Raider Publicado Março 27, 2004 Publicado Março 27, 2004 boas a todos. vi muita informação sobre iluminacão aqui e noutros foruns, nomeadamente a intensidade que devemos utilizar em aquários. sei que é aconselhavel para aqua plantados 1 w/l, e li algures que para nanos 2 w/l é o ideal. mas em lado nenhum li quando é que a iluminação se torna excessiva.!! será somente quando "queima as plantas". ou seja, no minha humilde e ignorante opinião, devemos aumentar sempre a iluminação até esse limite, acelerar a fotossintese e fornecer co2 e nutrientes nas devidas quantidades para estabelecer esse equilibrio. assim devemos ter crescimentos extraordinários. julgo eu!!!???!!! aos fisicos e botanicos de serviço, refutem esta minha teoria. obrigado desde já pela ajuda. " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel
André Nóbrega Publicado: Março 27, 2004 Publicado: Março 27, 2004 boas! as proporções que apresentaste para a iluminação estão correctas, embora haja sempre excepções!!! a iluminação a mais é dificil de conseguir, e entenda-se iluminação a mais aquela iluminação que faz com que a fotossítese seja muito acelerada para os nútrientes disponíveis na coluna de água, a planta vai morrer em poucas horas (dependendo da espécie). mas isto é uma situação muito dificil de conseguir, o grande problema é mesmo conseguir iluminação suficiente, não te preocupes muito com a iluminação a mais . abraços! Categoria: Humano.
MCatalao Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 meio w por litro é optimo , 1w por litro exelente , 2w por litro tb exelente , para kem gosta de aquários do estilo holandés, alguns dos auários xegam a ter o dobro do watts por litro ou seja em ves de 1 w por litro metem 4w
André Nóbrega Publicado: Abril 1, 2004 Publicado: Abril 1, 2004 olá! será que me podes indícar de onde retiraste essa informação? abraços! Categoria: Humano.
Raider Publicado: Abril 3, 2004 Autor Publicado: Abril 3, 2004 a que informação te referes?? " Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe." Georg Simmel
ZANITO Publicado: Abril 3, 2004 Publicado: Abril 3, 2004 ainda bem q falaram deste assunto, ja tinha pensado em abrir um tópico relativo ao meu problema, mas aproveitando este, ca vai : o meu aqua de 120 litros tem uma lampada aquaglo de 30 wats se n me engano, e a minha anubia gigante, pensoq seja anubia, q as folhas xegam ao topo da agua, as folhas cima parecem tar tdas keimadas, n sei se será iluminação a mais ou tempratura agua demasiadamente elevada, deixo esta questão para os bons entendedores de plantas, e deixo aki umas fotos da referida planta, desculpem a kualidade imagem n ser mto boa.. vista planta de frente : vista cima :
ZANITO Publicado: Abril 3, 2004 Publicado: Abril 3, 2004 é isso q pretendo saber, n sei se tao keimadas se é algas...sei la....
André Nóbrega Publicado: Abril 3, 2004 Publicado: Abril 3, 2004 isso é facil, sendo algas são algas castanhas, muito faceis de remover. pega numa toalha e passa com ela na folha da anúbia, se saír são algas, se não saír não é queimado, mas sim uma deficiencia de nútrientes (ferro ou compostos azotados. abraços! Categoria: Humano.
minidiogo Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Olá! Como o tas diz isso sao algas, que penso que podem ser removidas pelos Oto. Affinis (limpa vidros). Adeus mini Diogo Oliveira
Governa Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 A minha solução pessoal para problemas de algas. São espécies comuns nas lojas e a um preço reduzido: - Otocinclus Affinis - Platis (Xiphophorus maculatus) Em casos mais complicados, um "batalhão" de Caridina Japonica pode dar uma ajuda extra. Cuidado com estes últimos, na falta de algas não têm problemas em atirar-se às próprias plantas... :D • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
ZANITO Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 Boas, segui o conselho do taslixado, e eram mesmo algas, a toalha é q n ficou la mto famosa, toda verde lole, mas pronts, as plantas ja tao com um ar mais saudavel ehehe, agora gostava de saber o aparecimento das algas deveu-se ao k ? iluminação excessiva? ALL
Pedro Borges Publicado: Abril 4, 2004 Publicado: Abril 4, 2004 As algas aparecem sempre e em todo o lado. O que deves fazer para as manter sobre cheque num aquário pouco plantado como o teu é comprar uns 4-6 Otocinclus sp. eles comem essa alga num instante. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts