O Meu Primeiro Aquário

Recommended Posts

Finalmente consegui adquirir o meu primeiro aquário:

-Aquário EHEIM MP 60 x 35 x 40 (84 litros);

-Filtro externoEHEIM ECCO 2232;

-Termostato Jäger 75W;

-Iluminação 2 x 15W;

-CO2 quimico, kit da JBL.

A ideia é fazer um plantado.

Para já o que lá está dentro é:

-ADA Powersand;

-ADA AquaSoil;

-Tronco Mongrove;

-Algumas rochas escuras;

-Planta para tapete: Hemianthlus callitrichoides "cuba";

-Planta para o plano intermédio: Eleocharis parvula;

-Plantas para o plano mais distante: Hygrophila polysperma e Hygrophila polysperma 'Rosanervig'.

Vista Frontal:

407848605_3781d18e6e.jpg

Vista Lateral:

407848608_d150a84697.jpg

PS: As rochas que se vêm em cima do tronco estão lá para o segurar enquanto ele flutua, irão sair :)

Montei o Aqua ontem, estou a trocar 50% diáriamente.

Sendo este o meu primeiro aquário espero não ter feito demasiadas asneiras, mas não me batam muito ok?

Agora gostava que me dessem conselhos, de todo o tipo, sou todo ouvidos (olhos no caso do fórum).

Espero ir buscar a equipa de limpeza na 2ª, e estava a pensar em:

4 red cherry's, 2 pitbull's , e 4 otto's

O que vos parece?

Alex

Partilhar nas redes sociais

nao faças tpas nesta altura, deixa o aqua ciclar, deixa-o estar ,pelo menos uma semana com tudo ligado como se tivesses lá peixes ,sem fazeres nada, e aí sim fazes uma tpa de 50% e depois voltas a deixar estar mais duas semanas sem fazeres nada, ao fim desse tempo voltas a fazer tpa mas apenas de 30%, e colocas lá um peixinho, após outra semana , voltas a fazer tpa normal de 30% e colocas outro peixinho, tens de ir aos poucos para que as bacterias nitrificantes se fixem no filtro, e vais pondo os peixes aos poucos , para nao haver excesso de poluiçao , pelo menos enquanto o filtro e o aqua estiverem na faze final do ciclo que se verifica com o aumento de nitratos e com a diminuiçao da amonia e nitritos..

espero ter ajudado

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

nao faças tpas nesta altura, deixa o aqua ciclar, deixa-o estar ,pelo menos uma semana com tudo ligado como se tivesses lá peixes ,sem fazeres nada, e aí sim fazes uma tpa de 50% e depois voltas a deixar estar mais duas semanas sem fazeres nada, ao fim desse tempo voltas a fazer tpa mas apenas de 30%, e colocas lá um peixinho, após outra semana , voltas a fazer tpa normal de 30% e colocas outro peixinho, tens de ir aos poucos para que as bacterias nitrificantes se fixem no filtro, e vais pondo os peixes aos poucos , para nao haver excesso de poluiçao , pelo menos enquanto o filtro e o aqua estiverem na faze final do ciclo que se verifica com o aumento de nitratos e com a diminuiçao da amonia e nitritos..

espero ter ajudado

João, primeiro muito obrigado pelo comentário, mas deixaste-me ainda com mais dúvidas omg

Como comprei todo o material numa loja de bom nome na nossa praça, e eles me aconselharam a, nesta fase, fazer tpa's o mais regularmente possivel, o facto de tu aconselhares o contrário veio deixar-me sem saber bem o que fazer ;)

olá alexandre!

o ciclo do azoto demora +/- 1 mês a ser feito, e para isso é necessário deixar a àgua 'descansar' ou 'envelhecer'... se nesta fase tu não parares de acrescentar água nova, será precisao o dobro o triplo do tempo até estar tudo estabilizado. no primeiro mês de vida do aquário, eu nem acho que sejam necessarias tantas tpas como disse o joao, o que nao quer dizer que eu esteja certo e ele errado... é uma questão de ir monotorizando os paramentros da água, percebes?

olá alexandre!

o ciclo do azoto demora +/- 1 mês a ser feito, e para isso é necessário deixar a àgua 'descansar' ou 'envelhecer'... se nesta fase tu não parares de acrescentar água nova, será precisao o dobro o triplo do tempo até estar tudo estabilizado. no primeiro mês de vida do aquário, eu nem acho que sejam necessarias tantas tpas como disse o joao, o que nao quer dizer que eu esteja certo e ele errado... é uma questão de ir monotorizando os paramentros da água, percebes?

Ok, estou a perceber, mas se o principal para já são as plantas, conseguir que elas se fixem e proliferem, e uma vez que já estão no aquário, não será prejudicial não fazer as TPA's, não estamos a cortar nos nutrientes necesários ás plantas, sobretudo nesta fase inicial ?

Olá Alexandre,

As plantas numa fase inicial (aproximadamente duas semanas) não vão conseguir absorver nutrientes devidamente, pois as raizes são sempre afectadas pela mudança (à semelhança do que se passa com as plantas terrestres). Portanto não tens que te preocupar com a falta de nutrientes inicial.

Aquando da introdução de peixes podes colocar inicialmente do género Ancistrus ou Comedor de Algas Siames (Crossocheilus siamensis) e alguns camarões (ex. Caridina japonica).

Cumprimentos,

José Ferraz

Editado por Jose Ferraz

Ok, obrigado José, vou então seguir os conselhos dos colegas aquaristas e monitorizar os parametros da água minimizando as TPA's. E já agora vou ler mais um pouco para ver se não meto a pata na poça :P

Mais uma questão:

Nesta fase de ciclagem, e tendo apenas planats no aquario, há alguma temperatura ideal?

Neste momento está a 27 Cº, será o mais correcto?

• 2 semanas depois...

Estão a aparecer as primeiras algas, são filamentosas (segundo consegui identificar) e estão em abundância sobretudo na cuba.

Uma vez que o aquário não se encontra ciclado, o que poderei fazer para as erradicar? estão a matar-me a cuba :2gunfire:

Introduzir fauna que as coma. Caridinas ou SAE's.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

para ja nao faças nada , duvido muito que as algas sobrevivam com tao pouca luz, assim como as hemianthus.

Esta é sempre a resposta primordial, mas o que não falta aí é gente com plantados bem grandes e densos com muito menos de 50% de luz (eu tenho 30...)

Um dia a ideia de que se conseguem plantados com pouca luz e boas escolhas de plantas e fertilização adequada há-de passar para o comum dos aquariofilistas e o Mundo será diferente.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

aproveitaste a oportunidade de fazer campanha pelos plantados low-tech muito mal, uma vez que eu nem os criticava...

eu nao disse que ele nao poderia ter um bom plantado, so disse que nao podia ter hemianthus em condiçoes (poder ter ate pode e ela ate cresce, mas nao como tapete), o meu aquario ja teve menos de 0,5W/L e era bastante denso, mas nao tinha plantas exigentes nem plantas de tapete.

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

aproveitaste a oportunidade de fazer campanha pelos plantados low-tech muito mal, uma vez que eu nem os criticava...

eu nao disse que ele nao poderia ter um bom plantado, so disse que nao podia ter hemianthus em condiçoes (poder ter ate pode e ela ate cresce, mas nao como tapete), o meu aquario ja teve menos de 0,5W/L e era bastante denso, mas nao tinha plantas exigentes nem plantas de tapete.

Assim concordo a 100000000000000000000000% contigo. Hemianthus "cuba" é para esquecer... Como se pode ver no meu aqua eu já tentei ter e deu buraco. Tapete só com eleocharis.

Obrigado pelas respostas,

Tenho realmente lido muito no sentido de ter iluminação a menos para o meu aqua, no entanto há alguns atenuantes:

-Apesar da capacidade máxima do meu aqua ser de 86l, com a decoração, substracto... fica com cerca de 60 uteis, logo o ratio andará pelos 0.5 w/l.

-Quando fiz as compras olhei menos ao preço e mais ao sítio onde comprava, pois a experiência e reputação dos lojistas me pareceu intocável. Na altura coloquei a questão da iluminação, e o que me foi dito foi que não teria problemas, óbviamente com a salvaguarda de que cada caso é um caso.

Não quero com isto dizer que sub-valorizo as opiniões dos colegas foristas, muito pelo contrário, todas são tomadas em consideração e agradeço a todos por estarem a contribuir para que o meu aquário resulte da melhor maneira, apenas estou a justificar o porquê de ter colocado as plantas com este setup.

Quanto ao problema em si, estou a pensar seguir algumas das indicações que li em outros posts. A cuba esá plantada em molhos, o que segundo parece não é mais indicado, vou então recolher e replantar pé a pé tentando remover as algas manualmente.

O que vos parece?

olá alexandre!

quandi li o teu post onde mencionas o aparecimento de algas, pensei logo que estas teriam aproveitado os nutrientes que as plantas não estão a consumir, por não estarem a desenvolver-se devido a uma iluminaçao francamente deficiente; mas se tu dizes que só tens 60L reais e consequentemente 0,5W/L, é provavel que isso se passe só com a 'cuba'... daí o facto de estar a ser atacada pelas filamentosas, mas penso que não serão elas que a estão a matar... repara que é a planta que mais precisa de luz e simultâneamente a que mais longe está das lâmpadas...

pela data do teu 1º. post, o teu aquario ja deve estar a ciclar +/- há umas 2 semanas, certo? nesta fase, e depois de me certificar dos parâmetros da amonia e dos nitritos, eu arriscaria a introdução de uns caridinas japonica, para iniciarem o combate a essa praga das filamentosas.

abraços

• 2 semanas depois...

Entretanto removi o tronco e uma grande parte das plantas flutuantes, e a coisa melhorou ligeiramente.

De qualquer forma surgio a oportunidade de trocar a iluminação para uma HQI de 150W com 10000K de cor.

Será que o excesso de luz traz algumas contra-indicações?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!