Recommended Posts

Publicado

boas, tenhuh uma calha(cerca de 54 cm) com uma lampada (cerca de 43cm):

general electrics

aqua rays

fresh & salt aqua

F15W-T8-AR-F&SA

o balastro:

MS 2023-10

TW 130 ()T 60/30

W | mA | () | C() F | EEI

-------------------------------------

18 | 370 | 0.34 | 4.5 | C

18TC-L | 375 | 0.34 | 4.5 | C

24TC-L | 340 | 0.43 | 4.0 | B-2

26TC-D | 320 | 0.48 | 3.5 | B-2

26TC-T | 320 | 0.48 | 3.5 | B-2

arrancador:

CA2-M

4-65W

SINGLE

220-240V~

NOTA: algo estranho, a lempada liga sem o arrancador

desculpem n estar tudo certinho, mas n consegui por alguns simbolos(onde estao os (), eh onde falta o simbolo), mas penso k kem me poder responder a minha questao, k entende o k aki esta

vamos la a kestao

gostava de colocar uma lampada com mais watts, este balastro, aguenta mais k os 15W? se sim, ate quanto? e o arrancador?

desde ja obrigado pelas respostas e um pedido de desculpas pela seca

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Olá.

Pelo que percebi, a lâmpada é uma T8 de 15W e o balastro é um CCG (??) que permite potências até 26W, é isso?

Se quiseres colocar uma outra lâmpada, coloca T5's ou uma PLL de 36W.

O balastro não servirá para nenhuma dessas lâmpadas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

se n for pedir demais

Olá.

Pelo que percebi, a lâmpada é uma T8 de 15W e o balastro é um CCG (??) que permite potências até 26W, é isso?

pois, n sei

Se quiseres colocar uma outra lâmpada, coloca T5's ou uma PLL de 36W.

e em termos de comprimento, cabem nesta calha? ja agora, preço?

O balastro não servirá para nenhuma dessas lâmpadas.

k balastro devo comprar para essas lampadas? e preço?

obrigado mais uma vex

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Boas,

Fiz aqui uma pesquisa e penso que achei a datasheet desse balastro aqui: Datasheet (ficheiro em pdf).

Em lampadas T8 (da categoria da que tens agora) estás limitado a uma potencia de 18W, mas, em principio, estás tambem limitado ao tamanho da calha. Não sei se existem lampadas de 18W com o mesmo tamanho das de 15W. Já me disseram que sim, mas nunca vi.

Para lampadas do tipo TC-L o balastro dá até 24W e para lampados do tipo TC-D e TC-T dá até 26...não sei se isto te vai ajudar muito.

De resto, concordo com o Luís, podes colocar duas T5, que são mais finas em diametro (vais precisar de dois balatros ou de um que de para duas ou então de um electronico, que salvo erro nem precisa de arancador, mas sao mais caros), ou PLL, que são as que fazes um "U" (o mesmo se aplica em relação aos balastros.

Posso-te dizer é que tambem tenho uma calha mais ou menos com esse tamanho e pus lá duas T8 de 15W com os balastros de fora. Se não, nao havia espaço.

Em relação ao arrancador, deve dar para mais pontecia em principio, se bem que se costuma usar arrancadores de mais pontecia do que aquela necessária, não sei bem porque, mas é o que vejo.

Isso da lampada ligar sem o arrancador, deve ser porque ainda estava quente (ainda estava ionizada), não é nada assim de muito estranho... Mas tens sempre de usar um arrancador, porque lá por a lampada as vezes acender sem ele não quer dizer isso vá acontecer sempre!!!

Só mais uma nota em relação aos balastros, é teoricamente possivel ligar duas lampadas de 15W a um de 30W, por exemplo, mas nem sempre funciona porque isso requer que as lampadas acendam exactamente em simultaneo... foi só uma nota.

Espero ter ajudado qualquer coisita...

