Recommended Posts

Publicado

No meu aquario:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58626

Como podem ver no setup tinha uma luz de halogénio de 20 Watts. Troquei ontem por uma "normal" e puz uma economizadora. Descobri que a economizadora tem 11 Watts e é pouco e que o halogénio não presta para iluminar aquas.

O que eu gostava de saber é qual a solução, que não implique colocar mais candeeiros nem lampadas economizadoras das grandes.

Já pensei em colocar das "normais", sem serem economizadoras. Possivel? Correcto?

Qual a cor de luz mais adequada? 6400K?

AS normais aquecem um bocado, certo? Se um pingo que chapinhe da superficie do aqua tocar na lampada, rebenta-a?

Pode parecer estupido, mas eu de luz percebo pouco!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado: (editado)

resolves o problema dos salpicos com uma tampa em acrilico.... é uma ideia.....

na minha opiniao 11 w para uma aqua de 20 litros esta bom. 0,5w por litro.

Ve se consegues arranjar uma luz florencente com o mesmo casquilho dessa lampada, assim aproveitas a luminaria.

Editado por bpetrucci
Publicado:

Olá.

Depende do que queiras fazer no aquário.

Se fôr para fazer um plantado denso, coloca entre 24 e 36 watt PLL.

A regra 1 W/L não se aplica a aquários de pequenos volumes. Convém ser maior... mas lá está, depende sempre do tipo e quantidade de plantas que vamos colocar lá dentro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Depende do que queiras fazer no aquário.

Se fôr para fazer um plantado denso, coloca entre 24 e 36 watt PLL.

A regra 1 W/L não se aplica a aquários de pequenos volumes. Convém ser maior... mas lá está, depende sempre do tipo e quantidade de plantas que vamos colocar lá dentro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Mas PL-L não há em candeeiros "normais". Ou então diz-me uma loja onde vendam disso, barato! :wink:

Agora das outras lampadas, "normais" tambem não dão? E se eu puser uma de uns 60 Watts não ajuda por excesso?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Olá.

Mas PL-L não há em candeeiros "normais". Ou então diz-me uma loja onde vendam disso, barato! icon_smile.gif

Fazes... ainda ontem coloquei um tópico no DIY sobre como fazer uma.

Agora das outras lampadas, "normais" tambem não dão? E se eu puser uma de uns 60 Watts não ajuda por excesso?

Das incandescentes? Nem penses...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ok, obrigado.

Vou ver como fica esta. Tenho 2 semanas para exprimentar o candeeiro, logo...

Se não der, vou ver o DIY.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!