Recommended Posts

Olá.

 

Decidi abrir este tópico para que seja discutido o uso do UV.

Tenho um Aquário 101x41x50 (Mais ou menos 180L reais) e agora tenho uma nuvem esverdeada, penso que sejam algas! Vi na aquaristik um filtro da JBL de 5W que está esgotado e outro de 9W que está disponivel, diz então no site da JBL:

"Cloudiness: For Pound 6000-9000L with a pump 500-1000L/h; For Aquarium: 300-600l with a pump 100-200L/h.

Particular Germ Destruction: For Pound 500-800L with 100-200L/h pump; For Aquarium: 100-150L with 50-100L/h pump."

 

Queria então saber se acham este filtro de 9W suficiente para o meu aquário.

Se sim, quanto tempo acham que deve funcionar por dia?

 

 

Cumprimentos! yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Decidi abrir este tópico para que seja discutido o uso do UV.

Tenho um Aquário 101x41x50 (Mais ou menos 180L reais) e agora tenho uma nuvem esverdeada, penso que sejam algas! Vi na aquaristik um filtro da JBL de 5W que está esgotado e outro de 9W que está disponivel, diz então no site da JBL:

"Cloudiness: For Pound 6000-9000L with a pump 500-1000L/h; For Aquarium: 300-600l with a pump 100-200L/h.

Particular Germ Destruction: For Pound 500-800L with 100-200L/h pump; For Aquarium: 100-150L with 50-100L/h pump."

 

Queria então saber se acham este filtro de 9W suficiente para o meu aquário.

Se sim, quanto tempo acham que deve funcionar por dia?

Cumprimentos! yikes

 

Boas

 

Sim é suficiente.No inico pois agora tens agua verde pode ficar ligado até a agua verde desaparecer, comvem fazer mudas de agua para as algas mortas serem removidas.Depois o uso normal depende.Há quem use quando introduz peixes, há que use 5 horas diarias.Mas atenção se usares convem que uses alternadamente com a dosagem de fertilizante pois tende a anular algum efeito deste ultimo.Por exemplo uv ligado de noite e fertilizas de manha quando desligares o uv.Agora depende da tua necessidade em usa-lo.....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de combate às algas (aquelas que andam em suspensão na água) chega muito bem; para combater os outros bichinhos, género micróbios, bactérias, fungos, etc, vai ajudar um pouco, mas não vai ser completamente eficiente. Eu tenho um desses, mas para um aquário muito mais pequeno. E realmente ajudou imenso! Cumps Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que não dá para pôr uma lâmpada de 11W num de 5 ou 9W devido ao tamanho da lâmpada, que são maiores quanto maior fôr a potência! Mas eventualmente poder-se-ia pôr uma de 5 num de 11, o que não faz muito sentido.

 

Tenho um JBL UV-C de 9W e estou muito satisfeito! Controlei as algas que antes eram um problema (bem, também fiz o resto das coisas, como fertilização com K, diminuir 1h o tempo de luz, e reduzir a alimentação, e introduzir Caridina japonica); e nunca mais tive doenças. Vê-se perfeitamente que está em funcionamento, sai luz (sem UV!) pelas borrachas translúcidas de junção. A lâmpada tem um tubo de quartzo à volta, que é transparente para os UV-C (vidro normal ou pvc transparente não são!)

 

No site da jbl há fotos. Mas já agora, o meu é de 9W e é um matacão de 40 cm de comprido e uns 15 de diâmetro, aquilo na foto parecia mais maneirinho.

 

Já agora, onde é que encontraste as lâmpadas de substituição?

 

Eu comprei o meu numa loja ebay alemã (ou seja, não é leilão, é comprar novo e levar), por €49 + €10 de portes, mas aproveitei para comprar mais coisas como torneiras duplas eheim de junção rápida (dão um jeitão para pôr e tirar coisas da linha exterior de água, assim quando quero lavar o UV-C ou mudar a lâmpada é só tirar da saída do filtro externo e voltar a ligar tudo, o filtro externo continua a trabalhar e não se entorna água nem nada, é limpinho, inclusivamente posso mudar o UV-C de aquário em aquário conforme as necessidades, e demora 5 mins para tirar de um e pôr noutro)

 

cumprimentos

 

Nuno

 

ps - eu respondi aqui porque acho melhor que todos leiam, pode ser que haja quem tem a mesma dúvida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica-se? Quem é que se fica?

 

Olha que há muitos sítios onde podes! Como disse, o mais barato que conheço é na ebay alemã:

 

http://cgi.ebay.de/JBL-UV-C-Entkeimer-Aqua...1QQcmdZViewItem

 

 

49 mais 10 (eles enviam para Portugal, mesmo que neste artigo não esteja, é!, é lá que compro tudo excepto peixes e necessidades urgentes). Os portes são 9.99 fixos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, se estás habituado à ebay os botões são todos iguais... aliás podes-te registar na ebay americana (e paypal), e usar esse registo na alemã. O botão "sofort kaufen" é para comprar, e depois seguir os passos do costume...

 

na aquaristik (obrigado pelo link!) era mais ou menos ao mesmo preço, não sei é quanto são os portes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.