jonasguindaste Publicado Março 15, 2007 Publicado Março 15, 2007 (editado) boas. no último mês os meus neons começaram a adoecer. foram perdendo a cor e passado um ou dois dias morriam. comecei com dez e já vou só com dois. pelo que percebo trata-se da doença dos neons e não há nada a fazer (corrijam-me se estiver errado). o problema é que a minha fêmea ram de repente começou a apresentar respiração ofegante e ontem à noite (0:30h) não conseguía sequer controlar a natação sendo inclusive agarrada pela pesca do filtro... será a mesma doença? é contagiosa? passeia-a a ela e aos dois neons que restam para um aquário hospital e fiz tratamento com bactopur... alguém me pode explicar o que se passa? setup: aquário 100x30x40 aquecimento: 200W 3 rasboras 3 discus 2 neons 1 pleco 2 botias palhaço 3 SAEs 2 platys alevins (a retirar em breve) filtragem EHEIM 2213 temp.: 28ºC ph: 6.5 iluminação: 25W (10 horas) TPAs semanais de 25-30% obrigado desde já! Editado Março 15, 2007 por jonasguindaste
Ricardo Diogo Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 O aqua está montado à quanto tempo? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
jonasguindaste Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 desde vinte e tal de agosto a ram tem mais ou menos 3 meses no aquário
joao costa Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 doença introduzida por novos habitantes.... atençao se estes tiveram contacto com os restantes no comunitario, faz tratamento a todos, aplica esha2000 , pois diz na posologia que é indicado para a doença dos neons ( não sei se irá sortir algum efeito pois nunca tive esse problema, e nem sei até que ponto o esha2000 combate essa doença).... atençao poderás estar perante um grave problema que poderá levar á morte de todos os teus animais... PS: Fizeste quarentena aos neons antes de os introduzires no aqua comunitario já agora como está a amonia e nitritos?? Obrigado Joao Costa
jonasguindaste Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 (editado) os neons foram dos primeiros a serem introduzidos no aquário. em meados de Outubro, penso eu. os únicos habitantes novos introduzidos, foram 3 discus há 3 semanas. tinha-me morrido um neon no início de Fevereiro, mas ultimamente a doença alastrou rapidamente, não tendo infectado mais nenhum peixe além da ram. esha 2000 encontra-se facilmente nas lojas? amónia e nitritos =0 Editado Março 15, 2007 por jonasguindaste
jonasguindaste Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 (editado) andei a pesquisar na net e será isto??: Lepidortose É infecto-contagiosa, produzida pelo Bacterium lepidorthosae, pelo Vibro anguillarum e outros, segundo alguns autores. Ataca peixes tropicais. Sintomas: perda de escamas por todo o corpo e mais no dorso; movimentos cada vez mais lentos; respiração acelerada e a cauda vai ficando paralisada. O doente fica na superfície, perde a nocão de fuga e morre em mais de 80% dos casos, quando não há tratamento. Os peixes sadios são portadores a a transmissão é direta ou indireta, pela água contaminada. Dura 3 a 4 semanas. Tratamento: sulfanilamida, cloromicetina e phenoxethol. Retirar os doentes e mortos e desinfetar o aquário. A minha ram tem os sintomas a bold...Sabem-me dizer quais os medicamentos com os produtos indicados? Obrigado Editado Março 15, 2007 por jonasguindaste
joao costa Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 (editado) esha2000 encontra-se em algumas lojas. Mas se apresenta esses sintomas e se achas que o diagonostico é compativel com essa doença terás de aplicar um bactericida, eu apenas uso Backtopur da Sera geralmente é eficaz contra infecçoes bacterianas, mas não sei se tem esses compostos, acho que deverias perguntar numa loja, ou a um veterinario ....... há um aqui no forum Rui Ferreira de Almeida, tenta falar com ele por mp(mensagem pessoal) Editado Março 15, 2007 por joao costa Obrigado Joao Costa
jonasguindaste Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 joão costa, não encontro nenhum membro do fórum com o nome Rui Ferreira de Almeida. ele não tem um username diferente do nome próprio? para já vou seguir o teu conselho e administrar baktopur, já que a doença em principio ( a ser esta ) é de origem bacteriana. obrigado! abraço.
joao costa Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > DOENÇAS E PRAGAS DOENÇAS MAIS COMUNS EM DISCUS : DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO E T 123 este topico foi colocado por Rui Ferreira de Almeida vÊ este topico, e clica sobre o nome do user Obrigado Joao Costa
jonasguindaste Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 obrigado João! já mandei mp. a ram não aguentou. só espero que mais nenhum esteja infectado... abraço
joao costa Publicado: Março 16, 2007 Publicado: Março 16, 2007 obrigado João!já mandei mp. a ram não aguentou. só espero que mais nenhum esteja infectado... abraço é uma pena, mas nao desanimes, eu tb tenho uma ram doente, super magra, no fundo do aqua , e escura, tou a fazer flagyl, mas mesmo assim nao sei se se safa , e tenho a sensaçao que os outros rams vao pelo mesmo caminho, é assim mesmo, por vezes nao conseguimos controlar estes problemas....... Obrigado Joao Costa
jonasguindaste Publicado: Março 16, 2007 Autor Publicado: Março 16, 2007 desanimar de tal forma que abandone não, mas custa um bocado vê-los morrer sem podermos fazer nada. a ram então custou um bocado mais porque via-se que ela estava mesmo mal. era um peixe bastante activo e de um dia para o outro nem consegui evitar a pesca do filtro, mas enfim... agora o mais importante é tentar proporcionar aos outros habitantes as melhores condições possíveis. mais uma vez obrigado pela ajuda.
Recommended Posts