manutenção e aquecimento de hqi de 150W


Recommended Posts

Boas!

 

Gostava de saber quais são os custos de manutenção(conta de electricidade e mudanças de lampadas) de uma hqi de 150W.

Tb gostava de saber o possivel aquecimento q irá fazer num quarto com 16m2. Tendo em conta q durmo la tds os dias e as temperaturas de verao, esse aumento será significativo?

 

Agredeço a quem possa responder...

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma de 150W?

 

eu tenho 2 de 150 (300W no meu quarto)

 

uma normal de 40 W (das de enroscar) produz o mesmo calor!

;)

não te preocupes se tiveres o quarto arejado o efeito do calor dissipa-se.

Gasto de luz?

 

se tiveres isso ligado 10 horas (eu aconselho a 10 horas por dia...), gasta cerca de 1,5 KW (150Wx10=1,5 KW).

 

agora vê o preço do KW... não me lembro de cor mas é algo como 0,0x, portanto...por mês gastas 1000 escudos no máximo?

 

Bem mais gasta um aquecedor de 150W.

 

lampadas?

eu uso das normais "daylight" (OSRAM NDL UVS HQI 150W) de 4200 kelvins custam 20-25 euros ?

podem durar mais de 1 ano depende dos balastro usado...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mto obrigado!

Assim, não me preocupo com os gasto de luz adicional q os meus pais possam sofrer...

Tb tou a ver q a manutenção é mais baixa q as flurescentes normais...mais um ponto positivo! ;)

 

Agora...

Tava a pensar usar isso no aqua de 86x40x50, para plantar a serio e colocar no quarto!

As tuas cobrem uma volume de 75x40x40 cada, não é?Achas q apenas uma de 150W cobre bem o volume do aqua q tou a pensar montar?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chega...

 

vai depender da distância do reflector ao aqua, mais longe mais espaço ilumina (também para fora do aquário).

 

No entanto, podes sempre depois jogar com as plantas...plantas que precisem mais luz no centro...outras menos exigentes nos cantos..

;)

 

Aviso desde já que são 150W, imagina 150W de fluorescentes...poucas pessoas têm flurescentes destas potências nos aquários, e portanto não surgem problemas em relação ao aquecimento da água, a solução?

 

Aquário aberto (como o meu)!

Irá aumentar a humidade relativa do ar, mas se deixares janela ou porta aberta do quarto, a humidade não será problemática.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Isso já esta decidido! Independentemente da iluminação o aqua será aberto! Acho q fica bte melhor! Não so pela iluminação (o vidro filtra sp alguma iluminação)mas tb pe estectica. :roll:

 

Tava a pensar colocar uma daquelas palas para o projector...sabes do q falo? Para direcionar o foco de luz...achas q isso tem utilidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for material reflector de luz, claro que faz sentido!

 

mas se o projector já direccionar bem a luz, não será necessário...

digo eu...

 

No entanto nunca vi tal coisa à venda...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb nunca vi à venda...vou comprar pela net a um membro do forum...

Mas penso q a pala é refletora...senão não faz qq sentido! :roll:

 

Mas é uma questao de ver isso com atenção.

No entanto julgo q a função da pala é mesmo iluminar apenas a area pretendida...creio q seja metal refletor de forma a não so impedir q a luz se espalhe, mas tb a fazer c q esta se concentre!

 

Obrigado pelo esclarecimento das duvidas! :)

As hqi eram a minha ultima opção (devido ao facto de pensar q iria aquecer mto...)e neste momento é a minha 1a opção! :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.