bernardosales Publicado Março 15, 2007 Publicado Março 15, 2007 Boas Pretendo fazer o que o topic diz, existe alguma técnica especial para o efeito? prendem com fio ou algo do genero ou limitam-se e tentar prender com os proprio musgo? Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Olá. Usa fio de algodão, preto ou castanho escuro, ou fio de nylon fino (o de pesca mais fino que encontrares) e está feito. Depois é deixar o musgo crescer e podá-lo frequentemente de modo a que o musgo interior não fique tapado pelo restnate, acabando por apodrecer. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bernardosales Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 Olá! Muito obrigado! banana rock Citar
koyodu Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 mas prender com um fio... isso é um bocado complicado nao??? n teria q ser uma rede??? Citar CumprimentosRui Alves
Luís Fortunato Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Olá. Pelo contrário... com uma rede, dificilmente a adaptarias ao formato de um tronco ramificado, por exemplo. Além do mais, qualquer planta que seja, nunca deve ser usar nenhuma rede/tule/whatever... é meio caminho andado para apodrecer a parte da planta que não recebe luz. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Daniel Fortes Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Boas! O fio serve para prender temporariamente o musgo? Este agarra-se sozinho com o tempo ou vai ser sempre o fio que o vai prender? Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Rui Pedro Costa Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Boas! O fio serve para prender temporariamente o musgo? Este agarra-se sozinho com o tempo ou vai ser sempre o fio que o vai prender? Abraço, Daniel Fortes Boas! O fio é usado para prender o musgo ao tronco. Com o passar do tempo o musgo cresce e adere ao próprio tronco não necessitando a partir daí do fio. No entanto não é necessário estar a tirar o fio porque com o tempo acaba por se desfazer. Abraço, Rui Pedro Costa Citar
Daniel Fortes Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Obrigado pela resposta! Era exactamente essa a minha questão, pois era obvio que o fio de algodão se desfizesse com o tempo! Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Telmalf Publicado: Março 17, 2007 Publicado: Março 17, 2007 e não demora assim tanto tempo.. um mesito e ta a desfazer.. Citar www.meusoliloquio.blogspot.com www.contosemsoliloquio.blogspot.com
silver_fox Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 tenho aqui fio de algodao com mais de meio ano sem se desfazer conselho: prende apenas pequenas porçoes de musgo e vai-as podando, eu como tinha muito musgo forrei logo o tronco todo e nunca se agarrou convenientemente, noutro agarrei so pequenas porçoes e agarrou-se naturalmente Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Paulo Lisboa Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Perdoem-me a falta de modéstia mas aqui fica um exemplo do que um ano pode fazer neste particular: No ínicio Agora A propósito... os meus amiguinhos de guelras trataram de dar caminho ao fio de algodão que foi um instante :D Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
bernardosales Publicado: Março 18, 2007 Autor Publicado: Março 18, 2007 só uma pergunta...na primeira foto o musgo só ta agarrado numa parte, e na segunda foto o tronco ta todo coberto... tiveste de ir pondo mais fio ao longo do processo? Citar
josé mendonça Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 ola bernardo! o musgo é como uma trepadeira, vai crescendo agarrado ao local onde foi preso, acabando por cobri-lo; mas como já aqui foi dito, para que isso aconteça convém atar pouca quantidade em cada local, senão começa a crescer solto e acaba por formar uma 'bola' verde, completamente anarquica e sem grande graça. eu tenho 8 troncos com musgo e, periodicamente, tenho de 'tosquiá-lo' para não ficar demasiado espesso, de modo a poder manter a forma original do tronco. Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Paulo Lisboa Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 exactamente. com o mínimo de condições (e ele não é exigente) vai crescendo e agarrando-se ao tronco. A maior dificuldade é mesmo apará-lo depois, uma vez que fora de água, o musgo perde todo o volume que tem dentro do aquario ficando impossível perceber o que estamos ou não a cortar... uma solução pode ser cortá-lo dentro do aquario mas isso significa ter de apanhar todos os pedacinhos que daí resultam e que ficam por todo o aqua... :D Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
silver_fox Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 podes crer, depois da pode la tenho de ir eu sifonar os restinhos de musgo.. Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Paulo Lisboa Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 o que faço é levá-lo para a banheira e meter água até o tapar... mesmo assim não resulta bem porque a banheira não é transparente mas é a melhor forma que encontrei até agora... ... mas nunca fica perfeito... e antes de o voltar a colocar no aqua lavo-o muito bem por causa de resíduos de sabonetes e champô!!! Da última vez tive durante uns 15 ou 20 min uma cardina japonica lá dentro sem saber!!! LOL Safou-se sem problemas! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
André Ramos Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 É assim eu prendo com aquelas linhas de costureira e nunca tive problemas.... Alguém me diz como se faz as podas do musgo, é que ja começo a ter demasiado e quero fazer um nano com um pouco deste... Respondam m p.f. ate por mensagem para mim ok?fiquem bem... Citar
silver_fox Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 boas andre, o musgo cortas rentinho tendo o cuidado de nao o soltar, alem de ires "refrescar" o que fica por baixo que vai apanhar mais luz promoves o crescimento pelo tronco Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
josé mendonça Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 eu tenho mesmo que apará-lo dentro do aquario, pois tenho todos os troncos semi enterrados no substrato e nunca conseguiria voltar a colocá-los nas mesmas posições, já para não falar no layout que ficaria completamente desfeito e com as outras plantas todas desenterradas... lol! antes da 'tosquia' desligo o filtro e depois aspiro o fundo, o melhor que posso, mas mesmo assim é uma trabalheira... e um 'caldo verde' medonho! o que vale é só o faço em cada 3 meses! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts