"forrar" Tronco Com Musgo Java


Recommended Posts

Olá.

 

Usa fio de algodão, preto ou castanho escuro, ou fio de nylon fino (o de pesca mais fino que encontrares) e está feito.

Depois é deixar o musgo crescer e podá-lo frequentemente de modo a que o musgo interior não fique tapado pelo restnate, acabando por apodrecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo contrário... com uma rede, dificilmente a adaptarias ao formato de um tronco ramificado, por exemplo.

 

Além do mais, qualquer planta que seja, nunca deve ser usar nenhuma rede/tule/whatever... é meio caminho andado para apodrecer a parte da planta que não recebe luz.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O fio serve para prender temporariamente o musgo? Este agarra-se sozinho com o tempo ou vai ser sempre o fio que o vai prender?

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O fio serve para prender temporariamente o musgo? Este agarra-se sozinho com o tempo ou vai ser sempre o fio que o vai prender?

 

Abraço,

 

Daniel Fortes

 

Boas!

 

O fio é usado para prender o musgo ao tronco. Com o passar do tempo o musgo cresce e adere ao próprio tronco não necessitando a partir daí do fio. No entanto não é necessário estar a tirar o fio porque com o tempo acaba por se desfazer.

 

Abraço,

Rui Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho aqui fio de algodao com mais de meio ano sem se desfazer :arrow:

 

conselho: prende apenas pequenas porçoes de musgo e vai-as podando, eu como tinha muito musgo forrei logo o tronco todo e nunca se agarrou convenientemente, noutro agarrei so pequenas porçoes e agarrou-se naturalmente

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdoem-me a falta de modéstia mas aqui fica um exemplo do que um ano pode fazer neste particular:

 

No ínicio

TroncoPlantado_240306.jpg

 

Agora

TroncoPlantado_200207.jpg

 

A propósito... os meus amiguinhos de guelras trataram de dar caminho ao fio de algodão que foi um instante :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bernardo!

 

o musgo é como uma trepadeira, vai crescendo agarrado ao local onde foi preso, acabando por cobri-lo; mas como já aqui foi dito, para que isso aconteça convém atar pouca quantidade em cada local, senão começa a crescer solto e acaba por formar uma 'bola' verde, completamente anarquica e sem grande graça.

eu tenho 8 troncos com musgo e, periodicamente, tenho de 'tosquiá-lo' para não ficar demasiado espesso, de modo a poder manter a forma original do tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente. com o mínimo de condições (e ele não é exigente) vai crescendo e agarrando-se ao tronco.

 

A maior dificuldade é mesmo apará-lo depois, uma vez que fora de água, o musgo perde todo o volume que tem dentro do aquario ficando impossível perceber o que estamos ou não a cortar...

 

uma solução pode ser cortá-lo dentro do aquario mas isso significa ter de apanhar todos os pedacinhos que daí resultam e que ficam por todo o aqua... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que faço é levá-lo para a banheira e meter água até o tapar... mesmo assim não resulta bem porque a banheira não é transparente mas é a melhor forma que encontrei até agora...

 

... mas nunca fica perfeito... e antes de o voltar a colocar no aqua lavo-o muito bem por causa de resíduos de sabonetes e champô!!!

 

Da última vez tive durante uns 15 ou 20 min uma cardina japonica lá dentro sem saber!!! LOL Safou-se sem problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim eu prendo com aquelas linhas de costureira e nunca tive problemas.... Alguém me diz como se faz as podas do musgo, é que ja começo a ter demasiado e quero fazer um nano com um pouco deste... Respondam m p.f. ate por mensagem para mim ok?fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre, o musgo cortas rentinho tendo o cuidado de nao o soltar, alem de ires "refrescar" o que fica por baixo que vai apanhar mais luz promoves o crescimento pelo tronco

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho mesmo que apará-lo dentro do aquario, pois tenho todos os troncos semi enterrados no substrato e nunca conseguiria voltar a colocá-los nas mesmas posições, já para não falar no layout que ficaria completamente desfeito e com as outras plantas todas desenterradas... lol!

antes da 'tosquia' desligo o filtro e depois aspiro o fundo, o melhor que posso, mas mesmo assim é uma trabalheira... e um 'caldo verde' medonho! o que vale é só o faço em cada 3 meses! bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.