Recommended Posts

Publicado

Boas....

Daqui a umas semanas vou remodelar o meu aqua. Vou mudar o substracto para akadama, por o filtro Eheim (Aquaball 2206), fornecer co2 as plantinhas, e adquirir umas novas plantas. quanto á iluminação tou servido. agora o meu problema é que 1º não tenho nenhum outro aqua, e não sei onde por os peixitos que tenho, acham que se puser num alguidar grande, com agua do aqua, e o respectivo termostato serve? e depois de por akilo tudo no aqua será que preciso esperar muito tempo até ter o ciclo de azoto completo, tenho em conta que vai ficar com grande parte da agua já ciclada?

Publicado:

Bem, a água não está ciclada, o aquário é que está, sobretudo as matérias filtrantes do filtro, mas também as paredes, o areão, as rochas, os troncos... é aí que estão as bactérias!

Mas põe lá o setup actual, o tamanho do aquário e que filtragem usas, e que peixes lá estão! para a gente compreender melhor

cumps Nuno

Publicado:

Aqua tamanho 50*25*24 (cerca de 32l)

o filtro é daqueles ultrapassados de chão, dai a minha urgencia em mudar

a iluminação é DIY com lampadas economizadoras c cerca de 35w

ph tá nos 7

tenho meia duzia de guppies, uns 4 neons e 2 corys

plantas tenho umas egerias, ceratopteris thalictroides, Cladophora aegagropila e algumas valisnerias e mais uma que nao sei o nome

cumps

Publicado:

Olá!

Atenção ao sitio onde colocas os peixes durante esta operação.

Posso te dizer que tb andei a fazer alterações no meu aqua e, como tu, lembrei-me de os colocar num alguidar grande pq não tinha mais nenhum sitio.... até coloquei as plantas por cima.... mas qd fui a vêr 2 já tinham saltado para o chão, por isso cuidado!

Publicado:

Bem, o Aquaball 2206 tem um volume para matérias filtrantes muito pequeno. No teu caso as bactérias estão no areão, portanto convém manter tanto areão quanto possível (sobretudo ao pé do Aquaball, que vai chupar água das redondezas levando a que o areão ao pé seja oxigenado, portanto as bactérias aí vão-se manter), e mesmo tentar introduzir algum do areão no compartimento do filtro (mas sendo um filtro pequeno, convém pores matéria filtrante da boa, o ehfi da eheim por exemplo!).

Põe uma pedra de ar no alguidar enquanto estás a fazer a mudança!

boa sorte

Nuno

Publicado:

Boas,

Mesmo que algumas sugestoes dadas anteriormente sejam validas, eu nao arriscava, acho que deves completar o ciclo de azoto(3 semanas 1 mes) para nao correres riscos, tenta arranjar um local onde possas deixar os peixitos em segurança.

Ate porque a Akadama vai fazer descer muito o ph do Aqua, tenho o meu a ciclar a 2 semanas e o ph ainda esta no 5.5, e nao tes esqueças que nesta fase os tpa´s devem ser semanais.

Publicado:

primeiro que tudo, mete ja o novo filtro ligado para ele apanhar bacterias.

depois um sitio porreiro para por os bichos durante a transiçao e' uma geleira daquelas de viagem, nao ha descidas de temperatura bruscas.

se ja tens a akadama poe alguma dentro de uma meia de senhora e mete dentro do aqua, pelo menos essa vai ciclando ;)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:
primeiro que tudo, mete ja o novo filtro ligado para ele apanhar bacterias.

depois um sitio porreiro para por os bichos durante a transiçao e' uma geleira daquelas de viagem, nao ha descidas de temperatura bruscas.

se ja tens a akadama poe alguma dentro de uma meia de senhora e mete dentro do aqua, pelo menos essa vai ciclando ;)

epah, excelentes dicas!!! muito obrigado!!

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas....

Daqui a umas semanas vou remodelar o meu aqua. Vou mudar o substracto para akadama, por o filtro Eheim (Aquaball 2206), fornecer co2 as plantinhas, e adquirir umas novas plantas. quanto á iluminação tou servido. agora o meu problema é que 1º não tenho nenhum outro aqua, e não sei onde por os peixitos que tenho, acham que se puser num alguidar grande, com agua do aqua, e o respectivo termostato serve? e depois de por akilo tudo no aqua será que preciso esperar muito tempo até ter o ciclo de azoto completo, tenho em conta que vai ficar com grande parte da agua já ciclada?

Viva Bernado, eu já fiz essa mudança acerca de 1 mês, só não pus os peixes no mesmo dia o ph7, tinha guardado a agua do aquário anterior para deitar no aquário e então enchi o aquário com agua da torneira , para o deixar ciclar ai uns três a quatro dias, para ganhar as tais bactérias, depois meti lá os peixes o ph 6,8.

Cumprimentos

Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!