Paulo Lisboa Publicado Março 12, 2007 Publicado Março 12, 2007 Boas, 1ª questão: tenho um aqua pequeno (daqueles que têm uma tampa em forma de telhado cor-de-laranja de 6 litros) que serviu para a minha filha ter uns peixes de água fria. Passado quase um ano está parado e eu gostaria de o transformar num mini-nano :D O problema é que com tão pouca água qualquer desvio nos parâmetros deverá ser fatal, certo? Estava a pensar colocar lá umas anúbias e musgo de java, juntamente com uns red chery's e um ou outro peixe, no máximo dois. A questão é: que filtro colocar??? Conhecem algum para tão pequenas dimensões? Já encontrei algumas coisas mas fazem 300 l/h o que será demasiado para aquele aqua, digo eu... Estou interessado em novos e/ou usados... 2ª questão: o meu aqua (vide assinatura, sff) vem de origem com uma calha que tem 2x30 florescentes. Ou seja, 60 watts para 140 litros úteis. Gostava de melhorar a iluminação alterando a calha da Aquatlatis para T5. Será possível converter de casquilhos florescentes para os das T5? Se sim, que mais, para além dos casquilhos, necessito de alterar? Ob pela atenção! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
nunoni Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 Olá, esses filtros pequenos que conheces não são reguláveis? Por ex. o Eheim aquaball 2206 é bem pequenino (ocupa uns 0.7 l de espaço), faz 380 l/h de máximo mas pode ser regulado para 120 l/h.... mesmo assim ainda é muito, mas está longe desses 300 l/h que referes. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
paulosaints Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 2ª questão: o meu aqua (vide assinatura, sff) vem de origem com uma calha que tem 2x30 florescentes. Ou seja, 60 watts para 140 litros úteis.Gostava de melhorar a iluminação alterando a calha da Aquatlatis para T5. Será possível converter de casquilhos florescentes para os das T5? Se sim, que mais, para além dos casquilhos, necessito de alterar? Olá! Podes alterar a calha ao critério, é claro que há limites pois as calhas são muito trabalhosas de alterar. Eu também tenho um Aquatlantis com uma calha de 2x30W, até que me fartei de ter pouca luz. Desmontei a calha, retirei uma lampada 30w, e o balastro e arrancador associado. Para a substituir com 2 PLL's de 36w e um balastro electronico. Perdi um dia de trabalho de volta da calha, enchi-me de silicone a vedar e já trabalha. Para mudares de lampada terás que mudar de balastro, e hoje em dia compensa mesmo é pôr balastros electronicos. Portanto se pretendes T5, é claro que terás que mudar o balastro! Paulo Citar
Paulo Lisboa Publicado: Março 12, 2007 Autor Publicado: Março 12, 2007 Olá, esses filtros pequenos que conheces não são reguláveis? Por ex. o Eheim aquaball 2206 é bem pequenino (ocupa uns 0.7 l de espaço), faz 380 l/h de máximo mas pode ser regulado para 120 l/h.... mesmo assim ainda é muito, mas está longe desses 300 l/h que referes. exacto. mas mesmo 120l/h, tal como a ti , parecem-me muito... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Paulo Lisboa Publicado: Março 12, 2007 Autor Publicado: Março 12, 2007 Olá! Podes alterar a calha ao critério, é claro que há limites pois as calhas são muito trabalhosas de alterar. Eu também tenho um Aquatlantis com uma calha de 2x30W, até que me fartei de ter pouca luz. Desmontei a calha, retirei uma lampada 30w, e o balastro e arrancador associado. Para a substituir com 2 PLL's de 36w e um balastro electronico. Perdi um dia de trabalho de volta da calha, enchi-me de silicone a vedar e já trabalha. Para mudares de lampada terás que mudar de balastro, e hoje em dia compensa mesmo é pôr balastros electronicos. Portanto se pretendes T5, é claro que terás que mudar o balastro! Paulo Parece-me muito interessante a tua ideia. Gostava de te fazer algumas perguntas... 1. deixaste ficar uma das lampadas originais? Ou colocaste PLL's dos dois lados? 2. em quanto ficou todo o material? 3. tens fotos do processo ou mesmo do resultado final? OB! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts