Recommended Posts

Publicado

Boas

O meu aquario finalmente está a ficar maduro, ja tenho nitratos, 10mg.

Existe algum valor maximo de Nitratos a que se recomende fazer TPA'S?

Sei que acima dos 40,50 mg começam tendencialmente a aparecer algas (é o que diz nas instruçoes do No3 :wink: ), portanto esse já é um valor limite.

O que tem a dizer em relaçao a esta materia?

Publicado:

Olá.

Quanto mais baixa a concentração de NO3 no teu aquário, melhor... pelo menos no que se refere ao peixes.

Quanto a algas, o caso muda de figura. Podes ter algas até com 5 ppm de NO3... não depende só do valor de NO3.

Regra geral, desaconselha-se ter uma concentração de NO3 na água superior a 40-50 ppm, pois em excesso os NO3 causam complicações aos peixes. Mas como é óbvio... depende do peixe.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Quanto mais baixa a concentração de NO3 no teu aquário, melhor... pelo menos no que se refere ao peixes.

Quanto a algas, o caso muda de figura. Podes ter algas até com 5 ppm de NO3... não depende só do valor de NO3.

Regra geral, desaconselha-se ter uma concentração de NO3 na água superior a 40-50 ppm, pois em excesso os NO3 causam complicações aos peixes. Mas como é óbvio... depende do peixe.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luis,

Qual a maneira de baixar os Nitratos no aqua ?

Cumprimentos

Paulo

Publicado:

Enganei-me na designaçao era realmente ppm e nao mg como eu me estava a referir. bowdown

Ainda estou um bocado verde, mas vou ver se crio uma rotina de Tpa's que me permita manter esses valores dentro de um intervalo aceitavel de No3.

Publicado:

Olá.

Uma já aqui foi falada... TPA com água que não contenha nitratos.

Outras:

bowdown Usar plantas. As melhores serão as plantas flutuantes. Mas tens 2 grandes inconvinientes. Quase sempre os fosfatos na coluna de água são suficientes para causar algas (no caso de teres alguma luz a passar para dentro do aquário). A outra é que vais ter menos luz a entrar para dentro do aquário, e dependendo das plantas, isso pode acontecer muito rápido.

::D: Usar um desnitrificador. Mais uma vez, faz com que as TPA's possam ser mais alargadas no tempo, pois se estiver bem calibrado (o desnitrificador), os níveis de NO3 serão muito baixos (5-10 ppm). E até é simples de montar. Se tiveres um filtro externo, colocas um T na mangueira de saída, seguida de uma válvula de ajuste (torneira), e depois ligas ao filtro desnitrificador. com a torneira ajustas o caudal de água que entra para o desnitrificador de modo a que seja pequeno (consoante o desnitrificador, a bomba e o aquário, terás de ajustar isso) e ligas a saída do desnitrificador directada para dentro do aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!