Aquqrio De Agua Salgada


Recommended Posts

bOM DIA A TODOS.

 

Depois e muitos anos com aquarios de agua doce e na criação de discus, decidi-me iniciar com a agua salgada.

De cerca de 2000 lt em agua doce vou começar com um aquario de agua salgada, mas um aquario pequeno (100X50X40).

Verifico que é pequeno mas não quero ter um maior por diversas questões.

Agradeço a vossa ajuda, embora reconheça que existe muita informação já publicada.

Então aqui vai as dimensões do meu aquario:

 

Dimensão:

100 X 50 X 40

Sump:

70 X 40 X 30

 

Tenho diversas bombas mas são todas +/- 1200 lt. da EHEIM,

 

Desculpem, mas a oferta de informação é tão grande que por vezes cria-me confusão.

Pelo que agradecia que ajudassem em:

 

Que escumador, que iluminação, etc. e se possivel o preço aproximado de cada peça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

bem vindo ao lado salgado

 

Quanto ao equipamento, realmente há muita informação e por isso tambem é complicado para nos.

Vou falar em termos gerais. Depois, podemos comentar as tuas escolhas.

 

Iluminação

 

T5 6x39wts deve chegar.

Bombas de circulação o suficiente para fazer pelo menos 6000lts hora. Tem atenção ao consumo delas. Não te esqueças que vão estar ligadas 24h.

Escumador, há muitas opções. Depende do que quiseres gastar.

Substrato, areão de coral ou aragonite.

Rocha +-40kg. Podes misturar viva com morta para ser mais barato.

 

Vais fazer com sump?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

bem vindo ao lado salgado

 

Quanto ao equipamento, realmente há muita informação e por isso tambem é complicado para nos.

Vou falar em termos gerais. Depois, podemos comentar as tuas escolhas.

 

Iluminação

 

T5 6x39wts deve chegar.

Bombas de circulação o suficiente para fazer pelo menos 6000lts hora. Tem atenção ao consumo delas. Não te esqueças que vão estar ligadas 24h.

Escumador, há muitas opções. Depende do que quiseres gastar.

Substrato, areão de coral ou aragonite.

Rocha +-40kg. Podes misturar viva com morta para ser mais barato.

 

Vais fazer com sump?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rodrigues

 

Só agora me foi possivel ler a vossa resposta, que agradeço.

Sim de facto penso meter uma sump. Aliás já o montei, mas como tenho a saída da agua por tudo lateral (perfurei o vidro) começou a fazer um barulho tremendo.

Utilizo duas bombas de 1200 lt/h só para a elevação da água. Ontem fiz um novo furo no outro lado do aquario para ver se atenua esse barulho da agua quando cai na sump, vou aplicar o metodo do sifon.

Penso comprar um escumador, mas já verifiquei que existe diversos preços, desde a marca Vskim 400 = E.270,00 e outra marca que não me lembro, mas asiatica de E. 120,00.

Já me fizeram preços da rocha viva de E.20,00 a 10,00. Uma da Indonesia e outra do Brasil.

Agradecia uma ajuda de um calculo final de quanto me pode custar um aquario de 200 lt mais um sump de 50 lts

Quanto à iluminação francamente não faço a minima ideia, mas o que desejava era ,o melhor mais eficaz e se possivel o mais barato quer na compra quer no consumo.

Gostava de ter peixes palhaços e as respectivas anemolas.

Como verifica só duvidas e algumas pretensões.

Tudo depende dos euros a gastar.

Um abraço e mais uma vez obrigado

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso comprar um escumador, mas já verifiquei que existe diversos preços, desde a marca Vskim 400 = E.270,00 e outra marca que não me lembro, mas asiatica de E. 120,00.

Quanto aos escumadores, eu gosto muito dos Vskim, são silenciosos e eficientes, mas acho que podes arranjar mais barato e praticamente iguais! Assim para uma referência rapida, tens num dos patrocinadores do fórum uns escumadores identicos (ou quase) os Vskim e que funcionam muito bem, já tive a oportunidade de ver 2 a funcionarem em casa de amigos, e eles sentem-se satisfeitos por isso! Podes ver aqui

 

 

Já me fizeram preços da rocha viva de E.20,00 a 10,00. Uma da Indonesia e outra do Brasil.

Rocha do Brasil? Pessoalmente não gosto, antes preferia da Indonesia, é mais cara mas melhor, e na rocha que é das coisas mais importante num reef, mais vale gastar o dobro do que depois ter o dobro de problemas!

 

Quanto à iluminação francamente não faço a minima ideia, mas o que desejava era ,o melhor mais eficaz e se possivel o mais barato quer na compra quer no consumo.

Para a iluminação, com as tuas preferências, é mesmo as T5, como o Luis disse!

 

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais