dvdme Publicado Março 15, 2007 Publicado Março 15, 2007 (editado) Boas, Tenho uns problemas com as minhas plantas, elas não morrem mas também nao crescem nem têm um aspecto saudavél. - Tenho Fetos de Java, Riccias e uma outra que não sei o nome que tem umas folhas mais largas. - O substracto que tenho é uma mistura de areia da praia e com uma areão preto e na altura que montei o aqua (já à uns anos) fiz o seguinte: A areia da praia foi fervida e lavada várias vezes. Foi também peneirada para aproveitar só os grãos maiores e tirar ao máximo as conchas. - Em relação à iluminação, tenho (desde à 2 dias) 2x15W flourescentes ambas com 10000K. Como o aquário tem 60cm e 60L brutos, esta iluminação dá um pouco mais de 0,5W/L. O que acontece com as plantas, é que , para além de não crescerem, as folhas tendem a ficar amareladas e enrrugadas. Segundo estive a ler nos artigos aqui do forúm, isto pode-se dever a falta de nutrientes / macronutrientes. Eu costumava usar um adubo liquido, Tetra PlantaMin ( este), se não estou em erro. Acabou à coisa de 2 ou 3 dias, mas também é verdade que nunca o vi fazer grande efeito. Se se dever efectivamente a falta de nutrientes para as plantas, como posso introduzi-los no aquário? Agradecia bastante uma ajuda ou uma opinião acerca do meu problema... Cumprimentos, David Editado Março 16, 2007 por dvdme David. Tesla Motors
Just_me Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 A minha opinião é que os fertilizantes da teta nao são dos melhores que andam no mercado em termos de composição. Esse é um fertilizante essencialmente á base de ferro, apesar de dizerem que tem outros micros e potássio. No entanto a fertilização com potássio é mais importante que a fertilização com ferro e a adição de potássio deve ser feita em maior quantidade do que a de ferro. Os sintomas que descrevem indiciam falta de potássio em primeiro lugar e em segundo de carência de calcio ou excesso de magnésio. Devias fertilizar para suprir estas carências. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
dvdme Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 A minha opinião é que os fertilizantes da teta nao são dos melhores que andam no mercado em termos de composição. Esse é um fertilizante essencialmente á base de ferro, apesar de dizerem que tem outros micros e potássio. No entanto a fertilização com potássio é mais importante que a fertilização com ferro e a adição de potássio deve ser feita em maior quantidade do que a de ferro. Os sintomas que descrevem indiciam falta de potássio em primeiro lugar e em segundo de carência de calcio ou excesso de magnésio. Devias fertilizar para suprir estas carências. Obrigado pela resposta! Em relação aos fertilizantes, o que me aconselhas usar? Há algm produto com isso, ou é melhor comprar o potássio e dissolver na àgua? David. Tesla Motors
Ricardo Diogo Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Melhor é fazer a solução, com um numero arredondado, na ordem dos 0,5 ou 1 ppm. Assim dá-se a quantidade que se quer. Eu dou 2 ppm de fosfatos e 10 ppm de potássio, diariamente. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
dvdme Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 E onde posso comprar esses quimicos para fazer a soluçao e para por no aquario? Alguem me sabe dizer? Obrigado pela ajuda! David David. Tesla Motors
Murkas Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 E onde posso comprar esses quimicos para fazer a soluçao e para por no aquario? Alguem me sabe dizer? Obrigado pela ajuda! David Tens sempre as hipóteses de farmácias, ou então mete na procura, que há membros que têm alguns químicos para venda... Links úteis: http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244 Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
dvdme Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 Tens sempre as hipóteses de farmácias, ou então mete na procura, que há membros que têm alguns químicos para venda... Links úteis: http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244 Abraço Obrigado pela informação Murkas, não fazia a minima ideia que se vendia nas farmácias...! David. Tesla Motors
Recommended Posts