pxs Publicado Março 18, 2007 Publicado Março 18, 2007 (editado) Boas Comprei reentemente um aquario para entrar no hobby da aquariofilia. É um kit da aquapor sirius 60 penso eu, tem cerca de 40L agora a funcionar. mas como estava muito vazio fiz uma remodelação. Fiz um teste a agua e os valores estavam todos correctos e entao adicionei uns peixitos: Peixes: 2 - guppy macho 3 - guppy femea, 3 - coridoras 1 - casal de platys 1 - Otocinclus affinis limpa vidros Material Filtro Aquapor 300l/h Aquecedor 75w Aquael Fertil plant da prodac Iluminação: 1- Lampada FLora Sun 15w Comida: Sera - Vipan Prodac - Nutron staples Outros: Tetra - PlantMin Tropical - esklarin (para quando e efectuado as trocas de agua) Tempratura oscila entre os 26 - 27 graus . Editado Março 18, 2007 por pxs Citar
pxs Publicado: Março 18, 2007 Autor Publicado: Março 18, 2007 Boas Apesar de ja ter lido inumeros post's nao consigo perceber o que se passa. Utilizo o Aquavital multisick para ver os parametros da agua. e entao dem valores como. Ja fiz trocas de agua mas no dia seguinte os valores tornam a baixar, testei a agura da torneira o ph da 7. O que podera estar a fazer baixar o ph?? Abraço Citar
Nunhez Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Boas deve ser o tronco..experimenta por umas pedras calcarias k vais ver a diferença. Mas os mais entendidos que digam algo.. Boa sorte Citar Ricardo Nunes
SatControl Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Podes pôr por escrito o valor do pH ? Olhando para a figura fiquei com a ´duvida - é 6,4 ? Mas nesse caso como é que sabes que a torneira é 7 ? A escala está de 0,4 em 0,4 Citar
dvdme Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Já me disseram num outro tópico que o PlantaMin da Tetra não é o melho fertilizante que se pode ter, porque basicamente só é rico em ferro. Cumprimentos, David Citar David. Tesla Motors
pxs Publicado: Março 18, 2007 Autor Publicado: Março 18, 2007 (editado) Boas O valor do ph nunca consigo saber exactamente qual é, pelas diferença entre as cores assumo k esteja muito proximo ou mesmo nos 7 o da torneira agora esta por volta dos 6.4 ou 6.6. O tronco foi comprado numa loja, apenas o fervi e coloquei. Esta-me tambem a aparecer umas bolhas tipo espuma a suprficie junto aos vidros. Onde é k posso comprar pedras calcarias? Abraço Obrigado Editado Março 18, 2007 por pxs Citar
SatControl Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Boas O valor do ph nunca consigo saber exactamente qual é, pelas diferença entre as cores assumo k esteja muito proximo ou mesmo nos 7 o da torneira agora esta por volta dos 6.4 ou 6.6. O tronco foi comprado numa loja, apenas o fervi e coloquei. Esta-me tambem a aparecer umas bolhas tipo espuma a suprficie junto aos vidros. Onde é k posso comprar pedras calcarias? Abraço Obrigado A exactidão desse teste não é das melhores por causa do erro da escala. Supõe que o pH da torneira era 6,9 e o do aquário era 6,6. Ficas com uma diferença de 0,3 unidades. Ora assumindo que o erro da escala é metade da menor divisão, ele é +- 0,2. Portanto não podes tirar grandes conclusões. Mas o pH da torneira não é sempre o mesmo. Experimenta tirar a água para um copo e agitá-la durante algum tempo. Faz a medição antes e depois. Provavelmente obténs valores diferentes porque se estabelece um equilíbrio entre a água e o co2 do ar. Antes de preocupares em comprar material para corrigir a descida assegura-te então que o pH está mesmo a descer continuamente. Deves controlar também o kH. Se este estiver baixo adicionas uma colher de bicarbonato de sódio que te faz aumentar o kH e consequentemente o pH. Mas é correcto aquilo que te foi indicado -> a madeira faz baixar o pH e a rocha calcária faz subir. Mas acho que estes efeitos só se fazem sentir a longo prazo. Citar
pxs Publicado: Março 18, 2007 Autor Publicado: Março 18, 2007 Obrigado pelas dicas, os peixes parecem saudaveis vou continuar a fazer medições e ver a conclusao que chego Abraço Citar
SatControl Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Olá Esqueci-me à pouco de dizer que os valores de nitritos estão altos (o valor recomendado é zero), o que é normal num aquário novo. Dá muita atenção a esses valores e não os deixes ficar fora de controlo. Citar
bernardosales Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Gostos são gostos mas para mim essas pedrinhas azuis que tens no aqua....enfim..acho que torna muito irreal....o mesmo se passa com o papel de fundo que tens Citar
pxs Publicado: Março 19, 2007 Autor Publicado: Março 19, 2007 AS pedrinhas fica irreal mas por um lado tambem fica engraçado, como o aquario é pequeno nao faz grande diferença, possivelmente dentro de algum tempo irei montar um com 100x40x40 e ai então tentarei fazer alguma coisa mesmo "real", mas para isso tenho que ter este estavel e saber o suficiente para quando surgirem problemas saber resolve-los. Abraço Citar
Recommended Posts