GOLF_inho Publicado Março 15, 2007 Publicado Março 15, 2007 Boas A primeira "perguntação" destina-se aos proprietários de difusores de CO2 da Elos, o ATO20 ou similares A cerâmica começa a apresentar sujidade, qual a melhor maneira de a limpar ? A segunda perguntação, destina-se aos proprietários de canetas de medição de pH Pois,...comprei uma caneta ATC pH-009(II), e as intruções que acompanham em inglês, é pior do que aquele que eu falo e ou escrevo, nem das docas é A minha questão é se alguem me dá umas dicas de como calibrar esta "coisa" Cmpts Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
Luis Dias Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 A segunda perguntação, destina-se aos proprietários de canetas de medição de pH Pois,...comprei uma caneta ATC pH-009(II), e as intruções que acompanham em inglês, é pior do que aquele que eu falo e ou escrevo, nem das docas é A minha questão é se alguem me dá umas dicas de como calibrar esta "coisa" Cmpts Viva, Passo já directo para a segunda questão. Pelo que me lembro a calibração desses aparelhometros é manual em dois pontos. Um de pH 4 e outro de pH 7. O que tens que fazer, grosso modo é lavar bem o electrodo e depois megulhar na solução de pH4, rodas o parafuso dos 4 até o mostrador apresentar uma leirura de 4.01. Fazes o mesmo procedimento para o parafuso dos 7, mergulhando o electrodo, previamente limpo, na solução de 7. (Eu suponho que este modelo até só tem um parafuso, mas é a mesma coisa) Depois, é só lavar novamente o electrodo e usar. Cmprts, Luis.Dias Citar
SCO Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Para pergunta a 2, a minha caneta só tem um parafuso e como os meus aquas são de ph alto custumo mergulhar na soluçao ph7, e rodar parafuso até ter valor 7 depois repito o procedimento mas com uma solução ph10. abraço Citar Tanga540 Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt
GOLF_inho Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 Viva, Passo já directo para a segunda questão. Pelo que me lembro a calibração desses aparelhometros é manual em dois pontos. Um de pH 4 e outro de pH 7. O que tens que fazer, grosso modo é lavar bem o electrodo e depois megulhar na solução de pH4, rodas o parafuso dos 4 até o mostrador apresentar uma leirura de 4.01. Fazes o mesmo procedimento para o parafuso dos 7, mergulhando o electrodo, previamente limpo, na solução de 7. (Eu suponho que este modelo até só tem um parafuso, mas é a mesma coisa) Depois, é só lavar novamente o electrodo e usar. Cmprts, Luis.Dias Para pergunta a 2, a minha caneta só tem um parafuso e como os meus aquas são de ph alto custumo mergulhar na soluçao ph7, e rodar parafuso até ter valor 7 depois repito o procedimento mas com uma solução ph10. abraço Ok, obrigado a ambos os 2 vou tratar da calibração, depois digo qualquer coisa Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
f.pires Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Boas Nas aulas de quimica, a melhor forma de calibrar essas canetas era usar agua destilada, é neutra, ou seja, pH=7. Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Olá. Nas aulas de quimica, a melhor forma de calibrar essas canetas era usar agua destilada, é neutra, ou seja, pH=7. Não leves a mal... mas se calhar estavas um bocado distraído nas aulas de química. Água destilada, só para lavar entre calibrações e medições. Nunca para calibrar. Aliás, ninguém te garante que a água destilada não tem gases dissolvidos, tais como o CO2 que faz com que o seu pH baixe. E como a água é destilada, está desprovida de qualquer poder tampão, logo muito má para calibrar, pois deve-se usar uma solução tampão, de modo a que o seu pH não varie facilmente. Coisa que não acontece na água destilada... Dependendo do método de calibração, deve-se usar diferentes tampões para calibrar o medidor de pH. Quanto à pergunta do difusor... se usares a pesquisa, encontras a resposta facilmente: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42476 Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
f.pires Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Boas Tens razão... agora que falas nisso lembro-me que usava a água destilada só para lavar o equipamento. Por acaso não foi uma matéria muito interessante na altura, mas agora que pretendo iniciar-me no mundo da aquariofilia já vejo que devia ter prestado atenção às aulas práticas de quimica. Obrigado por corrigires a asneira que disse e peço desculpa pelo erro. Fica bem Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Olá. Não tens que pedir desculpa. Eu corrigi o que disseste, não para dizer que sei mais que tu... mas sim para evitar que alguém fizesse isso, e desse mau resultado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts