Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem... acho que isto nunca aconteceu a ninguem... tinha mesmo que ser a mim!

Atão, hoje ia a fazer uma TPA, quando reparei que tava uma coisa esquisita no vidro... olhei mais de perto e reparo que tenho o termometro partido (a parte de baixo... o vidro que sustem aquelas bolinhas pretas)... fiquei um pouco assustada, uma vez que o mercurio é venenoso e resolvi fazer uma limpeza completa para tirar o maximo possivel daquelas bolinhas pretas que eu nao sabia por onde andavam... não sei se fiz bem, ou mal fazer uma mudança total... mas a verdade é que entrei um panico e nao sei se vai acontecer alguma coisa aos peixes (eles ate agora estao bem).

Sera que ha perigo de eles terem estado em contacto com o termometro partido? (e a partir de agora só vai ser termometros digitais)

Editado por Calinas
Publicado:

Olá!

Em principio não ha problema nenhum, pois não entornaste o mercurio!

Penso que essas bolas sejam chumbo, que fazem a temperatura chegar ao mercurio para que a medida seja mais exacta!

Já me aconteceu isso, mas nunca me morreram peixes!

Fica bem!

Publicado:

Olá.

As bolinhas são de Chumbo (quase de certeza) e não de Mercúrio, até porque o Mercúrio em condições PTN é líquido e não sólido...

E o líquido no interior dos termómetros específicos para aquariofilia, é um álcool corado, e não mercúrio...

Se têm termómetros de mercúrio nos aquários, então não os deviam utilizar.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem... aquilo é um termometro para aquario (nao sabia que eram diferentes... pensei que fossem todos iguais), mas sendo assim já fico descansada por saber que os peixitos ficam bem.

Publicado:

Olá Calinas

Em princípio não terás problemas. As bolinhas são pequenas esferas de chumbo para que o termómetro se mantenha na vertical e mergulhado na água quase na totalidade, que se terão afundado no substrato perdendo-se no meio dele. Dificilmente as conseguirás remover na totalidade. O álcool do termómetro não é toxico dado o seu volume francamente diminuto ao ter-se escapado (se realmente se escapou) para a água e ficar extremamente diluído.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!