Pseudotropheus Elongatus


Carmen1971

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Tenho uma fêmea Pseudotropheus elongatus a incubar os ovos, ontem mal descobri isso coloquei-a num viveiro de rede dentro do aquario para que os filhotes nao nascessem junto dos restantes. Fiz o procedimento adequado ou nao? Foi o que me ocorreu, pois nao tenho aquario para servir de maternidade. Há cerca de uma semana descobri tres pequenas crias perto de umas pedras, não sei se irao sobreviver muito tempo e nao queria que acontecesse o mesmo com estes. Se alguém experiente me pudesse dar umas dicas, agradecia.

 

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Tenho uma fêmea Pseudotropheus elongatus a incubar os ovos, ontem mal descobri isso coloquei-a num viveiro de rede dentro do aquario para que os filhotes nao nascessem junto dos restantes. Fiz o procedimento adequado ou nao? Foi o que me ocorreu, pois nao tenho aquario para servir de maternidade. Há cerca de uma semana descobri tres pequenas crias perto de umas pedras, não sei se irao sobreviver muito tempo e nao queria que acontecesse o mesmo com estes. Se alguém experiente me pudesse dar umas dicas, agradecia.

 

Desde já o meu obrigado

 

 

Normalmente os mbunas levam cerca de 20 dias até largarem os filhotes. No meu caso não costumo separar e os que se safarem são os que depois dou a quem pede.

 

As maternidades de rede por vezes podem ser pequenas e stressantes para eles. Quando ela os largar tens que ter cuidado pois os outros peixes do aquário vão tentar sugar os pequenos.

 

Ainda outra solução que pessoas mais experientes fazem é deixar a fêmea com os ovos até perto dos 20 dias e depois tentam abrir a boca dela e soltar os pequenos. Talvez a taxa de sucesso neste caso seja a maior mas também requer algum conhecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Se providenciares esconderijos bem pequenos e em quantidade, certamente que grande parte deles irão sobreviver. Vai haver sempre "baixas" como é óbvio. Pessoalmente prefiro retirar eu mesmo os filhotes de dentro da boca, mas para isso é preciso controlar bem as datas, o que por vezes se torna um bocado complicado. Depois disso tens o "problema" de ter de apanhar o peixe em questão, e de o segurares na mão para lhe retirares os alevinos, ( Stripping Fry )... acho que se torna um pouco "stressante" para a fêmea. No meu caso particular, tenho mesmo de fazer isso porque tenho dois peixes que tudo o que lhes caiba na boca é para comer... um Sciaenochromis Fryeri e um Mystus Leucophasis. Normalmente tiro os alevinos antes de completarem os 20 dias, porque achamos que asim a fêmea não fica tão débil devido ao tempo que fica sem se alimentar convenientemente. Mas isto é uma opinião. Certo está que haverá alguém com opiniões diferentes. Todas elas serão válidas desde que tenham bons resultados.

 

 

Cumps

 

Davs

 

 

P.S. Viveiro de rede acho que não seja boa onda... os peixes maiores tentam "sugar" os alevinos. Se possível coloca-os num outro aquário, dos pequenos, mas utilizando a mesma água do aquário principal. Volto a dizer, isto é a minha opinião.

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens outro aquário, o melhor é deixares estar como está e como já alguém disse, deves colocar mais esconderijos que eles se safarão.

É complicado se tiveres algum bom predador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De uma postura anterior, da qual nao dei conta, safaram-se 3, por isso desta vez queria ver se tinha mais sorte, mas afinal não deu certo, os ovos desapareceram da boca da fêmea... é possivel que ela os tenha comido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De uma postura anterior, da qual nao dei conta, safaram-se 3, por isso desta vez queria ver se tinha mais sorte, mas afinal não deu certo, os ovos desapareceram da boca da fêmea... é possivel que ela os tenha comido?

Sim é. Em condições de stress (como seja ter sido apanhada e colocada num espaço confinado) as fêmeas dos incubadores bucais normalmente ou comem os ovos, ou expulsam-nos antecipadamente.

Nestas coisas ou esperas 20 dias desde a postura, apanhas a fêmea e "fazes-lhe o parto", ou então deixas que libertem no aquário. Aqui em minha casa todos os peixes libertam no aquário, quem se safar optimo.

Se por acaso quisesse vender as criações então já teria que apanhar as fêmeas, retirar os alevins e coloca-los num aquário de crescimento.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno, consegui apanhar duas crias que andavam pelo aquario, ja estao crescidinhos.... a tal femea ja se encontra perto dos outros.... quando voltarem a ter ovos deixarei q tudo se passe normalmente.... aprendemos com os erros..... love you

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Assisti ontem ao ritual de acasamento entre dois deles, as posições em T e à postura dos ovos pela femea que os ia recolhendo na boca. Como ja fiz asneira com a outra femea ao coloca-la na maternidade de rede, queria fazer as coisas de forma correcta. Depois de ler as vossas opinioes fiquei com uma duvida: conto 20 dias a partir de ontem e retiro-lhe os alevins da boca dela nessa altura? a partir de que dia é que eles nascem, isto é, se a femea os retem na boca durante alguns dias? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais