Recommended Posts

Publicado

Boas

como novato que sou nos ramirezis surge a questão do costume, tenho um casal ou tive azar? bang

Um dos ramirezis (o da esquerda na primeira foto) tenho quase a certeza que é macho, antes de o comprar estive a observa-lo na loja e era o que saía sempre vencedor dos confrontos mano-a-mano entre os que me pareceram machos.

O segundo ramirezi quando estava na loja tinha as cores muito esbatidas e não se metia na confusão e pareceu-me uma fêmea, mas mal chegou ao aquário ganhou 2 manchas pretas fortes nos lados.

1ª razão porque acho que é um casal: na loja, o primeiro ramirezi "metia-se" com todos os machos, e desde que está no aquário não vi nenhuma luta.

2ª razão: andam sempre os dois juntos.

Pic_9868_17.jpg

O segundo ramirezi:

Pic_9868_18.jpg

Se alguém me conseguir identificar o sexo destes ramirezis agradecia!

Cumps

JFFA

Publicado:

Segundo as minhas pesquisas, penso que seja uma fêmea (corrijam-me se estiver errada), até porque estou a pensar em adquirir um casal de ramirezi's e ainda não os consigo diferenciar muito bem!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Publicado:

era mais facil se soubessemos a idade aproximada deles....mas a primeira vista o primeiro parece um macho e o segundo, uma femea...isto guiado pelo comprimento da barbatana dorsal na parte da frente, mas fica atento se a "femea" ganha uma coloraçao em tons de cor de rosa claro na zona da barriga

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

ola

obrigado pelas respostas, no entanto surgiram novas informações que me fazem pensar que afinal tenho 2 machos...

o ramirezi da segunda foto está agora igualzinho ao outro, apenas mais pequeno e costuma andar atrás do outro a chateá-lo, a única diferença entre estes "confrontos" e os que eu vi no aqua da loja, é que na loja os ramirezis punham-se frente a frente, e no meu aqua o dito ramirezi (da segunda foto) vem sempre por trás do outro e "bica-o" na zona a meio do dorso...

Cumps

JFFA

PS: _pinguim_: a idade deles não sei mas o maior tem cerca de 4cm (incluindo a cauda)

Publicado:
tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3

Ola

quanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto

as fêmeas também lutam?

mais logo tento tirar fotos melhores

Abraço

JFFA

Publicado:

ja n sei o k dizer.....esse eh o tamanmho kuase adulto n cresce muito mais....mas uma coisa, eh certo....nao tens dois machos

espera mais uns tempitos....pois se ainda forem novos, n se vao reproduzir...e assim das mais tempo para as cores e barbatanas se evidenciarem

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
Ola

quanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto

as fêmeas também lutam?

mais logo tento tirar fotos melhores

Abraço

JFFA

O que é que tem a primeira foto???

São amareladas até ao centro , e o resto do corpo não é amarelado , no entanto nos machos é, por isso acho que tens aí duas fêmeas.

Mas se tens duvidas faz pesquisas intensivas na net que encontras bastante info sobre o diformismo sexual do ramirezi, tens é que fazer a pesquisa com o nome cientifico do animal....

até apostava contigo que tens ai duas femeas, logo verás quando começarem as duas a desovar feitas malucas e o proteger os ovos nao fecundados.

Eu tinha duas lésbica, que quando uma desovava a outra guardava os ovos e vice versa, e nao deixavam os machitos aproximarem-se para a fecundaçao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

ola

nova questão:

As duas não param de andar à bulha, uma delas pode matar a outra ou os confrontos nunca chegam a tal ponto?

Abraço

JFFA

Publicado:

é na boa, é capaz de aparecer umas barbatanas ratadas e umas mossas, mas nada de mal, deixa-as que elas entendem-se

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas!

Na minha opinião, tens aí dois machos!

Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas.

Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea.

Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa...

dsc02330gifqt1.jpg

93205897pt9.jpg

47863267du0.jpg

As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual.

Espero ter ajudado.

Cumpts Sara Pardal

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Publicado:

Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um?

Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece!

Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos.

Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!!

As fotos

HPIM1474.jpg

HPIM1473.jpg

HPIM1472.jpg

Ajuda?!?

Publicado:

Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece!

Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos.

Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!!

As fotos

HPIM1474.jpg

HPIM1473.jpg

HPIM1472.jpg

Ajuda?!?

[/E uma femea

cumps Daniel

Daniel Almeida

• 2 meses depois...
Publicado:
Boas!

Na minha opinião, tens aí dois machos!

Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas.

Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea.

Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa...

dsc02330gifqt1.jpg

93205897pt9.jpg

47863267du0.jpg

As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual.

Espero ter ajudado.

Cumpts Sara Pardal

bem, este topico ja é antigo... mas nao podia deichar passar.....

nas fotos, vejo sempre um casal e nao duas femeas, talvez por isso digas que ha bulha...

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

As fotos

HPIM1474.jpg

HPIM1473.jpg

HPIM1472.jpg

Ajuda?!?

80% de certeza que é um macho...

bannerShrimpscaping.jpg

• 6 meses depois...
Publicado:
comõ é que se poem fotos aqui, nao consigooo podem me ajudar???

Boas,

Lê isto aqui que ajuda bastante: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

Eu prefiro o Photobucket, mas tens aí um lista de outros sites para alojar as fotos.

Cumps e Feliz Natal,

JFFA

Publicado:

Olá a todos , espero esclarecer a todos com estas 3 caracteristicas que ao longo de algum tempo , vi que são as mais fiáveis.

1- A segunta espinha da barbatana dorsal do macho tem de ser maior.

2- A fêmea tem de ter o abdomen rosado ( maturidade sexual)

3- A fêmea tem pintinhas azuis , as brilhantes na mancha preta redonda a seguir á barbatana dorsal e o macho , especialmente as variantes selvagens não. Esta hipotese varia muito nos de cativeiro, mas as 3 juntas é 100% certo para distinguir ambos.

Espero que tenha ajudado.

um abraço,

jose palma