Praziquantel E Tpa's


Windrider

Recommended Posts

Se, um dia, vier a existir uma licenciatura em aquariofilia, este forum vai ser seguramente uma das suas principais sebentas.

Mas todas as sebentas suscitam dúvidas.

A que tenho agora prende-se com a administração de praziquantel.

Estão amplamentas descritas as circunstâncias em que deve ser ministrado e as suas quantidades e o modo de aplicação, ainda que com ligeiras divergências entre os vários "autores".

Estou a seguir a tese do "Prof. Doutor" João Machado, dos 250mg/100l, em 3 aplicações semanais.

Porém não consegui perceber qual a periodicidade das TPA's no período que decorre entre as aplicações.

Alguma tem de se fazer e a lógica apontaria para que fosse feita antes da aplicação subsequente.

Mas será que chega? Ou devem-se fazer mais? E, fazendo-se mais, tal não retira eficácia ao tratamento?

Agradeço desde já qualquer opinião para a minha dúvida de caloiro.

Obrigado a todos.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o praziquantel perde a eficácia ao fim de 8 horas creio eu, por isso é seguro fazer tpas 8 horas depois da aplicaçao, podes fazer as tpas que entenderes apo´s este periodo

Obrigado, João.

Se o tempo de "vida" do medicamento é de apenas 8 horas isso signifia que, passadas essas 8 horas, já se pode ligar o UV.

Ou estou a ver mal?

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bichinhos das guelras voltaram , tenho outra vez o discu com operculo fechado, fiz o formol ontem de noite, e já hoje de manha e para meu espanto não aconteceu nada, nao descolou, apenas ficou com a respiraçao mais rápida, e nada, os outros discus nem sentiram o formol...

 

 

 

O que fazer mais??????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha estes bichimhos parece que ganharam resistencia ao prazi, pois á cerca de uma semana e meia apliquei Sera tremazol, cujo constituinte principal é o praziquantel, e nada feito, nao resultou, após alguns dias apliquei sera omnipur e parecia ter resultado, mas passado semana e meia voltaram a atacar o mesmo desgraçado que nao deve ter ficado totalmente limpo de bichos.... entao agora apliquei o formol como o Joao Machado disse , e até agora nada, mas vou fazer o tratamento ate ao fim, pode ser que vá resolvendo .....

 

 

Se isto nao resultar terei que ir para o PP( permanganato de potássio) , mas tenho receio de o usar , por causa da filtraçao biologica...

 

Mas se tiver de ser , tem de ser

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se isto nao resultar terei que ir para o PP( permanganato de potássio) , mas tenho receio de o usar , por causa da filtraçao biologica...

 

Mas se tiver de ser , tem de ser

 

 

É bom o permanganato, mas eu fazia num aquário hospital nem imaginas como suja tudo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas para fazer o tratamento a apenas um ou dois individuos , dado que o aqua hospital team apenas 35lt, não dá ...

 

e tb quero fazer o tratamento (seja ele qual for ) a todos , pois se um deles tem muito possivelmente os outros tb têm, pois estes gyrodactylus ou dactylogirus são tipo praga, quando aparecem atacam tudo e todos

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca lá todos e colocas 2mg (pó) por 1 L, a água fica roxa e quando ficar vermelha (passado 4 horas +-, depende da clónia de bactérias da água) é sinal que já não está a fazer efeito e voltas a repetir a dose. No máximo 3 vezes não mais.

 

- Portanto os peixes ficam no máximo 12 horas nesse espaço, não há problema, têm é que ter tampa senão... vais encontrar um no chão.

 

- Muito cuidado nada de Formol ou esponjas que estivessem em contacto com o formol, morre tudo.

 

- É capaz de morrer algum se for pequeno e estiver frágil, mas os restantes ficam bons.

 

- É preciso ter coragem, mas a mim resultou em 2 criações que estavam juntas e a morrer aos 2 por dia. No final do tratamneto morreram uns 20 mas os que ficaram estão limpinhos e a crescer. Experimentei tudo só assim, mas mete medo :lol::lol::lol::lol:

 

- Outra coisa tens que ter aquelas balanças de drog... para medir uma quantidade tão pequena banana rock :onfire: Vão olhar para ti de lado :D :D

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem Duarte , em primeiro quero agradecer-te encarecidamente pela tua explicaçao sobre o uso do PP.

em segundo, antes de tentar vou fazer o formol até ao fim , e se nao resultar vou tentar o sterazin da waterlife...

