João Araújo Publicado Março 18, 2007 Publicado Março 18, 2007 Boas como novato que sou nos ramirezis surge a questão do costume, tenho um casal ou tive azar? Um dos ramirezis (o da esquerda na primeira foto) tenho quase a certeza que é macho, antes de o comprar estive a observa-lo na loja e era o que saía sempre vencedor dos confrontos mano-a-mano entre os que me pareceram machos. O segundo ramirezi quando estava na loja tinha as cores muito esbatidas e não se metia na confusão e pareceu-me uma fêmea, mas mal chegou ao aquário ganhou 2 manchas pretas fortes nos lados. 1ª razão porque acho que é um casal: na loja, o primeiro ramirezi "metia-se" com todos os machos, e desde que está no aquário não vi nenhuma luta. 2ª razão: andam sempre os dois juntos. O segundo ramirezi: Se alguém me conseguir identificar o sexo destes ramirezis agradecia! Cumps JFFA
Sara Garcia Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Segundo as minhas pesquisas, penso que seja uma fêmea (corrijam-me se estiver errada), até porque estou a pensar em adquirir um casal de ramirezi's e ainda não os consigo diferenciar muito bem! Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano... Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?! Ex-Menina
Carlos Couceiro Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 era mais facil se soubessemos a idade aproximada deles....mas a primeira vista o primeiro parece um macho e o segundo, uma femea...isto guiado pelo comprimento da barbatana dorsal na parte da frente, mas fica atento se a "femea" ganha uma coloraçao em tons de cor de rosa claro na zona da barriga
joao costa Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3 Obrigado Joao Costa
João Araújo Publicado: Março 19, 2007 Autor Publicado: Março 19, 2007 ola obrigado pelas respostas, no entanto surgiram novas informações que me fazem pensar que afinal tenho 2 machos... o ramirezi da segunda foto está agora igualzinho ao outro, apenas mais pequeno e costuma andar atrás do outro a chateá-lo, a única diferença entre estes "confrontos" e os que eu vi no aqua da loja, é que na loja os ramirezis punham-se frente a frente, e no meu aqua o dito ramirezi (da segunda foto) vem sempre por trás do outro e "bica-o" na zona a meio do dorso... Cumps JFFA PS: _pinguim_: a idade deles não sei mas o maior tem cerca de 4cm (incluindo a cauda)
João Araújo Publicado: Março 19, 2007 Autor Publicado: Março 19, 2007 tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3 Ola quanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto as fêmeas também lutam? mais logo tento tirar fotos melhores Abraço JFFA
Carlos Couceiro Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 ja n sei o k dizer.....esse eh o tamanmho kuase adulto n cresce muito mais....mas uma coisa, eh certo....nao tens dois machos espera mais uns tempitos....pois se ainda forem novos, n se vao reproduzir...e assim das mais tempo para as cores e barbatanas se evidenciarem
joao costa Publicado: Março 19, 2007 Publicado: Março 19, 2007 Olaquanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto as fêmeas também lutam? mais logo tento tirar fotos melhores Abraço JFFA O que é que tem a primeira foto??? São amareladas até ao centro , e o resto do corpo não é amarelado , no entanto nos machos é, por isso acho que tens aí duas fêmeas. Mas se tens duvidas faz pesquisas intensivas na net que encontras bastante info sobre o diformismo sexual do ramirezi, tens é que fazer a pesquisa com o nome cientifico do animal.... até apostava contigo que tens ai duas femeas, logo verás quando começarem as duas a desovar feitas malucas e o proteger os ovos nao fecundados. Eu tinha duas lésbica, que quando uma desovava a outra guardava os ovos e vice versa, e nao deixavam os machitos aproximarem-se para a fecundaçao Obrigado Joao Costa
João Araújo Publicado: Março 20, 2007 Autor Publicado: Março 20, 2007 ola nova questão: As duas não param de andar à bulha, uma delas pode matar a outra ou os confrontos nunca chegam a tal ponto? Abraço JFFA
joao costa Publicado: Março 20, 2007 Publicado: Março 20, 2007 é na boa, é capaz de aparecer umas barbatanas ratadas e umas mossas, mas nada de mal, deixa-as que elas entendem-se Obrigado Joao Costa
Guinpin Publicado: Março 21, 2007 Publicado: Março 21, 2007 Boas! Na minha opinião, tens aí dois machos! Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas. Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea. Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa... As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual. Espero ter ajudado. Cumpts Sara Pardal Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
RGRamires Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um? Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece! Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos. Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!! As fotos Ajuda?!?
Daniel Almeida Publicado: Março 22, 2007 Publicado: Março 22, 2007 Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um? Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece! Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos. Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!! As fotos Ajuda?!? [/E uma femea cumps Daniel Daniel Almeida
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Boas! Na minha opinião, tens aí dois machos! Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas. Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea. Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa... As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual. Espero ter ajudado. Cumpts Sara Pardal bem, este topico ja é antigo... mas nao podia deichar passar..... nas fotos, vejo sempre um casal e nao duas femeas, talvez por isso digas que ha bulha...
Carlos Couceiro Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um? Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece! Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos. Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!! As fotos Ajuda?!? 80% de certeza que é um macho...
Jota13 Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 Penso que sao machos mas nao tenho a certeza
André Mesquita Publicado: Dezembro 25, 2007 Publicado: Dezembro 25, 2007 quem me dera a mim tambem saber o sexo dos meus:S como é que se poem as fotos dos ramirezis aqui? nao consigo Clica para veres a minha nova montagem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144509&hl
André Mesquita Publicado: Dezembro 25, 2007 Publicado: Dezembro 25, 2007 comõ é que se poem fotos aqui, nao consigooo podem me ajudar??? Clica para veres a minha nova montagem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144509&hl
João Araújo Publicado: Dezembro 25, 2007 Autor Publicado: Dezembro 25, 2007 comõ é que se poem fotos aqui, nao consigooo podem me ajudar??? Boas, Lê isto aqui que ajuda bastante: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 Eu prefiro o Photobucket, mas tens aí um lista de outros sites para alojar as fotos. Cumps e Feliz Natal, JFFA
netmaniac Publicado: Dezembro 30, 2007 Publicado: Dezembro 30, 2007 Olá a todos , espero esclarecer a todos com estas 3 caracteristicas que ao longo de algum tempo , vi que são as mais fiáveis. 1- A segunta espinha da barbatana dorsal do macho tem de ser maior. 2- A fêmea tem de ter o abdomen rosado ( maturidade sexual) 3- A fêmea tem pintinhas azuis , as brilhantes na mancha preta redonda a seguir á barbatana dorsal e o macho , especialmente as variantes selvagens não. Esta hipotese varia muito nos de cativeiro, mas as 3 juntas é 100% certo para distinguir ambos. Espero que tenha ajudado. um abraço, jose palma
Recommended Posts