bpetrucci Publicado Março 14, 2007 Publicado Março 14, 2007 (editado) Li isto neste site http://faq.thekrib.com/pt/algae.html#fuzz Uma grama de prevenção vale um quilo de cura. Para evitar a introdução de um novo tipo de alga num aquário plantado através de plantas novas, um mergulho rápido em lixívia destas parece funcionar bem. Misturar 1 parte de lixívia para 19 partes de água e mergulhar as plantas nesta solução por 2 minutos. Lavar bem a planta logo de seguida com água corrente, depois imergi-las novamente em água com anti-cloro para neutralizar e remover a lixiva. Isto matará as algas e apenas retardará o crescimento duma planta saudável. Plantas em más condições podem sucumbir a este tratamento, mas de qualquer forma não aguentavam mesmo sem ele. Gostava de saber se alguem faz isto, e se realmente obtem resultados. Um abraço a todos Editado Março 14, 2007 por bpetrucci
Gago Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 Penso que existem desinfectantes especificos para o efeito bastante menos arriscado do que a lexivia. O meu irmão tentou algo parecido num aquario de 80L e ficou com um aquario sem algas, sem plantas e sem peixes.
bpetrucci Publicado: Março 14, 2007 Autor Publicado: Março 14, 2007 Penso que existem desinfectantes especificos para o efeito bastante menos arriscado do que a lexivia.O meu irmão tentou algo parecido num aquario de 80L e ficou com um aquario sem algas, sem plantas e sem peixes. mas a lixivia não é para por directamente no aquario......
Windrider Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 Eu uso permenganato de potássio para lavar tudo. É como o sabão clarim, lava mais branco. Abraço. Pedro http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
nunoni Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 eu tentei essa receita - as plantas resistentes resistiram, as frágeis morreram. verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Gago Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 mas a lixivia não é para por directamente no aquario...... 1º Peço desculpa enviei por lapso a resposta em duplicado. 2º O meu irmão tambem não aplicou a lexivia directamente no aquario usou basicamente o mesmo metodo, contudo deve ter metido agua algures no processo. O que eu pretendo alertar é que existem outros produtos mais seguros que a lexivia em que um erro talvez não sai tão caro como saiu a ele. 3º Recentemente instalei uma calha boyu com 4 x 55w pc. Para uma aquario de 200l (e aleado ao facto de ter ficado 3 semanas sem trocar agua) passei a ter um boom de algas nos vidros e plantas. Para resolver o problema usei os seguintes passos: 1º tratamento com produto proprio (nesta caso da JBL) 2º redução do tempo de exposição 2º Remoção mecanica das algas dos vidros com um cartão de credito. 3º aspiração do areão 4º indrodução de mais duas corys paleatus (apesar de não serem boas comedoras de algas evitam o escesso de nutrientes e consequete subida de nitratos) 5º intrudução de 1 oto + 3 SAE´s+1 botia palhaço (não serve só para comer caracois) Resultados: Não tenho algas nas plantas e o crescimento de algas nos vidros é deminuto. Para mim a melhor prevenção para algas são os SAE´s ou os flying fox (como alias vem referido no teu link)
bpetrucci Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 windrider, onde arranjas o permenganato de potássio, numa farmacia? obrigado
silver_fox Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 ja usei essa tecnica, hygrophilas sobreviveram bem, feto de java tambem, musgo de java perdeu algumas folhinhas que ja regeneraram e pogostemons helferi a mesma coisa "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Windrider Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Caro Bpetrucci: Não, não é na farmácia. A Avipar comercializa o produto. Não é fácil de encontrar, mas o Aquário Virgínia, na Rua Santa Catarina, no Porto, tem. Abraço Pedro http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
bpetrucci Publicado: Março 15, 2007 Autor Publicado: Março 15, 2007 ok, muito obrigado, vou ver se consigo arranjar.
Windrider Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 ok, muito obrigado, vou ver se consigo arranjar. Quando respondi, não tinha o produto à mão. Chama-se Desinfektor e, como disse, é a Avipar. Estranhamente, não é referido na ambalagem, mas trata-se, de facto, de uma solução de permengatanato de potássio. Ver mais em www.avipar.net. http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Gago Publicado: Março 15, 2007 Publicado: Março 15, 2007 Os hipermercados feira nova custumam ter estes produtos (pelo menos nos olivais e em alverca, no porto não sei)
Recommended Posts