Recommended Posts

Publicado

Caros Colegas,

Estou em apuros, pediram-me (uma Professora) para montar um aquário que está numa sala de Professores abandonado. Como aquilo por lá anda um bocado tenso, talvez os peixes acalmem :lol::lol:

Só que eu só precebo de discus e tanques livres, por causa dos bichos que ca... bastante :?

Que me aconselham em relação a espécies e se deva plantar ou ficar só pelas pedras e areia, visto ser um local que não vai ser bem cuidado como são os nossos em casa. Ora hoje sou eu ora amanhã tu!!

- Tem 100L, PH 7 e estava a pensar em equipas de limpesa e 1 ou 2 cardumes, mas como não percebo nada, só de água e "Solhas" (que lá não vou pôr!), agradecia ao pessoal que postagem as suas opniões.

Desde já Obrigado

Publicado:

Olá.

Ciclídeos Africanos... e não penses em mais nada :lol:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

africanos com ph 7!!!!!!!!!!!

apostava mais nuns escalares, sao resistentes, e procriam facilmente, podias fazer um plantado de anubias e echinodorus , com um tronco, e uns escalares

ou entao amanda-te para os guppys

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Ora bem cá vão os parâmetros:

- Aquário de 70 litros

- Ph 6,5 mas agora no inverno que no verão deverá ir aos 7,2.

- O2 6

e agora o problema:

- GH 1

- KH 2

- Condutividade 30

Estou aberto a todo tipo de sugestões além das que já foram dadas ;)

Publicado:

Olá.

africanos com ph 7!!!!!!!!!!!

E...?

Para que serve o areão e as pedras calcárias? É porque são bonitos? ;)

Quanto mais resistentes os peixes forem, melhor... e não se esqueçam que está num local público. "Bora dar mais comida... os peixinhos têm fome"; "Bora fumar todos ao pé do aquário", etc...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

olha entao vamos lá por partes , se está num local publico entao há mais possibilidade que o aqua se suje até com o excesso de comida e poucas tpas, né, entao para quê ter um aqua de ciclideos africanos??? se houver necessidade de efectuar tpas de grande percentagem irá concerteza alterar muito no parametros de água, prejudicando os peixes que apreciam um ph mais alto, um gh alto( águas duras ) e um kh bem mais alto , já que o ph gh e kh são muito baixos como diz o duarte, estes parametros são os dos discus e restantes ciclideos americanos .....

Achas mesmo que um africano será a melhor opçao????

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Olá.

Achas mesmo que um africano será a melhor opçao????

Sim...

Que a água é óptima para espécies sul americanas, não tenho dúvidas nenhumas... mas agora pergunto eu, quais os peixes mais resistentes que conheces?

Por mim, até podem colocar óscares, também são resistentes... mas querem mesmo um aquário que nem para 1 peixe serve?

Eu não aconselhei guppies nem outros vivíparos, porque sempre são menos resistentes que a maior parte dos ciclídeos africanos.

Eu só falo em dificuldade de manter uma espécie de peixes... não estou a falar em parâmetros de água, até porque os parâmetros são facilmente resolvidos com rocha calcária e areão calcário.

E outra coisa... num de ciclídeos africanos não precisas de colocar plantas nenhumas... no de guppies e outras coisas já se costuma colocar... e pergunto eu, mais uma vez, achas que as plantas se vão aguentar?

Por ser o aquário que é... não compliquemos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Oi pessoal, muito obrigado pelas opniões ::D:

O Luís Fortunato, convenceu-me e já tratei de encomendar para um africano.

Ele tem razão, plantar não dava e para poder manter a água estável só poderia subir os sais e logo o PH. Senão passado uma semana tinha PH de 4,5. Sem TPA`s regulares o KH não deixa a água estável.

E é muito mais simples a sua manutenção por parte das funcionárias da Escola.

O João tem razão nas TPA`s de grandes %, mas vou pôr a regra de todos os dias retirarem 1L+- e adicionar 1L, isto porque não têm água quente próximo e assim nem altera os parâmetros da água nem a temperatura :)

Publicado:

Grande luis e grande duarte, têm toda a razao....

Duarte vai em frente , mas ensina e disciplina o pessoal da escola para tratarem bem do aqua e dos futuros peixinhos

Boa Sorte....

nas férias quem vai tratar dos meninos???

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Viva, João

Ao contrário do que a Ministra diz e as pessoas pensam, as Escolas (3º Ciclo e Secundário) nunca fecham. Só ao fim de semana (Domingo) :wink:

- Existe muita propaganda :?bang :-D

Publicado:
Viva, João

Ao contrário do que a Ministra diz e as pessoas pensam, as Escolas (3º Ciclo e Secundário) nunca fecham. Só ao fim de semana (Domingo) :wink:

- Existe muita propaganda :?bang :-D

A sério!!! nem no verão????

bang

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

• 1 mês depois...
Publicado:

Viva caros colegas,

Para dar continuidade ao projecto que já tem peixes e a fazer sucesso.

Agora estou no dilema, está a começar a ficar com os vidros e fundo sujo e não queria que as funcionárias da Escola limpassem, senão...deixa de ficar lindinho... :blush:

A minha questão é:

No aquário de ciclídeos africanos poderei colocar (ou se existe) alguns peixes de limpesa?

Tipo:

- Limpa fundos

- Limpa vidros

É que o vendedor diz que não, que se colam aos ciclídeos.

Estou enrrascado :bad-words:

Publicado:

Umas ampulárias devem te resolver isso.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Dependendo das algas que são, ampulárias nem lhes tocam, mas neritinas sim. Neritinas natalensis.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Viva, para mim acho que os ciclideos africanos são uma má opção pois com a falta de comida eles vão acabar por se comerem uns aos outros! Para mim era um aquario de Oscares cheio de pedras e Fetos de Java!!!

Publicado:

Olá.

Leste o tópico ao menos? Queres colocar óscares num aquário daquele tamanho?

E já agora, mais uma vez, se lesses o tópico verias que há sempre pessoas na escola, exceptuando aos domingos...

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Os óscares se tiverem fome também não se comem uns aos outros...? São só os africanos?

Publicado:
Viva, para mim acho que os ciclideos africanos são uma má opção pois com a falta de comida eles vão acabar por se comerem uns aos outros!

Obrigada pessoal pelo contributo, mas Krisbensys,

O aquário já têm 7 ciclídeos, vai um trás um peixinho, vai outro e trás outro... já está superpovoado à +- 20 dias e para já está óptimo. Não têm havido problemas :)

Além de serem lindos os ciclídeos, dá um ar dinâmico e colorido depois eu posto uma foto.

Publicado:

Kribensys,

Onde foste buscar essa ideia de que os africanos se comem uns aos outros? Afinal, de que africanos estamos a falar? Qualquer peixe pode comer outro que lhe caiba na boca, não é hábito exclusivo dos africanos nem de qualquer ciclídeo...

A principal dificuldade em manter ciclídeos dos grandes lagos (e falo só destes) tem a ver com a compatibilidade entre espécies e, consequentemente o tamanho do aquário. Errar nas exigências alimentares também pode deitar tudo a perder...

Duarte36, afinal que ciclídeos africanos são esses que colocaste?

P.S: Cuidado, existem espécies de ciclídeos africanos que não saão nada para principiantes e muito menos para um aquário em "auto-gestão"

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Kribensys,

Duarte36, afinal que ciclídeos africanos são esses que colocaste?

P.S: Cuidado, existem espécies de ciclídeos africanos que não saão nada para principiantes e muito menos para um aquário em "auto-gestão"

Eu percebo muito pouco de ciclídeos, os peixes que depois foram adquirindo passado 3 semanas foram estes, várias pessoas trouxeram de lojas diferentes!!!

Isto é um aquário "comunitário" mesmo, pois são vários que cuidam dele bowdown

Pic_11977_4.jpg

São pequeninos 5 a 6 cm penso que não comerão as ampulárias

• 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!