Sílvia Figueiredo Publicado Março 11, 2007 Publicado Março 11, 2007 (editado) Olá Eu tenho duas tartarugas e desde a uns tempos para cá que elas começaram a comer a barra de cálcio que eu coloco na água, já devoraram uma em apenas um dia A barra de cálcio é um corrector mineral que se dissolve na água e ajuda reforçar a carapaça, mas penso que não é para elas comerem, é apenas para dissolver minerais essênciais na água. Será normal? Cumps Editado Março 11, 2007 por Sílvia Figueiredo
Pedro Almeida Publicado: Março 11, 2007 Publicado: Março 11, 2007 (editado) Também podem ingerir, não lhes faz mal nenhum, assim como o passaro ingere também barras de calcio. Bem quanto à normalidade... as minhas nunca quiseram propriamente saber das barras de calcio que coloco no aquário delas, as vezes "cheiram-nas" mas depois vão-se embora, essas pelos vistos são comilonas! A razão é meramente de personalidade. Quanto a fazer mal, em principio não faz, mas se vez que ingerem em demasia, reduz a quantidade não coloques pedras de calcio tanta vez seguida, faz intervalos de dias entre as pedras, se não tambem é excesso de calcio! e tenta varias a alimentação delas, para elas se distrairem e não "atacarem" o calcio! usa fruta, legumes, carnes é que não muito, as minha sgostam particularmente de caracois, é uma loucura, e minhocas da terra e caracois são atamente energéticos para as tartarugas, desfaz um caracol (vivo) com a carapaça, usando a base de um copo de vidro e poe no aqua delas, se elas comerem a carapaça, como está meia desfeita, é calcio que ingerem :D assim não necessitam de tanto calcio, mas como caracois, agora... há poucos, sempre podes optar por verduras, pois têm calcio, mas procura num site de busca pela a alimentação correcta, alface e espinafres não se deve dar, a alface faz diarreia sendo reocmendade de vez em quando e os espinafres prendem, não sendo nada aconselhados!, tens a cenoura, a maça, a pera etc... procura que encontras Mas nem sempre as barras de calcio fazem milagres, no fundo estas para serem absorvidas, mesmo na agua, necessitam d eoutras proteinas e vitaminas fornecidas pelos alimentos para ajudar na sua assimilação por parte do orgnaismo da tartaruga. Mas se não podes, ou não tens tempo para esta alimentação toda, tens sticks da jbl ou tetra no mercado, a bom preço e ricos em calcio e vitaminas, o fundamental para elas, sacia-as e fornece-lhes tudo o que necessitam! Editado Março 11, 2007 por Pedro Almeida Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
Sílvia Figueiredo Publicado: Março 11, 2007 Autor Publicado: Março 11, 2007 Olá Pois as minhas dão umas dentadas enormes nas barras de cálcio. Sáo muito gulosas de facto, quanto alimentação custumo dar carne para além do granulado e dos camarões quanto aos legumes elas são espertas e não comem . Também custumo adicionar à água umas gotas para reforçar a carapaça, uma vez que uma delas tinha a carapaça mole receitaram-me isso tem resultado, agora já tá boa! Vou experimentar os caracois e fazer intervalos com as barras de cálcio, tentar dar-lhes legumes pois é melhor para elas, terem uma alimentação mais equilibrada. Uma das minhas tartarugas e muito activa, uma vez estava alimentá-las e ela veio agarrada a manga da minha camisola :D a trincá-la! upa upa faz cada travessura Obrigado! Cumps
norby Publicado: Março 12, 2007 Publicado: Março 12, 2007 Silvia nao falas-te onde as tens nem em que condiçoes. O problema da carapaça mole pode ter a ver com problemas de sintetizaçao do calçio por falta de radiaçoes UBV. A melhor fonte de Ubv é sem duvida o sol! Em alternativa é possivel comprar lampadas (existem de rosca e tubulares), que forneçam essa radiaçao Ubv. Uma alimentaçao equilibrada, sticks, camaroes, vegetais e fruta (o segredo é ser "qb", e se for ao mesmo tempo só vao comer o que querem...), e sol sao importantes para ajudar a recuperaçao da carapaça mole. A pedra de calcio tambem é uma boa ajuda.
Sílvia Figueiredo Publicado: Março 12, 2007 Autor Publicado: Março 12, 2007 Bem tenho uma tartarugueira, e tenho uma lampada também. Mas sempre que tá sol eu coloco-as apanhar, porque elas adoram e é a melhor radiação. Quanto à carapaça mole ela tinha, mas foi quando a comprei, depois ela recuperou Quanto alimentação vou alternar os tipos de alimentos para elas começarem aceitar outros tais como os legumes. Cumps
Recommended Posts