Cumprimentos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Publicado:

Já que fizeste as perguntas enquanto escrevia a minha resposta, vou tentar responder-te a isso:

Luís, vê a o pdf que achei, acho que ajuda bastante no que diz respeito ao balastro...

e em termos de comprimento, cabem nesta calha? ja agora, preço?

Respondi a isso na resposta anterior, menos o preço... O preço das lampadas vária um pouco, se comprares as "proprias para aquarios" são mais caras

k balastro devo comprar para essas lampadas? e preço?

Deves comprar um balastro adequado à potencia da lampada, por exemplo, para uma de 15W compras um balastro de 15W para uma de 30W um e 30W e por aí, mas isso quando comprares dizes que é para uma lampada de xW e eles dão-te.

Os balastros não caros, (tirando os electronicos) é coisa para te custar aí 5€.

David.

Posted Image

Tesla Motors

Publicado:

Olá de novo.

Isso da lampada ligar sem o arrancador, deve ser porque ainda estava quente (ainda estava ionizada), não é nada assim de muito estranho... Mas tens sempre de usar um arrancador, porque lá por a lampada as vezes acender sem ele não quer dizer isso vá acontecer sempre!!!

Hmm... :arrow: Será? Olha que eu acho que é por o balastro não ser o adequado para a lâmpada...

Não posso confirmar a 100%, mas também já liguei lâmpadas T8 de 15W com balastros de 36W sem precisar de arancador.

Agora não sei se isso é possível com um de 18W somente... em qualquer caso, usar um balastro de 18W para uma lâmpada de 15W, é um aumento de 20%. Não digo que a lâmpada pife em 3 tempos... mas acho que deve-se evitar tal coisa.

Só mais uma nota em relação aos balastros, é teoricamente possivel ligar duas lampadas de 15W a um de 30W, por exemplo, mas nem sempre funciona porque isso requer que as lampadas acendam exactamente em simultaneo... foi só uma nota.

Não sei se estás a falar de lâmpadas T8, porque se sim... então deixa contar-te uma história :arrow:

Podes ligar 2 lâmpadas T8 de 15W cada com um único balastro CCG de 30W. Tens é de obrigatoriamente usar arrancadores para ligações em série (4~22W são os mais comuns). E já agora... quando ligas as lâmpadas em série, primeiro acende uma, só depois é que acende a segunda :arrow:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Hmm... icon_confused.gif Será? Olha que eu acho que é por o balastro não ser o adequado para a lâmpada...

Não posso confirmar a 100%, mas também já liguei lâmpadas T8 de 15W com balastros de 36W sem precisar de arancador.

Agora não sei se isso é possível com um de 18W somente... em qualquer caso, usar um balastro de 18W para uma lâmpada de 15W, é um aumento de 20%. Não digo que a lâmpada pife em 3 tempos... mas acho que deve-se evitar tal coisa.

Agora que falas nisso,..eu estava a referir-me ao caso em que a potencia do balastro é igual à lampada. Porque uma vez sabendo a função do arrancador no circuito a unica explicação que eu vejo para a lampada acender sem o arrancador é ela ainda estar ionizada. Eu já fiz a experiencia de ter a lampada ligado um bocado, desliga-la e tirar o arrancador e depois ligar e ela liga.

Mas tendo um balastro com mais potencia se calhar é possivel que, ao ligar a lampada, o balastro tenho capacidade só por si para fornecer a enegia suficiente para a lampada arrancar e acender...não deve ser é muito bom para a lampada... É bem visto, agora depois de ler a tua observação acho que pode ser pelos dois motivos.

Mais uma coisa, usar um balastro de potencia superior à lampada, desde que ligada com o circuito normal (com arrancador em paralelo, etc.) não faz mal à lampada. Por acaso li isso recentemente num livro.

Não sei se estás a falar de lâmpadas T8, porque se sim... então deixa contar-te uma história icon_smile.gif

Podes ligar 2 lâmpadas T8 de 15W cada com um único balastro CCG de 30W. Tens é de obrigatoriamente usar arrancadores para ligações em série (4~22W são os mais comuns). E já agora... quando ligas as lâmpadas em série, primeiro acende uma, só depois é que acende a segunda

Arrancadores para ligações em serie? Estás-me a dar uma novidade! Mas continuam-se a ligar em paralelo com as lampadas ou em serie?

