Telmalf Publicado Março 9, 2007 Publicado Março 9, 2007 (editado) boas.. eu sei que devia pesquisar e há uns tempos eu abri um topico a falar deste mesmo assunto. mas não o encontro.. é assim eu tenho um filtro que penso ser de decantação da tetra, para este filtro tem umas esponjas proprias que devem ser modadas de mes a mes isto segundo o livro de instruçoes.. estas esponjas tem no interior carvão activo.. que eu retiro.. gostava de saber. o que posso usar sem ser carvão e que seja melhor para o desempenho do filtro.. o filtro tbm tem uma parte de filtração biologica com aquelas bolinhas.. actualmente estou a usar só aquela "esponja" tipo os filtros de exaustor..mas queria melhorar a filtração.. obrigada a todos e peço desculpa por abrir mais um tópico... (eu deveria ter posto isto no tópico do material e tecnicas de manutenção... moderadores.. estejam a vontade para o mudar.. peço desculpa.. ) Editado Março 9, 2007 por Telmalf Citar www.meusoliloquio.blogspot.com www.contosemsoliloquio.blogspot.com
miguel angelo 2 Publicado: Março 9, 2007 Publicado: Março 9, 2007 boas, eu não conheço esse filtro mas se tu dizes que tem uma parte para as esponjas e outra para filtração biológica, deves usar as duas conforme as instruções ou seja as esponjas fazem a filtração mecânica e devem ser lavadas sempre que estiverem muito sujas e façam diminuir o rendimento do filtro as bolinhas; como tu lhes chamas só precisas de passar ligeiramente por água ( de preferência água das TPAS do aquário) de vez em quando(uma 2 vezes por ano) porque é aqui (bolinhas lol , argila expandida, cerâmicas etc.) que as bactérias que te vão fazer o ciclo do azoto se instalam e se reproduzem. Se fizeres isto estás a optimizar o rendimento do filtro. Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
dvdme Publicado: Março 18, 2007 Publicado: Março 18, 2007 Boas, Olha eu tambem tenho um filtro da Tetra e, pelo menos para o meu, há esponjas dessas da tetra para por lá dentro com e sem carvão activo. Não convém usar sempre o carvão activo porque isso retira nutrientes à àgua...pelo menos é o que leio para aí. Eu uso também essa esponja tipo dos exaustores que falas... e aquilo lá tirar sujidade do aquário tira, mas por acaso também gostava de saber se haverá alguma coisa melhor. Cumprimentos, David Citar David. Tesla Motors
tiagoagfaria Publicado: Setembro 23, 2007 Publicado: Setembro 23, 2007 Este topico ja tem algum tempo mas posso tentar ajudar a mesma... 1º Deves ler acerca das materias filtrantes e dos seus efeitos nas durezas e ph. 2º Diz-nos qual o tipo de aquario que tens e que parametros achas que quererias ver melhorado para poderes 'jogar' com o tipo de materias filtrantes. 3º Num filtro de decantação desses acho que o melhor a manteres é mesmo essa lã filtrante, cerâmicas para a colonização das bacterias('bolinhas' cilindros etc) e uma esponja de uma boa densidade(daquelas com bolhas de 2-3mm serve) e quando necessario carvão activado(remoção de metais pesados e outros poluentes). Cumps Tiago Faria Citar A pressa é inimiga da perfeição.Feedback
Recommended Posts