têm o seu opetiscozito food ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais