pajabm Publicado Março 12, 2007 Publicado Março 12, 2007 Antes de tudo denuncio-me: sou novo neste mundo. Enquanto me preparava para comprar o aquário falei com vários amigos que me preveniram-me para vários aspectos: teria de estar esperar várias semanas antes de introduzir peixes; não poderia desanimar com a morte do primeiro animal; alertaram-me para a importância de controlar o amónio, os nitritos, os nitratos... Foram longas e animadas conversas. Acho que me preparei para tudo isso. Esperei que o ciclo do azoto se completasse, testo a água com regularidade, cuido da limpeza semanalmente... Incialmente comprei dois peixes: um Betta e um Corydora. Uma semana depois comprei seis Cardinais que foram linearmente exterminados pelo Betta. Uma semana após, no último fim-de-semana, comprei mais três Corydoras e seis Falsos Nariz de Bêbado. Hoje ao chegar vejo um Corydora extremamente fragilizado... Pareceu-me estar ferido, isolei-o e alimentei-o. Poucas horas depois morreu. Simultaneamente vejo os Falsos Nariz de Bêbado a mordem sistemáticamente o Betta. Não estava mentalizado para ver os meus peixinhos a matarem-se... Já me palpita que o Betta não aguentará muito... Não sei bem o que fazer! Nas lojas que tenho frequentado asseguraram-me que estas espécies se dão bem. Haverá alguma justificação para esta guerra civil? Fome? Má qualidade da água (PH: 7,0; Amónio 0 Mg/L; Nitritos < 0,03 Mg/L; Nitratos < 0,10 Mg/L)? Espécies incompatíveis? Uma ajuda, e uma palavra de ânimo, será bem-vinda. Citar PaJaBM
bernardosales Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 (editado) Primeira coisa. NUNCA DESANIMES!!! É assim há especies que se diz que não faz mal juntar e depois devido a personalidade dos peixes uns são mais violentos que outros (já vi bettas que atacam qq coisa que mexa e outros que são uns paz de alma por isso... lol) olha como és principiante nisto tenta por exemplo começares com uns viviparos...tenta uns guppies, uns cauda espada, mollys... e uns neons por exemplo tambem, estes é que não fazem mal a ninguem mm lol Pelos parametros que disseste o aqua está ciclado e pronto a receber peixes, por isso não será por ai (penso eu...) Continua, que estás no bom caminho, não desanimes! Editado Março 12, 2007 por bernardosales Citar
pajabm Publicado: Março 12, 2007 Autor Publicado: Março 12, 2007 Obrigado Bernardo. Sinceramente neste momento sinto-me inibido a comprar mais peixes. Pelo menos enquanto não conseguir estabilizar as hostilidades dentro do aquário. Eu só queria que eles dessem as barbatanas e dançassem à volta da fogueira... Citar PaJaBM
bernardosales Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 Obrigado Bernardo. Sinceramente neste momento sinto-me inibido a comprar mais peixes. Pelo menos enquanto não conseguir estabilizar as hostilidades dentro do aquário. Eu só queria que eles dessem as barbatanas e dançassem à volta da fogueira... diz lá, que fauna ainda te resta neste momento?... e já agora diz ai o setup do aqua para termos uma ideia do material que ai tens...e diz tambem a flora que tens..! ´ Cumps Citar
pajabm Publicado: Março 12, 2007 Autor Publicado: Março 12, 2007 Ora bem... Equipamento Aquário: 61 / 40 / 31 Cms (L / A / P); 75 Litros Brutos; Aquecimento: Visi-Therm 100W; Iluminação: Visi-Lux Sun 36W; Filtro: Carvão, Lã, Esponja e Cerâmica; 140 / 340 L/H (Min / Max). Fauna Tetra Cardinal / Paracheirodon Axelrodi: 1 (único sobrevivente do cardume); Corydora Albino / Corydoras Aeneus: 2; Betta Combatente / Betta Splendens: 1; Corydora Julii / Corydoras Julii: 1; Falso Nariz de Bêbado / Petitella Georgiae: 6. Flora Microsorium Pteropus: 1; Hygrophila Difformis: 6 pés. Resultado dos últimos testes: Teste PH: 7,0 Teste NH4/NH3 - Amónio: 0 Mg/L Teste NO2 - Nitritos: < 0,3 Mg/L Teste NO3 - Nitratos: 0 / 10 Mg/L Citar PaJaBM
bernardosales Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 Ora bem... Equipamento Aquário: 61 / 40 / 31 Cms (L / A / P); 75 Litros Brutos; Aquecimento: Visi-Therm 100W; Iluminação: Visi-Lux Sun 36W; Filtro: Carvão, Lã, Esponja e Cerâmica; 140 / 340 L/H (Min / Max). Fauna Tetra Cardinal / Paracheirodon Axelrodi: 1 (único sobrevivente do cardume); Corydora Albino / Corydoras Aeneus: 2; Betta Combatente / Betta Splendens: 1; Corydora Julii / Corydoras Julii: 1; Falso Nariz de Bêbado / Petitella Georgiae: 6. Flora Microsorium Pteropus: 1; Hygrophila Difformis: 6 pés. Resultado dos últimos testes: Teste PH: 7,0 Teste NH4/NH3 - Amónio: 0 Mg/L Teste NO2 - Nitritos: < 0,3 Mg/L Teste NO3 - Nitratos: 0 / 10 Mg/L é o que te digo, tens ai um bom potencial!! ..tenta arranjar peixes mais pacificos (aqueles que te disse por exempo) porque pelo que disseste o problema não é de alguma doença, ou problema técnico, mas sim arrufos entre os peixes! Os parametros do aqua estão optimos por isso... Citar
ricardo.lima Publicado: Março 13, 2007 Publicado: Março 13, 2007 ofereço-te uns casais de guppies para não desanimares :D Terás é de vir a Oeiras buscá-los. RL Citar
bernardosales Publicado: Março 13, 2007 Publicado: Março 13, 2007 ofereço-te uns casais de guppies para não desanimares Terás é de vir a Oeiras buscá-los.RL se daqui a umas semanas ainda tiveres, nao me importo nada de os ir buscar Citar
pajabm Publicado: Março 13, 2007 Autor Publicado: Março 13, 2007 Hoje continuam a morder-se... Haverá alguma forma de acalmar os bichos? Citar PaJaBM
ricardo.lima Publicado: Março 13, 2007 Publicado: Março 13, 2007 se daqui a umas semanas ainda tiveres, nao me importo nada de os ir buscar mantém-se a oferta para ambos! Já desisti de colocar as fêmeas prenhas nas maternidades . Talvez consiga um pseudo equilibrio... Mas admito que quando vejo algum alevim pelo aquario não descanso enquanto não o apanhar e colocar na criadeira. E tragam os tupperwares! Digam depois algo por PM para combinarmos. RL Citar
pajabm Publicado: Março 13, 2007 Autor Publicado: Março 13, 2007 Eu gosto dos Guppies! Mas o meu problema é como introduzi-los no aquário... Eu não estou a exagerar quando digo que os meus peixes se estão sempre a morder... Os falsos nariz de bêbado não dão descanso ao Betta e até os Corydoras comem por tabela. Enquanto não conseguir estabilizar a comunidade parece-me muito arriscado colocar lá mais animais. De qualquer forma agradeço a oferta. Se as coisas melhorarem vou cobrar os Guppies! Citar PaJaBM
ricardo.lima Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 Eu gosto dos Guppies! Mas o meu problema é como introduzi-los no aquário... Eu não estou a exagerar quando digo que os meus peixes se estão sempre a morder... Os falsos nariz de bêbado não dão descanso ao Betta e até os Corydoras comem por tabela. Enquanto não conseguir estabilizar a comunidade parece-me muito arriscado colocar lá mais animais. De qualquer forma agradeço a oferta. Se as coisas melhorarem vou cobrar os Guppies! A culpa é da Crise! é stress com o aumento do custo de vida! Deixando as brincadeiras, ter peixes temperamentais é do piorio.Tive um barbo tigre (no meio de vários) que arrasou com um casal de escalares, neons e zebras. No dia em que o dito se foi, só faltou dar uma festa. Já pensaste em dá-los a alguém ou, se tiveres disposto a isso, montar outro aqua só para os albergar? Os guppies estão prometidos. RL Citar
josé mendonça Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 olá! situações dessas são um grande desatino, tanto para os restantes peixes, como para os donos que vêem a calma do seu aquario completamente virada do avesso! porque não os devolves à loja e acabas com isso duma vez? já se percebeu que eles não vão acalmar... talvez até possas trocá-los por outros peixes... :D Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
David de Jesus Publicado: Março 14, 2007 Publicado: Março 14, 2007 Boas, Com os Bettas é como disse o colega, uns são uma paz de alma outros têm um mau feitio que faz o Gengis Khan parecer o Ghandi, neste momento parece que as hostilidades estão declaradas e já não é só o Betta a criar problemas, tendo em conta que provavelmente os problemas começaram com ele e olhando pra fauna que aí tens e com base na "teoria geral da compatibilidade" diria que devias retirar dai o Betta e alterar a decoração do aqua a ver se as coisas acalmam. Felizmente se retirares o Betta não é difícil arranjares uma boa casa pra ele, um pequeno aqua de 20 litros é o suficiente. :D De resto não desanimes, essas coisas acontecem, um dos fascínios da aquariofilia é que lidas com seres vivos e cada um é diferente do outro. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
pajabm Publicado: Março 17, 2007 Autor Publicado: Março 17, 2007 De resto não desanimes, essas coisas acontecem, um dos fascínios da aquariofilia é que lidas com seres vivos e cada um é diferente do outro. Estou plenamente de acordo. Estou perante seres vivos que obviamente não se podem comportar como máquinas. Podem seguir um comportamento padrão mas cada peixe será sempre único. Nos últimos dias verifiquei que a comunidade está mais calma. Os falsos nariz de bêbado praticamente deixaram de perseguir o Betta... Por vezes até os vejo a nadar lado a lado! Não sei se terão chegado de convivência ou se já não se consideram ameaçados... Também tive mais cuidado na alimentação para me assegurar que todos comem. Não sei se isso terá influenciado. Não sei as causas desta aparente alteração mas espero que permaneça! Citar PaJaBM
Recommended Posts