 

PP só em ultimo caso..... pois tenho receio ....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó meus Senhores e a minha perguntazinha, hem? banana rock

Vá lá, então, eu também gosto muito do PP (para desinfecção de materiais) e o debate sobre ele é muito interessante (espero não vir a precisar do PP para este fim), mas qual é o tempo de vida do prazinquantel na água.

Que diabo, nos 7 dias entre aplicações o aqua não vai ficar sem TPA´s e UV, pois não?

João e Duarte, já que cá estam, deêm lá uma esmolinha a um probre.

Abraços

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei,

 

Pois é não respondemos ao tópico, :lol::lol::lol: Desculpa isto é malta que se vê por aqui e começamos no paleio...

 

Se fosse eu esperava entre 24 a 48 horas para fazer a 1ª Tpa e ligar o UV. Todos os dias tpa`s e se tiveres carvão activo colocavas depois desse tempo, só 3 dias e não te podes esquecer de o tirar para fazer o próximo tratamento passado 7 dias ;)

 

Mas os outros que te boicotaram o teu trabalho que digam de sua justiça :lol::lol:

 

P.S. as tpa`s constantes são boas para limpar da bicharada e não só, se pudesses mudar 100% de água por dia eles estavam encantados mas a carteira não!

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei,

 

Pois é não respondemos ao tópico, :lol::lol::lol: Desculpa isto é malta que se vê por aqui e começamos no paleio...

 

Se fosse eu esperava entre 24 a 48 horas para fazer a 1ª Tpa e ligar o UV. Todos os dias tpa`s e se tiveres carvão activo colocavas depois desse tempo, só 3 dias e não te podes esquecer de o tirar para fazer o próximo tratamento passado 7 dias ;)

 

Mas os outros que te boicotaram o teu trabalho que digam de sua justiça :lol::lol:

 

P.S. as tpa`s constantes são boas para limpar da bicharada e não só, se pudesses mudar 100% de água por dia eles estavam encantados mas a carteira não!

 

Estou contigo Duarte.

O praziquantel dependendo de como é administrado, pode ser em comprimidos ou em produto liquido existente no mercado como por exemplo Sera Tremazol, o Tremazol( a unica forma que administrei) tem um tempo de util de tratamento de 6horas , e após essas seis horas tens de fazer tpa, eles (sera) dizem que tem de se fazer uma tpa de 80% mas como quase sempre é impossivel realizar essa tarefa um gajo fica-se pelos 30% dirios até ao proximo tratamento, agora em comprimidos a utilizaçao é diferente, fazendo as tpas entre 24 a 48 horas depois

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boicote nenhum.

O permenganato de potássio até fica bem ao lado do prazinquantel.

Obrigado pelas sugestões.

Seja feita a vossa vontade: prazinquantel 250ml/100l no 1º, 7º e 14º dia, sem UV, TPA e carvão activado nas primeiras 48 horas. Dias 3 a 6 depois de cada tratamento, TPA diária de 30%, carvão activado e UV.

Depois, fora com o carvão e vidinha normal.

Abraços.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ola pessoal...

Desde ja as minhas desculpas ao Windrider por estar a usar o teu topico...

Mas a minha duvida é semelhante, ja a postei noutro topico mas ate agora nunca obtive resposta.... pode ser desta :puppydogeyes:

 

è em parte semelhante ao do Windrider... de momento estou a fazer tratamento com Sterazin...e o tratamento é para ser feito nos dias 1, 3, 6, 8, 10 e 12...

Ate aqui tudo bem...

A minha rotina de TPA´s era de dois em dois dias cerca de 30L de agua... a pergunta é, durante o tratamento so devo de fazer TPA´s antes de meter o medicamento nos respectivos dias!?

Ou posso continuar com as TPA´s de 2 em 2 dias?!!!

Que dizem?

 

Desculpa Windrider!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais