Ricardo Diogo Publicado Março 15, 2007 Publicado Março 15, 2007 No meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58626 Como podem ver no setup tinha uma luz de halogénio de 20 Watts. Troquei ontem por uma "normal" e puz uma economizadora. Descobri que a economizadora tem 11 Watts e é pouco e que o halogénio não presta para iluminar aquas. O que eu gostava de saber é qual a solução, que não implique colocar mais candeeiros nem lampadas economizadoras das grandes. Já pensei em colocar das "normais", sem serem economizadoras. Possivel? Correcto? Qual a cor de luz mais adequada? 6400K? AS normais aquecem um bocado, certo? Se um pingo que chapinhe da superficie do aqua tocar na lampada, rebenta-a? Pode parecer estupido, mas eu de luz percebo pouco! Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
bpetrucci Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 (editado) resolves o problema dos salpicos com uma tampa em acrilico.... é uma ideia..... na minha opiniao 11 w para uma aqua de 20 litros esta bom. 0,5w por litro. Ve se consegues arranjar uma luz florencente com o mesmo casquilho dessa lampada, assim aproveitas a luminaria. Editado Março 15, 2007 por bpetrucci Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Olá. Depende do que queiras fazer no aquário. Se fôr para fazer um plantado denso, coloca entre 24 e 36 watt PLL. A regra 1 W/L não se aplica a aquários de pequenos volumes. Convém ser maior... mas lá está, depende sempre do tipo e quantidade de plantas que vamos colocar lá dentro. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 Olá. Depende do que queiras fazer no aquário. Se fôr para fazer um plantado denso, coloca entre 24 e 36 watt PLL. A regra 1 W/L não se aplica a aquários de pequenos volumes. Convém ser maior... mas lá está, depende sempre do tipo e quantidade de plantas que vamos colocar lá dentro. Cumprimentos Luís Fortunato Mas PL-L não há em candeeiros "normais". Ou então diz-me uma loja onde vendam disso, barato! Agora das outras lampadas, "normais" tambem não dão? E se eu puser uma de uns 60 Watts não ajuda por excesso? Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Olá. Mas PL-L não há em candeeiros "normais". Ou então diz-me uma loja onde vendam disso, barato! icon_smile.gif Fazes... ainda ontem coloquei um tópico no DIY sobre como fazer uma. Agora das outras lampadas, "normais" tambem não dão? E se eu puser uma de uns 60 Watts não ajuda por excesso? Das incandescentes? Nem penses... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 ok, obrigado. Vou ver como fica esta. Tenho 2 semanas para exprimentar o candeeiro, logo... Se não der, vou ver o DIY. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Recommended Posts