É que eu agora também te vou contar a minha história... Agora quando fiz a alteração na luz do meu aquário, era para fazer isso (duas só com um balastro) e na loja disseram-me para usar só um arrancador e liga-lo em paralelo com as lampadas (ou seja, ligar as duas lampadas em serie e depois ligar o arrancador em paralelo à 'entrada' da primeira e à 'saida' da segunda) e acrescentaram ainda que "qualquer um servia". E depois o que eu observei é que o circuito, ligado desta forma, se uma lampada liga-se primeiro que outra a segunda comportava-se só como condutor e não dava luz. Só quando elas acendiam em simultaneo é que acendiam as duas.

Depois por fim acabei por ligar cada uma ao seu balastro.

Por acaso, ainda bem que falas-te nisso!

David.

Posted Image

Tesla Motors

Publicado:

Olá de novo.

Mais uma coisa, usar um balastro de potencia superior à lampada, desde que ligada com o circuito normal (com arrancador em paralelo, etc.) não faz mal à lampada. Por acaso li isso recentemente num livro.

Podes dizer qual é o livro?

Essa questão já foi discutida várias vezes... há quem defenda que não há problema, há quem defenda que há.

Eu defendo que há, e já vi com os meus olhos, o que faz ligar uma lâmpada de 18W, por exemplo, a um balastro de 36W.

A lâmpada aquece que se farta, e em 3 tempos vai à vida...

Arrancadores para ligações em serie? Estás-me a dar uma novidade! Mas continuam-se a ligar em paralelo com as lampadas ou em serie?

Os arrancadores ligam-se sempre em paralelo, face ao restante circuíto.

É que eu agora também te vou contar a minha história... Agora quando fiz a alteração na luz do meu aquário, era para fazer isso (duas só com um balastro) e na loja disseram-me para usar só um arrancador e liga-lo em paralelo com as lampadas (ou seja, ligar as duas lampadas em serie e depois ligar o arrancador em paralelo à 'entrada' da primeira e à 'saida' da segunda) e acrescentaram ainda que "qualquer um servia". E depois o que eu observei é que o circuito, ligado desta forma, se uma lampada liga-se primeiro que outra a segunda comportava-se só como condutor e não dava luz. Só quando elas acendiam em simultaneo é que acendiam as duas.

Depois por fim acabei por ligar cada uma ao seu balastro.

Por acaso, ainda bem que falas-te nisso!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41916

Have fun... 8)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Podes dizer qual é o livro?

Posso e não posso. Li nuns apontamentos que o meu pai tinha do tempo em que andava a tirar o curso de electrcidade, a bem dizer não é bem um livro, passo o lapso da minha parte.

Dizia mais ou menos que a lampada é que impõe o consumo no circuito, e portanto ao usar uma lampada de potência inferior à do balastro ele vai ficar tambem limitado à potencia da lampada. Sei que isto não é uma explicação muito técnica mas penso que dá para entender.

Eu por acaso também já notei que ao toque a lampada que está com um balastro com mais potencia aquece ligeiramente mais!

Olha obrigado pela dica da montagem em serie! Realemente não tem nada a ver com o que o gajo da loja me disse...eu bem que estranhei na altura acender duas lampadas com um arrancador só, mas assmi que ele sabia do que estava a falar - aparentemente não sabia. Começa-me a parecer que o mal do meu atendimento em lojas não é exclusivo da aquariofilia...enfim, passo o desabafo...

PS.: Agora fiquei com uma certa curiosidade pela coisa... Hei-de procurar nos livros do meu pai e lá na biblioteca da faculdade a ver se acho alguma coisa. Se achar depois digo qualquer coisa.

David.

Posted Image

Tesla Motors

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!