Ana Pereira Publicado Março 3, 2007 Publicado Março 3, 2007 Olá!!! Há mais ou menos um mês comprei um espada macho e duas fêmeas (já adultos,segundo me disseram). Disseram-me também que a sua reprodução era tipo a dos guppies, super fácil. No entanto,ainda não noto qualquer alteração em nehuma das fêmeas. Alguém aqui tem experiência com espadas e pode explicar-me como se processa o acasalamento, os sinais de gravidez, etc!!!!!????? Obrigada!!!!
Carlos Couceiro Publicado: Março 4, 2007 Publicado: Março 4, 2007 na minha opiniao eh igual a reproduçao dos guppys.... mas a gestaçao eh de cerca de 28 dias em vez de 26
Bangai Publicado: Março 4, 2007 Publicado: Março 4, 2007 Boas A reprodução de espadas (Xiphophorus helleri) é exactamente como a dos guppy's: o macho exibe a suas barbatanas à fêmea, depois vê-se o gonopódio do macho junto ao orificio genital da fêmea para depositar o espermatóforo (um pacote de esperma que a fêmea pode guardar no seu corpo para usar na fecundação dos ovos quando ela sentir que as condições externas são favoráveis). Depois, se não estou em erro, passados 30 dias a fêmea liberta as crias (durante esse espaço de tempo o volume do seu abdómen aumenta substancialmente, daí se dizer que ela está grávida, quando na realidade esse termo não é o mais correcto, uma vez que não há trocas gasosas ou de substancias de qualquer género com os ovos em desnvolvimento). As crias ao nascerem devem ser transferidas para uma aquário à parte sob pena de serem predadas pela própria mãe e pelos restantes acompanhantes de aquário. As maternidades que se vendem nas lojas são de evitar uma vez que causam stress à mãe que pode acabar em parto permaturo e inclusive em algum tipo de "aborto" (a fêmea expele as crias já desenvolvidas e os abortos são os ovos de onde iriam sair as restantes crias). A solução mais saudável é colocar a fêmea num aqua à parte densamente plantado de forma que as crias se possam refugiar nas plantas e que a mãe não se sinta stressada. As crias podem ser alimentadas com comida própria para elas (consiste em flocos pulverizados e esmigalhados), sendo o ideal dar-lhes naúplios de artémia e/ou microvermes. As crias atingem a maturidade sexual aos 4/5 meses se não me engano. Espero ter ajudado Cumps
mrebelo Publicado: Março 4, 2007 Publicado: Março 4, 2007 Independentemente da reprodução ser ou não igual há dos guppys, não esperes que apenas um mês depois possas ter logo alevins, podes ter essa sorte é ceto, mas os peixes precisam se adaptar totalmente aos novos aquarios, tive casos de espadas demorarem 3 meses a ter alevins, com já tive um caso de vir gravida da loja... Tem calma com o tempo eles se irão adaptar e logo logo teras alevins de espada...
Cuddlefish Publicado: Março 4, 2007 Publicado: Março 4, 2007 A gestação são 30 dias? É que há mais de 40 dias que detectei que duas das minhas espadas estão grávidas (o que quer dizer que já estavam há mais tempo) e alevins até agora nada. Continuam super-barrigudas as duas, vê-se o que eu suponho ser as crias através da pele da barriga mas partos, nada...
Carlos Couceiro Publicado: Março 5, 2007 Publicado: Março 5, 2007 n desesperes, pois a gestaçao dos guppys como ja disse rouda os 26 dias e ja tive femeas um mes e meio para terem as crias...e num outro topico ha kem tivesse dito k esperou dois meses...como vez eh mais preocupante...o k eh certo eh k as crias nascem um pouco mais desenvolvidas e a taxa de mortalidade diminui nada de stress boa sorte carlos
Ana Pereira Publicado: Março 6, 2007 Autor Publicado: Março 6, 2007 Muito obrigada por todas as vossas respostas!!!!! Pensei que houvessem mais probabilidades de já virem grávidas, como as guppies!!!!! Vou esperar com toda a calma!!!! Mais uma vez, obrigada por todas as respostas!!!!
Recommended Posts